Cabelo 28/02/2019

Afinal, quem precisa fazer detox dos fios e como funciona?

O detox dos fios é um tratamento que tem ganhado bastantes adeptas e sido recomendado até mesmo por dermatologistas e especialistas da área. No nosso dia a dia, a poluição presente no ambiente, com resíduos de produtos, cloro e flúor encontrados na água, cloro de piscina, sulfatos e parabenos, não é completamente retirada dos fios na lavagem diária.

Esse acúmulo pode ocasionar o envelhecimento precoce dos fios, deixando-os opacos e ásperos, podendo até gerar a queda. Veja, a seguir, quando identificar que você precisa fazer um detox dos fios e quais são os passos e produtos desse tratamento. Confira!

O que é detox dos fios?

O detox dos fios é um tratamento utilizado para desintoxicar e remover todas as impurezas, tanto do couro cabeludo quanto do comprimento dos cabelos. Como dito, os fios acumulam muitos resíduos, que acabam prejudicando a saúde e o crescimento saudável do cabelo. Além de purificar, esse procedimento tem outros benefícios importantes, como:

  • fortalecimento do cabelo;
  • melhoria na circulação sanguínea do couro cabeludo;
  • redução da caspa e da oleosidade;
  • remoção das células mortas dos fios e do couro cabeludo.

Quando devo fazer o detox capilar?

Embora o detox dos fios possa ser feito em qualquer tipo de cabelo, é preciso ter cuidado com dois pontos importantes. O primeiro deles é a frequência: como esse tratamento proporciona uma limpeza profunda, o excesso poderá causar ressecamento dos fios, sendo o ideal a cada quinze dias.

Já o segundo aspecto é em relação a tratamentos químicos. Caso você tenha feito algum procedimento químico e sinta que o couro cabeludo ficou sensível ou ressecado, é melhor aguardar um pouco para realizar o detox, pois poderá haver piora desses sintomas. Para identificar se os seus fios estão precisando ou não de um detox, observe os sinais de:

  • queda de cabelo;
  • perda de brilho dos fios;
  • ressecamento;
  • cabelo opaco e áspero.

Como fazer o detox dos fios?

Esse tratamento é muito simples de ser feito, e você nem precisa sair de casa. Confira a seguir o passo a passo que preparamos.

1º passo: limpeza profunda

Antes de começar o detox capilar propriamente dito, é preciso fazer uma lavagem profunda dos fios e do couro cabeludo. Para isso, é necessário investir em produtos indicados para isso, pois os shampoos que usamos no dia a dia fazem uma limpeza mais delicada para que não deixar o cabelo ressecado.

A Soft Hair, por exemplo, tem uma linha completa de shampoos para a remoção de quaisquer resíduos e com propriedades do chá-verde, ervas naturais, gengibre e carvão ativado.

2º passo: esfoliação e desintoxicação do couro cabeludo

Depois de retirar a oleosidade do cabelo, é preciso fazer uma limpeza ou esfoliação ainda mais profunda. Esse processo fará com que as cutículas dos seus fios fiquem abertas para que possam ser limpas profundamente.

Para isso, indicamos o uso do shampoo com carvão ativado. Esse ingrediente tem o poder de absorver e remover todas as impurezas e toxinas dos fios. Com isso, há redução na descamação e o cabelo ficará protegido da poluição diária.

3º passo: condicionamento

Após fazer essa limpeza e desintoxicação mega profunda nos fios, é preciso condicioná-los para fechar as cutículas. Aqui, você poderá optar por fazer a sua hidratação como de costume. Indicamos a utilização das manteigas, que proporcionam uma hidratação potente.

O detox dos fios é um tratamento para retirar toda e qualquer impureza do cabelo e do couro cabeludo, seja ela proveniente da poluição diária no ambiente, seja pelo acúmulo de produtos nos cabelos. No entanto, por se tratar de uma limpeza profunda, não deve ser feita com um intervalo menor do que quinze dias.

Ah! Não se esqueça de utilizar os produtos específicos para esse procedimento, pois somente assim terá os resultados esperados.

Precisando de produtos fazer o seu detox dos fios em casa? Então, entre em contato conosco e conheça toda a nossa linha!