sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Como Umectar seus Cabelos corretamente

BLOG_umectar_17_11

Por:Soft Hair
Cabelo | Soft Hair

17

nov. 2017

Certos cuidados com nossas madeixas podem ser feitos em casa, sem necessidade de ir até um salão, sendo a umectação um deles. Um procedimento bastante indicado para quem tem fios crespos, ondulados ou cacheados. Selecionamos as principais dúvidas a respeito e vamos te orientar passo a passo sobre como fazer e que produtos usar para obter todos os benefícios da umectação.

Já imaginou seu cabelo com mais brilho, sem frizz e com os cachos definidos?

Com a umectação isso é possível.

Confira!

O que é Umectação

Umectar é simplesmente umedecer o seu cabelo, aplicando preferencialmente óleos que agem nos fios, hidratando e acabando com o ressecamento e a opacidade, destacando-se como a primeira etapa de cuidados no Cronograma Capilar.

A umectação pode ser também uma grande aliada para abandonar a chapinha, alisamentos e outros procedimentos para assumir e definir os cachos. A técnica também é uma ótima estratégia para auxiliar no crescimento do seu cabelo, pois a aplicação de óleo associada ao massageamento do couro cabeludo melhora a circulação nesta área, proporcionando melhores condições para que o cabelo cresça.

Benefícios da Umectação

Principalmente os cabelos cacheados sofrem com o ressecamento o tempo todo. Os fios ficam quebradiços, sem brilho e com frizz. A umectação ajuda a resolver estes problemas, oferecendo aos fios por meio da aplicação de óleos a cobertura uniforme que o couro cabeludo não produz naturalmente. A origem do maior ressecamento nos cabelos cacheados deve-se ao caminho que o óleo precisa fazer do couro cabeludo até chegar nas pontas, muitas vezes não sendo suficiente em quantidade para manter e repor nos níveis que seu cabelo precisa.

Qual a frequência recomendada

Recomenda-se fazer a umectação a cada 10 dias, pois além de deixar seus fios mais bonitos e hidratados, se seu cabelo estiver danificado e com pontas duplas, a umectação vai te ajudar na recuperação dos fios.

Tipos de Óleos

O óleo, principal produto para fazer umectação em casa, deve ser sempre vegetal. Ele precisa ser rico em triglicerídios, um tipo de gordura extraída das plantas. Além de hidratar e estimular o crescimento do cabelo, os óleos de umectação capilar também repõem os nutrientes dos fios.

Confira os óleos mais indicados para umectação capilar:

Óleo de Coco

O óleo de coco é o queridinho do momento, por ser um óleo natural rico em vitamina E,K e ácidos graxos e gerar um resultado incrível, deixando o cabelo mais sedoso e hidratado. Mais uma vantagem do óleo de coco é que, sendo de origem natural, é muito fácil de ser utilizado onde você estiver. Pode ser aplicado em casa, no clube ou no salão.

Óleo de Argan

O óleo de argan fortalece, dá brilho e revitaliza. Promove o crescimento de fios novos. Evita e repara pontas duplas. Hidrata e nutre; traz maciez, flexibilidade e reduz o frizz. Modela cabelos cacheados e crespos. Protege de danos causados por produtos químicos e da poluição do dia a dia.

Óleo de Rícino

O óleo de rícino nutre e fortalece a fibra capilar, proporcionando um crescimento acelerado dos fios de forma saudável. Para umectação o produto pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo com massagens circulares para ativar a microcirculação e acelerar o crescimento dos fios.

Dica: Pode ser usado para umectação noturna.

Como Aplicar

Existem duas formas de fazer a umectação em seus cabelos: a umectação direta – feita e retirada após o período de espera, e a umectação noturna, onde você dorme com o produto aplicado, lavando e retidando-o pela manhã.

Confira o passo a passo:

  1. Coloque 4 colheres de sopa (ou mais, de acordo com o volume do seu cabelo ) do óleo de sua preferência em um recipiente. Não coloque no microondas. Esquente o óleo em banho-maria por 30 segundos ou o tempo suficiente para amornar o produto. Verifique se está em uma temperatura confortável para aplicação.

  1. Antes de lavar o cabelo, aplique o óleo nos fios com o cabelo seco, mesmo que esteja sujo. Comece aplicando o óleo na raiz, massageando bem com as pontas dos dedos o couro cabeludo, pois irá estimular a circulação e o crescimento dos fios.

  1. Aplique em seguida nos cabelos, mecha a mecha, repetindo o processo de massagear com as pontas dos dedos, desde o couro cabeludo até as pontas.

  1. Deixe o óleo por aproximadamente 2 horas no seu cabelo. Esse é o tempo ideal para que o couro cabeludo absorva todos os nutrientes. Enrole uma toalha ou ponha uma touca plástica para não manchar sua roupa.

  1. Enxague o cabelo com água fria. Em seguida, lave normalmente, aplicando shampoo e condicionador. Se sentir necessidade, passe 2 vezes o shampoo para retirar bem o óleo. Em seguida, aplique o condicionador.

  1. Agora basta deixar secar naturalmente e conferir como seus cachos ficaram lindos.

Dica para cabelos oleosos: se você tem cabelos oleosos evite passar muito óleo no couro cabeludo.

Aplicando no Modo Noturno

Se você optou pelo modo noturno da umectação, siga os passos anteriores para aplicar o óleo de sua escolha, em seguida cubra seus cabelos com uma toca ou toalha, pois é normal que o produto escorra um pouco. Ao acordar lave seus cabelos conforme indicado anteriormente, com shampoo e condicionador para retirar o óleo.

Prontinho, seus cabelos estão protegidos com os níveis de óleo e nutrientes que eles precisam para você ter um cabelão.

Última e importante dica: nunca é demais lembrar de que a umectação não substitui a hidratação capilar.

Gostou das nossas dicas sobre Como Umectar seus Cabelos Corretamente? Confira também este post e descubra quais são os Mitos e Verdades sobre Crescimento Capilar. Compartilhe com as amigas em suas redes sociais. Os admiradores não vão saber lidar com tanta beleza junta.

Compartilhe: