Cabelo 20/12/2018

Conheça os principais efeitos colaterais dos vasodilatadores

Você já ouviu falar sobre os efeitos colaterais dos vasodilatadores? Hoje, a busca pela aparência perfeita está cada vez mais presente em nossa sociedade. Por essa razão, muitas pessoas apostam em alternativas que prometem melhorar o visual, como aquelas que dizem acabar com a calvície.

Um dos componentes mais procurados, principalmente, pelos homens, são os vasodilatadores — que servem para dilatar as paredes das artérias, acelerando o transporte de glicose, oxigênio e aminoácido no organismo. O efeito disso é um só: o aumento do fluxo de sanguíneo nos folículos capilares, promovendo o crescimento do cabelo.

Parece promissor, não é mesmo? Mas não se iluda! Apesar de alguns benefícios temporários, essa substância consegue promover uma série de sintomas nada agradáveis. Acompanhe a nossa leitura e descubra quais são eles!

Entenda a importância do diagnóstico de calvície

Antes de descobrir os sintomas causados pelos vasodilatadores, que tal identificar a origem do problema? Com o passar dos anos, é possível que você note algumas falhas no couro cabeludo ou, até mesmo, comece a perceber que mais fios de cabelo estão espalhados pela casa.

Nessa hora, muitos homens se desesperam e correm às lojas especializadas para adquirir produtos milagrosos. Dentre eles, estão os vasodilatadores, bastante utilizados por quem sofre com a calvície. Embora a composição pareça atrativa, em um primeiro momento, é importante ter em mente que os seus efeitos são temporários e, inclusive, podem causar alguns problemas de saúde.

Para não sair no prejuízo, procure um dermatologista. Somente com um exame minucioso, será possível identificar a causa da queda de cabelo e, com isso, seguir o tratamento mais indicado para o seu caso. Durante a consulta, o médico deverá analisar o couro cabeludo, sempre em busca de alterações, como manchas, fios irregulares ou descamações.

Descubra os tratamentos disponíveis

Após o diagnóstico, o dermatologista indicará o melhor tratamento para você. Atualmente, os vasodilatadores disponíveis necessitam de uso constante, uma vez que atuam no aumento temporário do bulbo capilar.

Quando o tratamento é interrompido, a região volta ao seu tamanho normal, obstruindo a passagem dos cabelos e, causando assim, a perda dos novos fios que voltaram a nascer. Mas, felizmente, existem algumas alternativas para fugir do problema. Veja a seguir!

Produtos tópicos

No mercado, há os chamados produtos tópicos, que atuam estimulando o nascimento dos fios. Um deles, é o Bioplex. Diferente dos cosméticos disponíveis, esse cosmético foi desenvolvido com uma fórmula livre de vasodilatadores.

Ou seja, essa opção não atrapalha o funcionamento do organismo, atingindo apenas o bulbo capilar, sem alterar o fluxo sanguíneo ou fazer com que você vire refém do produto. E tem mais: com essa alternativa, o cabelo não ficará ressecado ou enfraquecido, conquistando até 43% de novos fios.

Implante

Existe também o implante capilar, indicado para quem tem uma calvície estável. O método mais utilizado hoje em dia é o fio a fio, em que o indivíduo recebe uma anestesia local e passa por um procedimento cirúrgico de até 5 horas. Funciona assim: o profissional retira uma pequena quantidade do couro cabeludo saudável e implanta em uma região receptora. Após alguns meses, os fios começam a crescer naturalmente.

Laser

Outra alternativa é o laser — recomendado para acelerar o metabolismo das células, eliminar as toxinas e promover o crescimento dos fios. As sessões são indolores, duram em torno de 20 minutos e conseguem fazer com que o cabelo cresça mais grosso e rápido.

Saiba mais sobre os efeitos colaterais dos vasodilatadores

Mesmo utilizando o produto de maneira correta, você pode sofrer alguns dos efeitos colaterais dos vasodilatadores. Se houver a ingestão exagerada das doses, os sinais são ainda mais graves. Os sintomas mais comuns são:

  • tontura;
  • dor de cabeça intensa;
  • náuseas;
  • problemas de pele, como espinhas;
  • retenção de líquido; e
  • arritmia cardíaca.

Fique atento! Antes de recorrer a qualquer tratamento, é indispensável um acompanhamento médico. Coloque a sua saúde em primeiro lugar sempre!

E então, gostou de conhecer os efeitos colaterais dos vasodilatadores? Agora que você já se aprofundou no assunto, aproveite a leitura e entre em contato conosco! A Soft Hair é especialista em cosméticos capilares e conta com um vasto catálogo de produtos exclusivos para tratar todos os tipos de fios.