sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Como lidar com a queda de cabelo e as principais causas do problema

como-lidar-com-a-queda-de-cabelo-e-as-principais-causas-do-problema.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

24

out. 2018

Você sabe até quando a queda de cabelo é normal ou preocupante? Geralmente, uma pessoa pode perder de 100 a 120 fios por dia, o que é totalmente normal, principalmente se comparado à grande quantidade existente em todo o couro cabeludo.

Isso se deve ao processo natural de renovação e de crescimento capilar e é bem comum encontrar alguns fios caídos pelo chão, principalmente após o banho, a escovação ou, até mesmo, um simples toque com as mãos.

No entanto, quando em excesso, essa disfunção pode estar ligada a diversos fatores. Por isso, neste post, vamos apresentar os principais deles para que você aprenda a diferenciá-los e saiba como lidar com esse problema da melhor forma. Continue a leitura e confira!

Quais são as principais causas da queda de cabelo?

Quando a queda de cabelo fica mais frequente e em maior quantidade que o normal, é preciso investigar os motivos. Confira, agora, os principais.

Calvície

Também conhecida por alopecia androgenética, a calvície é a causa mais comum para a queda de cabelo. Diretamente associada a fatores genéticos e ao hormônio di-hidrotestosterona, ela pode ser percebida precocemente e provocar muitos problemas de autoestima e impacto emocional.

Seu primeiro sinal aparente é a queda excessiva nas entradas (regiões próximas à testa) e no topo da cabeça. Nos casos mais graves, pode causar a morte celular dos folículos capilares e provocar a perda total dos fios.

Má alimentação

Uma alimentação desequilibrada provoca inúmeros problemas à saúde. Afinal, um organismo carente de nutrientes não realiza corretamente as suas funções e pode acabar se tornando uma das principais causas da queda de cabelo.

Além disso, uma dieta pobre em vitaminas e proteínas (entre outros nutrientes) pode levar ao desenvolvimento de anemia e de problemas na imunidade, por exemplo, que acabam agravando a situação.

Alterações hormonais

Essa disfunção também pode ser causada por problemas no funcionamento das glândulas endócrinas, como a tireoide e a hipófise, que desregulam o organismo e dificultam o transporte dos nutrientes aos folículos capilares.

Outros fatores

Também existem outros fatores comuns que podem provocar a queda de cabelo. Confira, abaixo, quais são eles:

  • cirurgias;
  • gravidez e período pós-parto;
  • excesso de oleosidade na raiz do cabelo;
  • tração excessiva dos fios;
  • abuso de químicas;
  • doenças de pele, como lúpus;
  • medicamentos para problemas cardíacos e antibióticos;
  • quimioterapia; e
  • estresse físico ou emocional.

Quais são as soluções para esse problema?

Quanto antes os motivos da queda de cabelo forem identificados, mais rápido você pode começar um tratamento. Saiba, então, a principal solução para esse problema.

Manter uma alimentação saudável

Quando a queda de cabelo é causada pela má alimentação, o mais indicado é manter uma dieta mais saudável, com frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos integrais, além de reforçar a ingestão de vitaminas do complexo B e C, zinco e ferro.

Assim, os nutrientes serão devidamente transportados aos folículos capilares, que nascerão fortes, saudáveis e bonitos.

Utilizar produtos específicos

Alguns produtos específicos também podem ser utilizados para combater esse problema, como loções capilares e shampoos que revitalizam o couro cabeludo e aumentam a irrigação sanguínea, além de suplementos nutricionais e de medicamentos devidamente receitados por um dermatologista.

Realizar tratamentos capilares

Os tratamentos capilares também podem ser uma ótima opção de solução para a queda. Um grande exemplo disso é o laser de baixa potência, que estimula a regeneração da matriz e impede a queda do cabelo saudável, melhorando progressivamente o problema.

Também existe a Carboxiterapia, que aumenta a irrigação sanguínea do couro cabeludo e facilita a penetração de substâncias químicas que tratam o problema.

Para confirmar se os seus cabelos estão realmente caindo, é válido observar as falhas no couro cabeludo, bem como a quantidade de fios que permanece no travesseiro e na escova. Se houver muitos, é importante ficar atento.

No entanto, para saber quais são as reais causas da sua queda de cabelo, é importante procurar a orientação de um profissional qualificado. Só ele poderá avaliar detalhadamente o seu caso e propor o tratamento mais adequado.

E aí, gostou do post? Para saber mais sobre o assunto, aproveite a visita para descobrir quais são as principais vitaminas para o cabelo, que ajudam a evitar esse problema e a garantir a boa saúde dos fios!

Compartilhe: