sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Alimentos que fazem bem para os Cabelos

BLOG_alimento_10_11

Por:Soft Hair
Autoestima | Cabelo

10

nov. 2017

A saúde dos cabelos está além da aparência. Os benefícios de uma boa alimentação refletem-se em diversas partes do corpo, como por exemplo em nossos cabelos.

Você sabia que existem alimentos que contribuem para a saúde das suas madeixas, deixando-as mais resistentes aos agentes externos e internos(chuva, calor, poluição, stress, mudanças hormonais) pelos quais todas nós estamos sujeitas a passar diariamente?

Selecionamos alguns alimentos que vão te ajudar a manter um cabelão, e porque não, um corpão. E ainda tem um bônus especial: dicas de quais alimentos você deve evitar ou consumir moderadamente.

Acompanhe!

Proteínas, Vitaminas e Minerais

O cuidado com seus cabelos começa de dentro para fora. A manutenção da estrutura dos fios depende da absorção adequada de proteínas, vitaminas e minerais presentes em seus organismo.

A ausência destes nutrientes pode ocasionar perda de oleosidade natural, cabelos ressecados, pontas duplas e até mesmo queda de cabelos. Uma alimentação balanceada devolve ao seu corpo tudo o que ele e os seus cabelos precisam para manter sua beleza natural.

Os alimentos para fortalecer o seu cabelo, seja ele liso, ondulado ou cacheado, são, principalmente, alimentos ricos em proteína, como peixe, ovo, carne, gelatina, leite e derivados.

As proteínas são compostas por aminoácidos, como a queratina, que protegem e fortalecem os fios, prevenindo e tratando a queda de cabelo.

Outros nutrientes, como vitaminas e minerais, também são importantes para o crescimento saudável e fortalecimento dos cabelos, como:

Ômega 3 – Salmão, sardinha, nozes, sementes de linhaça;

Vitamina A – Cenoura, tomate, mamão;

Vitamina C – Pimentão, morango, laranja, limão, kiwi, goiaba(você sabia que a goiaba possui mais vitamina C que o limão?);

Ferro – Beterraba, feijão, fígado, carne vermelha magra;

Zinco – Sementes de abóbora, amendoim, amêndoa, frutos do mar.

Ovos – Contêm nutrientes que fortalecem o cabelo, como proteína e vitaminas D e B, e ajudam a produção de queratina, aumentando a resistência e a elasticidade dos fios. Consuma cozidos, fritos ou em um delicioso omelete, que você pode incrementar e variar os ingredientes.

Pimentões

A vitamina C protege o cabelo dos danos causados pelos radicais livres. Ela é importante para a produção de colágeno. Cabelo seco e com pontas duplas são sinais de sua ausência em nosso organismo. Os pimentões contêm uma boa dose de vitamina C, assim como as frutas cítricas, tomates e brócolis.

Sementes de Abobóra e Frutos do Mar

Se você sofre com um couro cabeludo ressecado, a causa pode ser a falta de zinco. O zinco ajuda a manter a função das glândulas que liberam óleo ao redor dos folículos capilares e sua ausência pode levar a esse ressecamento. Ostras, caranguejo e lagosta são algumas das fontes indicadas para repor esta substância. Mas se você não gosta de frutos do mar, sementes de abóbora são igualmente recomendadas.

Aveia

O cabelo fica mais quebradiço e perde o brilho devido aos baixos níveis de sílica, um mineral importante que ajuda na manutenção do equilíbrio hormonal.

Uma opção acessível para reposição da sílica é consumir aveia. Você pode consumi-la em vitaminas, mingau, bolos ou misturada com frutas, como a banana.

Dica extra: procure no supermercado pelas marcas de aveia que são vendidas em embalagens plásticas. Além de serem mais baratas vêm em quantidades maiores.

Equilíbrio entre Ferro e Vitamina C

Para evitar a queda de cabelo e fortalecer as raízes, consuma alimentos ricos em ferro nas principais refeições, como carne vermelha magra, lentilha e couve. Devido à alta concentração de ferro a couve tem sido chamada de “bife verde”.  Mas atenção: se a fonte de ferro for de origem vegetal, como feijão, ervilhas, ou couve deve-se ingerir também uma fonte de vitamina C como laranja ou pimentão.

Alimentação & Manutenção Sempre

Importantíssimo lembrar que manutenção é tudo na vida. Continue utilizando os produtos para hidratar e nutrir seus cabelos. A soma dos benefícios da alimentação mais a manutenção constante e adequada vai refletir em um resultado de encher os seus olhos e das suas amigas.

Bônus: Evite ou consuma com moderação estes Alimentos

A gente sabe que tem certas coisas que são quase irresistíveis, mas infelizmente o consumo descontrolado delas pode trazer prejuízos para os cabelos e para a nossa saúde ao longo da vida.

Açúcar – O açúcar pode interferir na absorção de proteínas e nos níveis de vitamina E, que são essenciais para a saúde dos seus cabelos. Não precisa cortar radicalmente, mas procure diminuir o consumo, optando por fontes naturais como mel e evitar certos hábitos como adoçar exageradamente sucos e aquele cafézinho.

Sal – uma tentação que a gente coloca com gosto na batata frita e pipoca e mesmo nas saladas, porém deve ser utilizado com moderação. O excesso de sódio pode causar a queda dos fios. O consumo moderado de sal mantém seus cachos cheios de volume e sua pressão também agradece.

Farinha branca – Alimentos ricos em amido são quebrados em açúcar, que pode deixar os fios mais finos. Diminua o consumo de bolos, massas e mesmo aquele inocente pãozinho de sal.

Dica extra: o pão integral é mais prejudicial que o pão de sal ou francês, por conter quantidades maiores de farinhas e grãos, que ao serem processados na digestão vão produzir mais açúçar que os pães ditos comuns.

Refrigerantes – Refrigerantes contém uma quantidade excessiva de açúcar processado, xarope de milho, rico em frutose, adoçantes artificiais e corantes cheios de produtos químicos, que causam a desidratação e o ressecamento dos seus cabelos.

Álcool – Beber com moderação, além de muitos benefícios diretos para sua saúde evita a perda dos níveis de zinco, ácido fólico, vitamina B e vitamina C no seu corpo. Mas o que isso representa para seus cachos? Enfraquece o cabelo, dificulta o crescimento, contribui para a perda de fios. Reduzir o consumo vai ajudar a manter e mesmo conseguir o cabelão tão desejado.

Gostou das nossas dicas sobre Alimentos que fazem bem para os seus cabelos? Confira também este post sobre cabelos que estão passando por Transição Capilar. Compartilhe com as amigas em suas redes sociais. Os admiradores não vão saber lidar com tanta beleza junta.

Compartilhe: