sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Como Evitar a Caspa

03_02_blog

Por:Soft Hair
Cabelo

02

fev. 2018

Descobrir aqueles pontinhos brancos em nossas madeixas, característicos da presença da Caspa, não é o fim do mundo. Em níveis normais, ela pode ocorrer como uma simples eliminação de células do couro cabeludo. Mas será que existem formas de evitar sua ocorrência ou caso ocorra, ficar sob controle, evitando que evolua para quadros mais graves? Selecionamos dicas e informações de cuidados que você pode ter para evitar o surgimento da caspa em seu cabelão.

Confira!

O que é Caspa?

A caspa é uma disfunção da pele que ocorre no couro cabeludo, em casos mais graves pode se tratar de Dermatite Seborreica, que ao invés da caspa, também pode ocorrer em outras regiões, como as sobrancelhas.

Como Ocorre

A cada 14 dias, as células do couro cabeludo renovam-se naturalmente, sendo eliminadas sob a forma de escamas minúsculas, em um processo que passa despercebido para a maioria das pessoas, quando ocorre em níveis normais. Quando a renovação é acelerada, devido à influência de determinados fatores e existe o acúmulo na produção das películas de células mortas, elas tornam-se mais visíveis e são conhecidas por caspa. Provoca coceira e descamação, geralmente atinge pessoas com baixa imunidade e que possuem pele mais oleosa. Diferente do que muitos pensam, a caspa não tem nada a ver com falta de higiene. É apenas o excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Causas Mais Comuns

. Aumento da oleosidade do couro cabeludo;

. Ressecamento do couro cabeludo;

. Eczemas em outras partes do corpo;

. Estresse emocional;

. Má higiene do couro cabeludo;

. Presença de dermatite seborreica em outras regiões do corpo;

. Uso excessivo de shampoo;

. Psoríase;

. Alergia a alguns shampoos ou outros produtos aplicados nos cabelos;

. Clima seco, ou mudanças bruscas de temperaturas, que podem interferir na oleosidade dos fios;

. Lavar o cabelo em água quente;

. Alterações hormonais;

Como Evitar a Caspa

Evite Banhos Quentes

A água quente interfere na oleosidade do couro cabeludo, o que pode causar caspa. Além disso, ela ainda pode causar frizz. Portanto, pelo amor das suas madeixas, nada de água quente, só fria ou morna.

Use Produtos Adequados para o Seu Cabelo

Se o seu cabelo é oleoso, use produtos apropriados para cabelos oleosos. A mesma prática vale para cabelos secos, quebradiços, com pontas duplas, entre outras funcionalidades. Cada produto é feito com os ingredientes pensados em sua formulação para atender ao que suas madeixas precisam. Utilizar produtos sem observar antes qual necessidade ou condição eles atendem pode causar e mesmo aumentar a caspa em seus cabelos.

Siga a Técnica Low Poo/No Poo.

Umas das grandes causadoras da caspa são as parafinas presentes nos produtos. Às vezes os pontinhos brancos que você vê na raiz não são caspa, mas a própria parafina se soltando do cabelo. Aqui você encontra mais informações sobre Low Poo e No Poo.

Cuidado com a Raiz nas Lavagens

Evite ao máximo usar produtos na raiz do cabelo. O único produto que você deve passar na raiz é o shampoo. O resto somente no comprimento e nas pontas!

Tenha uma Rotina de Cuidados

Não descuide da manutenção das suas madeixas. Uma vez por semana separe um tempo durante o banho para cuidar da hidratação. Intercalar a hidratação com a nutrição também precisa fazer parte da sua rotina de cuidados. Seus cabelos ficarão hidratados, saudáveis e sem o menor risco de caspa.

Controle seu Estresse – Muita Calma nessa hora. A caspa pode piorar devido à causas emocionais, como o estresse e hábitos que prejudiquem sua qualidade de vida. É importante não somente para a beleza das suas madeixas, mas para o seu bem estar geral que você tente controlar a tensão e tenha noites bem dormidas.

Trate o Problema Precocemente – As condições para ocorrência de caspa pioram no inverno. Procure a orientação médica de um especialista antes que o problema se agrave.

Mais Informações sobre Caspa

– Quando se tem pouca caspa e ela não ocorre com frequência não é considerada como uma doença;

– Caspa não é indício de falta de higiene, mas pode refletir a falta de cuidados com os cabelos;

– Lavar o cabelo todos os dias não diminui a caspa, pelo contrário, pode até aumentar;

– Pode ser reflexo da sua saúde e do seu estado emocional;

– Não é transmissível, mas pode gerar incômodos nos meios em que você convive;

– Pode surgir como uma reação alérgica a algum produto – nestes casos consulte um alergologista

– Caspa não é dermatite seborreica, ela pode surgir como um sintoma em um quadro de dermatite;

– Caso seja frequente, a caspa pode se agravar para quadros mais sérios. Antes que isso aconteça, consulte seu dermatologista.

Gostou das nossas dicas sobre Como evitar Caspa? Confira este post e conheça Tratamentos para Pontas Duplas.

Compartilhe: