sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

A diferença entre Hidratação e Nutrição

12_01_HIDRATACAO_OU_NUTRICAO_BLOG

Por:Soft Hair
Cabelo | Soft Hair

12

jan. 2018

São tantos os recursos disponíveis para cuidarmos das madeixas, no salão ou em casa, que é comum surgirem algumas dúvidas sobre o que é e para que servem alguns destes processos. E você, sabe a diferença entre Hidratação e Nutrição? Apesar de parecerem semelhantes, são cuidados diferentes pelos quais seus cabelos precisam passar periodicamente. Para não restar dúvidas e sobrar certezas de quando e porque devemos fazer cada um deles, reunimos as definições com exemplos práticos, para não sair mais da sua cabeça nem do seu cabelão. E claro, dicas dos melhores produtos para Hidratação e Nutrição.

Confira!

O que é Hidratação

Como o nome já diz, a Hidratação Capilar é um processo feito para hidratar, ou seja, repor a água e a umidade dos fios. Também é feita para fins preventivos, quando chamamos de hidratação de manutenção, cuja função é a manutenção dos níveis de água nos fios. Os tratamentos de hidratação são os mais comuns e frequentes, sendo feitos tanto em casa como nos salões de beleza.

Dica: Existe também a hidratação profunda, indicada para os casos de acúmulos de resíduos e outros componentes deixados pelos tratamentos químicos e a exposição excessiva a fontes de calor, como o sol ou instrumentos como secadores, chapinhas e babyliss.

Quando os Cabelos precisam de Hidratação

Cabelos que são constantemente expostos à escovas e secadores são os principais beneficiados pelas hidratações de manutenção. Se as suas madeixas estiverem levemente ressecadas e com excesso de frizz, elas podem estar precisando de repor água. A hidratação vai devolver a umidade aos fios, hidratando-os e devolvendo o brilho e maciez.

Benefícios da Hidratação

As hidratações promovem o toque macio e a maleabilidade, ajudam a formar uma película para que o fio não perca mais água, caso a película natural presente na cutícula para retenção de água, tenha sido muito danificada. Cabelos devidamente hidratados têm brilho, mais maciez e menos frizz.

Quais os Produtos Indicados

A hidratação pode ser feita com máscaras hidratantes que tragam em sua composição extratos vegetais da polpa de algumas folhas ou frutos e nutrientes, como por exemplo:

. Polpa de Abacate;

. Aloe Vera (babosa);

. Mel e açúcares;

. Pantenol;

. Glicerina,

. Silicones;

. Vitaminas;

Dica: Para potencializar os efeitos da máscara hidratante, use ampolas de vitaminas ou aminoácidos.

O que é Nutrição

Este tratamento é ideal para cabelos que estão precisando de reposição de lipídios e proteínas, responsáveis pela oleosidade natural na estrutura dos fios. O que vai manter os cabelos saudáveis e alinhados.

Benefícios da Nutrição

A nutrição proporciona mais brilho aos cabelos opacos, fornece força, vitalidade, acaba com pontas duplas e ressecadas, pois sela a hidratação no fio.

Quando os Cabelos precisam de Nutrição

A nutrição é indicada quando o fio aparenta falta de brilho e maior aspereza no toque.

Ela precisa ser feita sempre, se possível de 1 a 2 vezes por semana. Assim você combate o ressecamento, mantendo seladas as pontas, impedindo que o fio perca água e umidade.

Quais os Produtos Indicados

Os produtos mais indicados para Nutrição são os óleos vegetais, como o Óleo de Argan, ou máscaras nutritivas que trazem em sua fórmulação óleos vegetais e suas manteigas, podendo ter um ou mais no mesmo produto, como por exemplo:

. Óleos vegetais (óleo de argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva);

. Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, cacau, abacate) ;

. Ceramidas;

. Tutano vegetal ou animal

Dica: Para potencializar a máscara nutritiva, adicione uma colher de chá azeite de oliva, óleo de coco ou outro óleo ou até manteiga vegetal na porção da sua máscara.

Entendeu a diferença?

A Hidratação é ideal para manter a maciez e evitar o frizz.

Nutrição é indicada para fios com falta de brilho.

Na dúvida, Procure um Profissional

Apesar de identificarmos as diferentes necessidades em nossos cabelos, pode pintar aquela dúvida básica: até que ponto das condições das minhas madeixas eu devo hidratar ou nutrir? Nestes casos, uma segunda opinião é muito bem-vinda. Procure um profissional do salão de sua preferência e confiança, que ele avaliará com olho clínico o que seu cabelo precisa, ou ainda no caso em que precise dos dois, em qual ordem estes tratamentos serão feitos, considerando o seu cronograma de cuidado capilar.

Gostou das nossas dicas sobre a diferença entre Hidratação e Nutrição? Confira este post e aprenda como umectar seus cabelos corretamente. 

Compartilhe: