Cabelo 13/03/2019

4 dicas fundamentais de como evitar a queda de cabelo

Além de manter os fios bonitos, evitar a queda de cabelo é uma constante busca, não é mesmo? Afinal, ver um grande volume de fios no chão e na escova não é nada agradável. Essa situação pode acontecer por diferentes motivos, desde os fisiológicos como o estresse até os externos, como a falta de cuidados.

É preciso se atentar aos diversos fatores que podem gerar a queda de cabelo para identificá-los e tratá-los. Nosso cabelo tem ciclos, sendo que em alguns deles os fios realmente caem, mas é preciso diferenciar a troca normal com problemas mais graves.

Para que você possa evitar a queda de cabelo, separamos 4 dicas e soluções que dão bons resultados. Confira!

1. Tenha uma alimentação e rotina saudáveis

Dentre os fatores que mais causam a queda de cabelo está a falta de vitaminas e nutrientes necessários para manter e fortificar os fios. Com certeza você já deve ter ouvido falar: primeiro cuide de dentro e depois de fora, certo? Isso também se aplica ao cabelo. Muitas pessoas não sabem, mas os fios são compostos por uma proteína, a queratina.

Assim, a nossa primeira orientação é que você preze por uma alimentação saudável, rica em proteínas e ferro, que são os responsáveis por garantir a força da raiz. Além disso, alguns minerais, como zinco e magnésio, quando estão em falta também podem gerar a queda. Portanto, consuma frutas, verduras e oleaginosas.

Ah! E não se esqueça de tomar, ao menos, dois litros de água diariamente, pois seu cabelo também precisa de hidratação que vem de dentro para se manter forte, saudável e evitar a queda.

2. Invista em cuidados diários

Muitas vezes, acreditamos que a queda é sempre ocasionada por fatores complexos e que somente medicamentos podem resolver. Mas nem sempre é assim! Muitas vezes, esse problema é causado pela falta de cuidados ou quando são feitos tratamentos de maneira inadequada. Portanto, aposte em cuidados diários para evitar a queda. Dentre eles podemos citar:

  • Lavar adequadamente em dias alternados ou conforme a orientação do seu dermatologista e utilizar produtos próprios para o seu tipo de cabelo (tingido, seco, cacheado, liso, oleoso etc);
  • não prender os fios molhados, que ficam mais sensíveis. Ao serem presos, podem apresentar quebra e queda;
  • tenha cuidado ao pentear: penteie das pontas à raiz e não o contrário.

3. Faça acompanhamento profissional

O acompanhamento médico, principalmente com um dermatologista, é fundamental para a saúde dos seus fios. Um erro muito comum é procurar ajuda quando a queda de cabelo já está avançada.

O mais indicado é que essa seja uma medida preventiva. Ou seja, para evitar a queda de cabelo e não só para tratá-la. Para isso, faça visitas regulares a um profissional. Dessa maneira, poderá realizar exames simples que indicam algum tipo de alteração, de modo que possa corrigi-los antes de algum agravamento.

4. Evite receitas caseiras e busque produtos especializados

Nem tudo que faz bem para uns fará pra você. Então, mesmo que uma blogueira tenha tido ótimos resultados com alguma mistura caseira, tome cuidado. Por mais que alguns ingredientes sejam benéficos ou eficazes para consumo, nem sempre eles farão bem quando aplicados diretamente nos seus fios.

Opte sempre por produtos, como máscaras de hidratação, e de cuidados diários (shampoos e condicionadores) de qualidade e reconhecidos no mercado. Assim, evita a queda de cabelo e também alergias. Alguns produtos especializados realmente funcionam e podem ser utilizados. A Softhair tem a linha Bomba!, com produtos como shampoo, condicionador e tônico.

Evitar a queda de cabelo, quando ela não é ocasionada por problemas de saúde, é bem possível e simples, basta seguir alguns cuidados básicos. Comece pela alimentação, trate bem os fios e procure por produtos desenvolvidos especialmente para evita a queda.

Que tal ficar por dentro de mais dicas? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba tudo na sua caixa de e-mail!