sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Como Fazer um Low Poo Perfeito

BLOG_FACE_14_02_LOWPOO

Por:Soft Hair
Cabelo

14

fev. 2018

Se você tem cabelos cacheados ou crespos, possivelmente já ouviu falar sobre Low Poo. O método de lavagem ficou muito conhecido por garantir fios mais fortes, definidos e leves. Reduzindo o shampoo e utilizando somente shampoos livres de sulfato, conseguimos reter certos óleos que são essenciais para manter os fios hidratados e saudáveis no seu cabelão. Selecionamos dicas e informações para você aderir à esta técnica, cujos resultados são suas madeixas livres de substâncias que podem ser prejudiciais e com todos os benefícios que o uso dos produtos liberados pode trazer.

Confira!

A Lógica do Low Poo

Low Poo é uma técnica de cuidados capilares, onde são utilizados shampoos sem sulfato e produtos sem substâncias nocivas à saúde capilar, como petrolatos, parafinas, sulfatos e outras substâncias. Na origem do termo, que vem do inglês, low pode ser traduzido como “pouco”, sendo “poo” uma abreviação de “shampoo”. Os sulfatos, presentes na formulação da maioria dos shampoos convencionais, são subtstâncias utilizadas para promover uma limpeza profunda nos fios, porém como efeito colateral podem causar ressecamento e perda da oleosidade natural. Assim, a ideia do low poo é garantir uma limpeza adequada e a hidratação dos fios.

Lembre-se: Low Poo >> Usar shampoo sem sulfatos e petrolatos (óleo mineral, parafina e vaselina).

Mas Low Poo Só Serve para Cabelos Cacheados?

Claro que não. O Low Poo é o preferido das cacheadas e crespas, mas vale para todos os tipos de cabelo. Existem meninas de cabelo liso ou ondulado que também adotam a técnica, mas com produtos diferentes e mais específicos aos seus respectivos tipos de cabelos.

Como as Madeixas ficam limpas no Low Poo

Você pode estar se perguntando: se o low poo não usa substâncias de limpeza, então como os fios ficam limpos? Ainda que o shampoo utilizado na técnica não tenha sulfatos, ele terá outros componentes que limparão os fios da mesma forma. O mais comum deles é o Cocamidopropyl Betaine, que não faz espuma, mas limpa e condiciona os fios.

Rotina de Cuidados Low Poo

Na rotina Low Poo você lava o cabelo com higienizadores que contém agentes limpantes menos agressivos do que o sulfato. Para que o cabelo não fique oleoso, você também precisa parar de usar cremes que contenham parafina, óleo mineral e vaselina em sua composição. Eles são petrolatos, ou seja, derivados do petróleo e somente o sulfato consegue retirar essas subtâncias do cabelo. Entre uma lavagem e outra você pode fazer um “co-wash”, que consiste em utilizar apenas condicionador em suas madeixas. O condicionador, desde que não tenha petrolatos, ajuda a limpar parcialmente o cabelo, mantendo os fios bonitos até a próxima lavagem.

Como começar o Low Poo

Para adotar a técnica, a primeira coisa que você precisa fazer é se certificar que o shampoo que você tem em casa é mesmo sem petrolatos, parafinas e sulfatos. Também é recomendado que você limpe   pentes, escovas e presilhas para garantir que seu cabelo não entre mais em contato com resíduos de produtos proibidos para a técnica. Para começar a usar a técnica Low Poo, você precisa lavar seus cabelos uma última vez com um shampoo com sulfatos, porém sem petrolatos. Agindo assim você vai garantir que seus cabelos fiquem livres de resíduos e estejam preparados para sua rotina Low Poo. A partir daí você só vai poder usar shampoos sem sulfato e petrolatos nas suas lavagens. É importante lembrar que assim como nos shampoos, todos os seus produtos para cabelo precisam estar livres destas substâncias, como por exemplo cremes, óleos, ativadores de cachos e máscaras de hidratação.

Limpe Todos os Acessórios de Cabelo

A ideia é eliminar quaisquer resquícios de óleos minerais, silicones, parafinas e afins das suas escovas, pentes, elásticos, presilhas e tudo mais que usa em seu cabelo. Para auxiliar nesta tarefa, pegue um balde e adicione um litro de água morna e 3 colheres de sopa de um xampu com sulfato, misturando bem. Esfregue bem os seus acessórios com esta mistura. Caso sobre algum resíduo semelhante a uma cera em seus acessórios, limpe-os com a ajuda de uma espátula. Deixe-os secar e continue a utilizar normalmente, agora sem o comprometimento destas substâncias.

A Última Lavagem com Sulfatos

Para começar o Low Poo definitivamente você vai precisar lavar suas madeixas uma última vez usando shampoo com sulfato, sendo necessário entre duas a três vezes para terminar de retirar todos os resíduos de parafinas e silicones. Em seguida faça uma hidratação (ou nutrição) com um produto liberado, lave suas madeixas e pronto, você já está realizando a técnica.

Dica: sempre que precisar recomeçar o Low Poo – quando você for ao cabeleireiro e não levar seus produtos liberados, por exemplo, a chave é refazer este mesmo processo.

Um Aliado Chamado Co-wash

Por não ser um agente de limpeza tão poderoso como o shampoo, o uso de condicionador deve sempre estar associado a outros produtos que não tenham as substâncias proibidas. Para realizar o co-wash, basta fazer o mesmo processo que é feito com o shampoo: aplique no couro cabeludo e na raiz, passando levemente para as pontas, deixe por um minuto e enxague.

Período de Adaptação: Dias Melhores Virão

Na fase inicial do Low Poo o cabelo passa por um período de adaptação. Mas fique tranquila, esta fase é temporária. Persistindo no tratamento Low Poo logo seu cabelo se adapta e se recupera, começando a apresentar uma aparência saudável.

Prefira Ingredientes mais Naturais

Mesmo para quem faz Low Poo usando shampoos sem sulfato, à ideia do movimento é tratar os fios da forma mais natural possível. Óleos vegetais, como de coco, macadâmia e amêndoas, assim  como as manteigas vegetais de argan, murumuru, arginina e tutano, entre outras, são muito bem-vindos.

Aprendendo a Ler Rótulos

Nos shampoos você deve procurar pela palavra sulfato, que pode ter várias grafias diferentes. Nos cremes, todos que têm escrito parafina em sua composição são proibidos. Muitos têm “Paraffinum”, que é uma grafia diferente. Evite também os produtos que informarem em sua composição alguma substância semelhante a vaselina, petrolato e óleo mineral.

Gostou das nossas dicas sobre Como Fazer um Low Poo Perfeito? Confira este post e conheça os Produtos Permitidos para Low Poo da Soft Hair.

Compartilhe: