sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Cabelo com Nó de Fada, o que é e o que fazer

25_03_BLOG

Por:Soft Hair
Autoestima | Cabelo

23

abr. 2018

Apesar de minúsculos os Nós de Fada têm o poder de embaraçar seu cabelão. Eles surgem quando os fios embaraçam em si mesmos, devido a alguns hábitos que temos com nossos cabelos no dia a dia. Selecionamos os principais cuidados para evitar que suas madeixas fiquem “encantadas” com eles. Confira!

Como Surgem os Nós de Fada

Os nós de fada, do inglês “fairy knots”, ocorrem quando as madeixas embolam devido a alguns hábitos inadequados, como prender os fios molhados ou friccioná-los demais. Quando as madeixas se embolam nelas mesmas pequenos embaraços são formados, resultando na triconodose, nome científico do problema. Apesar de todos os tipos de fio estarem sujeitos ao surgimento de nós, os cachos tendem a embaraçar com mais frequência por serem mais finos e sensíveis.

Nós de Fada em Cabelos Crespos

Os fios crespos e cacheados são o ambiente perfeito para formação dos “nós de fada” por conta das curvas e caracóis de tamanho diminuto, favorecendo o embaraço com mais frequência, além de serem mais finos e frágeis. Mas isso não quer dizer que as lisas e onduladas estão livres desses terríveis nozinhos. Se as madeixas estiverem fragilizadas e ressecadas os nozinhos igualmente vão aparecer.

Para as Lisas e Onduladas

Evite pentear o cabelo muitas vezes ao dia. A fricção exagerada também pode ser responsável pelos nós de fada. Desembaraçar o cabelo pelo menos duas vezes ao dia é suficiente.

Cuidados ao Pentear

O atrito exagerado é um dos principais fatores para formação de nós. Evite pentear os fios secos: desembaraçá-los durante o banho ao aplicar o condicionador é a melhor forma para pentear suas madeixas, prevenindo o embaraço e os nós nos fios. Lembre-se de pentear o cabelo de baixo para cima. Desta maneira a parte embaraçada é desfeita aos poucos sem aumentar os nós. Se você não usa o pente, desembarace os fios com as mãos.

Se Cortar, Resolve?

Os Nós de Fada costumam se formar nas pontas do cabelo e também podem aparecer com menor frequência no comprimento. Normalmente são inofensivos em menor quantidade, mas podem ser os principais responsáveis por fios frequentemente embaraçados, dificultando o desembaraço. Cortando as pontas a cada três meses ajuda a manter o cabelo mais solto e dificulta a formação de nós. Mas não se esqueça também dos cuidados para evitar o surgimento de novos nozinhos.

Não passe muito tempo sem desembaraçar

Quanto mais dias seu cabelo ficar sem desembaraçar, maiores as possibilidades de surgirem os nós de fada. Para evitar embaraços e nós, lave e desembaçe no mínimo duas vezes na semana.

Umectação: a proteção dos Óleos Vegetais

Quando o cabelo está bem hidratado, ele escorrega mais facilmente entre os dedos ou pente sem embolar. Por esta razão a umectação capilar, tratamento potente feito com óleos, é um ótimo recurso para impedir que ocorram novos nós. Com a sua aplicação os fios deslizam mais facilmente entre si, auxiliando o desembaraço.

Diminua o Atrito com o Travesseiro

Outra causa bem comum para os nós de fada é o atrito que acontece entre os fios e a fronha de algodão. Utilizando uma fronha de cetim diminue-se o atrito e os nós praticamente desaparecem. O cetim não absorve a água presente nos fios, como acontece com o algodão, nem causa frizz ou o atrito que promove o surgimento dos nós. Se você não tiver uma fronha de cetim, evite dormir com o cabelo solto. Quem tem as madeixas crespas ou cacheadas pode fazer um coque abacaxi. Se o seu cabelo estiver curto você pode usar uma touquinha de cetim ao invés da fronha em seu travesseiro.

Para evitar os Nós de Fada, siga estas dicas:

– Faça umectação, aplicando um óleo vegetal à noite e lave os cabelos no dia seguinte para potencializar a nutrição dos fios;

– Lave e hidrate com produtos específicos para seu tipo de fio;

– Na hora do banho evite água muito quente para não agredir as madeixas;

– Enxugue com toalhas de algodão, apertando as madeixas. Nunca esfregue ou puxe para secar;

– Penteie os fios ainda molhados, cuidadosamente, preferindo pentes largos ou usando as mãos;

– Faça tratamentos de nutrição intensa no salão ou em casa a cada 15 dias;

– Em casa não se esqueça de utilizar a máscara hidratante no mínimo de uma a duas vezes por semana;

– Utilize fronha de seda ou cetim nos travesseiros para evitar atrito e frizz;

– Evite a fricção exagerada;

– Não prenda os cabelos ainda molhados;

– Nunca use ferramentas de calor ( secador, chapinha, babyliss) sem aplicar proteção térmica;

Hidrate suas madeixas ao menos 1 vez por semana.

Gostou das nossas dicas sobre Cabelo com Nó de Fada, o que é e o que fazer? Confira este post e conheça os Benefícios do Neutralizante.

Compartilhe: