sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Cuidados com o Cabelo na Praia

29_12_raio_UV_BLOG

Por:Soft Hair
Cabelo | Soft Hair

29

dez. 2017

E finalmente chega aquela época do ano: o #partiupraia. Nunca é demais lembrar dos efeitos colaterais que a exposição prolongada ao sol pode causar em nossas madeixas. O calor excessivo pode danificar a estrutura dos fios, deixando os cabelos fracos, quebradiços e sem brilho. Tudo o que a gente não quer trazer de lembrança de dias agradáveis de lazer. Selecionamos uma série de cuidados que você precisa ter para curtir seu lugar ao sol com seu cabelão devidamente protegido. Como a gente sempre fala por aqui: Manutenção é tudo!  E tem bônus: cuidados com cabelos em piscinas.

Confira!

Riscos da Ação dos Raios Solares

Os raios UV promovem a oxidação capilar por meio da ação dos radicais livres, causando perda de brilho e uma textura mais quebradiça. Eles podem causar alterações na estrutura dos fios, interferindo em sua cor, degradando os pigmentos de melanina, causando um clareamento da cor natural dos cabelos virgens e desbotamento em fios coloridos, num fenômeno que é conhecido como fotodegradação.

Que Produtos Levar 

Considerando que em um ambiente de praia seus cabelos estarão naturalmente mais ressecados que o normal, separe um espacinho em sua mala para levar alguns itens que irão proteger suas madeixas dos desgastes provocados pela exposição aos raios solares:

. Defrizante com Protetor Solar – ajuda a proteger os fios e o couro cabeludo da ação dos raios solares. Aplique antes de entrar na água. Reaplique o produto toda vez que entrar na água ou estiver transpirando demais.

. Shampoo Limpador de Resíduos – Para eliminar resíduos de sal, areia e outros, que ficam depositados em seu couro cabeludo devido aos banhos de mar.

. Máscara de Hidratação de Ação Rápida – Após o shampoo, utilize diariamente ao voltar da praia.

. Óleo de Argan – Após lavar seus cabelos aplique o óleo de argan com eles secos ou úmidos. Assim você vai selar as pontas, aumentando a proteção que as suas cutículas oferecem naturalmente à estrutura dos fios.

Cuidados com as Cutículas

Como sabemos a exposição ao sol abre as cutículas, desidratando a estrutura dos fios e tornando os cabelos ressecados. Use chapéus e lenços para amenizar o contato do sol com suas madeixas.

Protegendo suas madeixas da Água Salgada

Sempre que sair do mar é importante enxaguar seus cabelos com água potável. Se não puder dispor de uma ducha, carregue uma garrafinha de água mineral para lavar suas madeixas. Desta forma você retira o excesso de sal que fica depositado nos fios. Lembre também de reaplicar o leave-in com protetor solar.

Fios Coloridos? Cuidado Redobrado.

Todos os tipos de cabelo precisam de proteção extra dos raios solares, especialmente aqueles que já passaram por tratamentos químicos como colorações, mechas, descolorações, escovas ou alisamento. Uma vez que a estrutura dos fios já foi modificada, eles são muito mais sensíveis a um ambiente de calor, como praias e piscinas.

Proteção Solar não é Proteção Térmica

Cada produto com sua função, certo? Produtos de Proteção Térmica são desenvolvidos para serem utilizados de forma preventiva, antes de procedimentos que utilizem instrumentos de calor, como chapinha, secador e babyliss, não necessitando de reaplicação. Já os produtos de Proteção Solar, como leave-in e reparadores de pontas, precisam ser reaplicados após cada mergulho, devido à exposição do seu cabelo aos raios solares e a água salgada do mar.

Dê férias para Secador e Chapinha 

Simplesmente esqueça secador e chapinha enquanto estiver na Praia. Ele já estará exposto ao calor dos raios solares, não faz sentido aumentar a exposição ainda mais com instrumentos de calor, aumentando também os danos que seu cabelo pode sofrer devido à tantos excessos. Durante estes dias deixe seu cabelo secar ao natural.

Prendendo e Penteando os Cabelos

Evite prender os cabelos com elásticos apertados, principalmente quando estiverem molhados, pois isso pode provocar quebra dos fios, além de deixá-los marcados. Penteie o cabelo com um pente de madeira de cerdas mais largas. Lembre-se: seus cabelos estarão mais ressecados, podendo ficar mais embaraçados ao pentear. As cerdas mais largas, somado a um pouquinho de paciência, vão facilitar o processo.

Cuidados Pós-Praia

E chega o momento #partiurotina, hora de arumar as malas. Para que fiquem apenas as boas lembranças da sua ida à praia, assim que voltar para casa é bastante recomendável que você utilize produtos que promovam uma hidratação profunda, para reparar os danos causados em suas madeixas pelos raios solares e a água salgada, evitando que seus cabelos fiquem ressecados e sem brilho.

Bônus: Cuidados com Piscinas

– Muitas mulheres reclamam que os cabelos loiros, de tons mais claros e coloridos costumam apresentar uma tonalidade esverdeada ao sairem da piscina. Este efeito pode ocorrer devido à oxidação do cobre, substância presente em produtos utilizados para tratamento da água das piscinas. Para amenizar este feito, utilize produtos com proteção solar antes de entrar na piscina.

– Lave suas madeixas com Shampoo anti-resíduos, para remover excessos de cloro, sujeira, oleosidade. Em seguida, para hidratar aplique uma máscara de ação rápida.

Última e importante Dica: Não faça escova progressiva antes de ir à praia. A ação conjunta do sol e água salgada vão acabar rapidamente com os efeitos da progressiva em suas madeixas.

Gostou das nossas dicas sobre Cuidados co29m o Cabelo na Praia? Confira este post e conheça o lançamento dos produtos da Linha Deu Onda. Compartilhe com as amigas em suas redes sociais. Os admiradores não vão saber lidar com tanta beleza junta.

Compartilhe: