sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Como não Perder o Brilho dos Cabelos Pretos

22_01_blog

Por:Soft Hair
Cabelo | Soft Hair

26

jan. 2018

É inegável o fascínio que os cabelos pretos exercem, atraindo os olhares pelo seu brilho intenso e sofisticação, sejam eles naturais ou coloridos. Um tom que cai bem tanto nas peles brancas, morenas ou negras e por isso mesmo, muito desejado pelas mulheres. Mas como fazer para manter o brilho e a saúde das suas madeixas pretas? Reunimos algumas dicas de cuidados e produtos, como a Manteiga Blond, que você pode facilmente incorporar em sua rotina diária para continuar brilhando com seu cabelão por onde passa.

Confira!

Vantagens do Cabelo Preto

Ao contrário do que ouvimos falar por ai, a tintura preta não tem uma química “mais forte” que outros tons, possuindo inclusive uma quantidade menor de amônia, o que vai causar menos danos à estrutura dos fios, facilitando sua manutenção de cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução. Com uma proporção menor dessa substância, as cutículas ficam menos abertas, ficando menos expostas aos agentes externos (poluição, calor, procedimentos químicos, instrumentos de calor) que danificam suas madeixas.

Cuidados Básicos com Cabelo Preto

Os cuidados para suas madeixas receberem uma tonalidade escura, mesmo que para manutenção da cor nos cabelos, devem começar antes da aplicação da tintura, uma vez que fios fragilizados podem não absorver bem o produto. Na hora de escolher a coloração, dê preferência às que contenham óleos vegetais na composição. Elas hidratam mais e ressecam menos os cabelos. Depois dos cabelos tingidos, seu maior desafio é conservá-los sempre hidratados, com a cor bem viva e sem perder o brilho. A exposição direta ao sol, o uso de secador, chapinha e babyliss sem proteção térmica podem causar o desbotamento da cor, com os fios assumindo um aspecto opaco e fundo avermelhado, o que pode ser evitado com o uso de produtos protetores térmicos e protetor solar capilar. É necessário também fazer a hidratação semanal dos fios. Já a cauterização e o banho de brilho têm uma ação mais profunda e podem ser repetidos mensalmente.

Dica: Se a aparência da cor em suas madeixas não está agradando, mas ainda não está na hora de retocar a raiz, a melhor opção é utilizar um tonalizante.

5 Hábitos que Prejudicam o Cabelo Preto

1- Exposição ao Sol em excesso

A exposição excessiva aos raios UV é a grande responsável pela aparência de cor desbotada e reflexos avermelhados. Nas atividades diárias, na praia ou piscina use sempre produtos com protetor solar capilar. Nos dias mais quentes aposte no uso de chapéu para auxiliar a proteção.

2- Chapinha, Secador e Babyliss sem Proteção Térmica

Utilizar instrumentos de calor, como chapinha, secador e babyliss em seu cabelo sem a devida proteção vai danificar os fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Antes de expor os fios a altas temperaturas nunca dispense o uso de um produto de proteção térmica, que tem como função selar os fios, formando uma película protetora.

3- Quantidade Errada de Tinta

Na hora de colorir suas madeixas é essencial que você utilize a quantidade de produto indicada pelo fabricante. Quando não é utilizada a quantidade indicada, são grandes as possibilidades do cabelo ficar com fios manchados, devido à distribuição de tinta não ter sido uniforme o suficiente.

4- Uso de Produtos Inadequados 

Sempre escolha shampoos, condicionadores e finalizadores indicados para cabelos escuros ou tingidos. O uso de produtos que não atendam às necessidades do seu tipo de cabelo pode acabar ressecando e desbotando os fios. Dê preferência aos produtos que ajudam a manter a cor e o brilho.

5- Lavar com Água Quente

Apesar de ser uma dica bastante recorrente em outros textos do blog, é preciso manter este cuidado também em relação às madeixas pretas: evite a água quente na hora de lavar os cabelos. Dê preferência à água morna e no enxágue final use água fria, o que vai ajudar a selar as cutículas dos fios, garantindo um brilho maior.

Guia de Saúde p/ Cabelos Pretos

Cabelos Pretos, Atenção Redobrada no Sol

Produtos capilares com filtro solar são importantes para qualquer cor de cabelo, mas para os pretos, eles são ainda mais necessários. Isso porque o sol pode deixar os fios avermelhados, desbotados ou manchados quando não estão protegidos. Além disso, mesmo para quem é morena naturalmente, o sol costuma ressecar os fios. A dica, então, é lançar mão de um leave-in, creme para pentear ou óleo de argan, antes de sair de casa, aplicando do comprimento para as pontas, pois todos esses produtos

possuem filtro UV. Proteger os cabelos dos raios solares evita o ressecamento, o aspecto poroso, além de preservar a tonalidade da cor por muito mais tempo.

Dica: Quando for à praia, tenha em mãos o creme para pentear e aplique antes de começar a se bronzear. Se for dar um mergulho, é preciso passar o produto novamente, pois a água salgada vai retirar o que foi aplicado nos fios.

Faça Banhos de Brilho a cada 15 dias

A tonalidade escura é em geral a de mais fácil manutenção – diferente dos loiros e ruivos, que necessitam de retoques em menos tempo. Apesar disso, para evitar o aspecto seco e opaco, é bastante recomendável fazer banhos de brilho a cada 15 dias, o que pode ser feito em casa, com um tonalizante que vai envolver as cutículas do fio, renovando o brilho. Você também pode dar banho de brilho em seus cabelos pretos utilizando uma máscara de tratamento escura.

Dica: Incluir o banho de brilho no seu calendário é um aspecto imprescindível para exibir sempre cabelos brilhantes e com a cor viva.

Menos Chapinha e Secador, Mais Saúde Capilar

Muita atenção você que não passa sem chapinha, secador ou babyliss: Use sempre um protetor térmico antes da exposição a estes instrumentos e aplique um finalizador logo depois. Isso é essencial para que os fios pretos se mantenham bonitos e saudáveis. Assim como o sol, as altas temperaturas também podem ressecar os fios, deixando-os quebradiços e ainda com pontas duplas.

Utilize Shampoo e Condicionador para Cabelos Pretos ou Tingidos

Para aquelas que aderiram à coloração preta, nunca deixe de utilizar shampoo e condicionar indicados para sua cor, ou no mínimo para cabelos coloridos em geral. Eles são mais hidratantes e suaves, evitando o ressecamento dos fios. Procure por produtos que contenham queratina e/ou colágeno, eles vão ajudar a dar movimento e sedosidade aos fios.

Umectação: Mais Brilho para seus Cabelos

A umectação garante brilho e maciez aos fios. A técnica é semelhante a uma hidratação, mas ao invés de utilizar cremes e máscaras, é feita com óleos naturais em todas as mechas, aplicando desde a raiz até as pontas. Para quem tem cabelo preto, natural ou tingido, a umectação também é muito bem-vinda. O óleo capilar agindo por algum tempo em suas madeixas vai promover aquele brilho que você tanto deseja e precisa.

Dica: Para evitar o aspecto oleoso em seus cabelos após a aplicação do óleo, retire completamente o produto com água fria.

Hidratação, Nutrição, Reconstrução 

Alterne os cuidados entre hidratação, nutrição e reconstrução para deixar seus cabelos pretos sempre brilhando. A hidratação é o tratamento ideal para todos os tipos de cabelo. Uma vez por semana separe um tempo durante o banho para fazer o procedimento, que dura menos de cinco minutos. Intercalar a hidratação com a nutrição também precisa fazer parte da sua rotina de cuidados. Enquanto a hidratação repõe a água perdida pelos cabelos, a nutrição vai recuperar os nutrientes dos fios, deixando-os macios e brilhosos. A reconstrução pode ser feita uma vez por semana com queratina líquida, assim você não corre o risco de ficar com as madeixas enrijecidas.

Lavar o Cabelo sempre com Água Morna ou Fria

Uma dica muito prática para quem tem cabelos pretos é sempre lavar os fios com água fria ou morna. A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo, deixando as cutículas abertas e expostas a agentes externos como calor e poluição, ressecando os fios. A alta temperatura também contribui para que os pigmentos da cor saiam com mais rapidez. Por outro lado, a água fria ajuda a selar as pontas, equilibra a oleosidade do cabelo e aumenta o brilho das suas madeixas.

Intercale as Lavagens 

Outra forma de evitar o desbotamento da cor em suas madeixas é intercalar as lavagens dos fios. Dependendo da oleosidade do seu cabelo, você pode ficar até dois dias sem lavá-los.

Segredinho Softhair: Manteiga Blond

Parte do segredo do brilho dos cabelos pretos está no contraste que a sua tonalidade escura promove, atuando como um fundo que destaca ainda mais as condições da saúde dos fios. Para dispor deste contraste a seu favor, o uso de manteigas de tonalidades mais claras, como o loiro, pode potencializar o brilho em seus cabelos pretos. A Manteiga Blond nutre, hidrata e reduz os danos causados pela descoloração. Um produto excelente, matizador, à base de coco e açaí, que garante cabelos saudáveis e ação antioxidante.

Gostou das nossas dicas de Como não Perder o Brilho dos Cabelos Pretos? Confira este post e conheça o Cronograma Capilar Manteigas Soft Hair.

Compartilhe: