sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Dicas para Cabelos Oleosos

03_01_cabelo_oleosoBLOG

Por:Soft Hair
Autoestima | Cabelo

03

jan. 2018

Ter cabelos oleosos não é necessariamente um problema, desde que você saiba como cuidar deles utilizando produtos adequados e evitando certas práticas que podem além

de aumentar a oleosidade trazer outras complicações para suas madeixas. Cuidados simples como lavar com shampoo anti-resíduos e evitar banhos quentes demais fazem a maior diferença, deixando seu cabelão como você sempre quis. Reunimos dicas e informações que vão te ajudar a manter suas madeixas saudáveis e sob controle. E tem bônus: Mitos sobre a Oleosidade.

Confira!

Causas da Oleosidade

A origem da oleosidade em níveis que variam de uma pessoa para outra é de ordem genética. A oleosidade ocorre quando a produção média das glândulas sebáceas entram em hiperatividade, motivadas por alguma disfunção endócrina ou um processo de atividade estimulada por fatores genéticos.

Origens do Excesso de Oleosidade

O excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária. Esta alteração pode ser agravada devido à alterações fisiológicas, hormonais ou situações de stress emocional. A oleosidade em excesso tem sido indicada como um relevante causador de queda de cabelo. Outros fatores externos, como banho muito quente, uso de secador em temperaturas elevadas e uso de shampoos que não são compatíveis com o tipo de cabelo e o uso em excesso de condicionadores e cremes também contribuem na elevação da oleosidade. Outro fator que estimula a oleosidade, muitas vezes, está ligado ao ambiente de trabalho. Por exemplo, ambientes fechados onde a ventilação é desproporcional à produção de calor, como cozinhas, oficinas mecânicas, linhas de produção e mesmo escritórios.

Cuidados com Cabelos Oleosos

Lavar em Dias Alternados

Quem tem cabelo oleoso precisa prestar atenção em manter uma rotina de lavagem dos fios. Lavar pouco pode aumentar a oleosidade, enquanto lavar muito pode produzir o mesmo efeito. O mais indicado é que você lave suas madeixas em dias alternados. Não fique dois ou três dias sem lavá-los ou lave três vezes ao dia.

Evitar banhos muito quentes

A água em alta temperatura pode promover o ressecamento da pele e couro cabeludo e estimular as glândulas a produzirem mais oleosidade. Para se prevenir, lave seu cabelo com água de morna para fria. Para facilitar a transição entre as duas temperaturas vá alternando aos poucos da morna para a fria.

Atenção: não adianta tomar banho quente e depois finalizar com um jato frio. Enquanto seu cabelo esteve exposto à água quente as glândulas já foram estimuladas a produzir mais oleosidade, não sentido possível reverter este processo com um jato breve de água fria.

Use Condicionador com Moderação

Entenda: condicionador é destinado a quem precisa dele. Abusar do uso deste produto, ao contrário do que se pensa, pode ser um causador do excesso de oleosidade em seu cabelo. Se você tem cabelo curto e não tem necessidade de desembaraça-lo, não precisa usar condicionador. Se os seus cabelos são longos utilize condicionador somente nas pontas. No caso de cabelos descoloridos ou tingidos você pode precisar de uma máscara capilar, que pode ser passada desde a raiz, se for aplicada uma vez por semana. Se precisar aplicar mais, a partir da segunda vez, use somente da altura da orelha para baixo.

Use Produtos Adequados Periodicamente

Utilize Shampoo anti-resíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana. Ao aplicar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas. mas não aplique no couro cabeludo. O correto é usar um produto que cuide da raiz ao fio de cabelo, desobstruindo as partículas de gordura acumuladas no folículo piloso, que nutra o bulbo capilar. A formulação dos shampoos deve promover limpeza sem agredir a estrutura dos fios oleosos.

Mitos Sobre Oleosidade

A Oleosidade não é Ruim

Para que você não fique desanimada com a oleosidade de suas madeixas é improtante entender que em níveis controlados ela não é prejudicial. Ela é produzida na região do couro cabeludo e protege seu cabelo contra quebra, desidratação e agentes externos como poluição.

Oleosidade Não produz Caspa naturalmente

Absolutamente não são todas aquelas que tem cabelos oleosos que apresentam caspa, assim como nem todas as pessoas que apresentam caspa têm cabelos oleosos. Porém o

excesso de oleosidade pode causar a dermatite seborreica, que é a caspa. Ela pode provocar coceira e passar uma falsa impressão de falta de higiene, pelo fato de ficar visível nos fios e roupas.

Não Use Produtos Caseiros

Todas já ouvimos falar do uso de materiais caseiros como álcool, vinagre ou limão para eliminar a oleosidade. Além de não terem efeitos comprovados clinicamente podem em alguns casos, serem danosos aos fios, pois irão secar os fios, desidratando-os, o que pode causar irritação e mesmo dermatite de contato. Para que um produto para os cabelos ou pele seja comercializado são realizados vários estudos e testes, sendo necessária a aprovação de seu uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não utilizar um produto testado clinicamente e aprovado por um órgão regulador para utilizar uma receita caseira, sem nenhum tipo de estudo, teste ou controle, pode ser perigoso. Procure sempre por produtos feitos em laboratórios, com registro na Anvisa e que tenham um farmacêutico clínico responsável

Dicas Práticas

Use os Cabelos Soltos – Mantenha os cabelos sempre soltos, evite usar boinas, lenços, toucas ou chapéus. Elas podem impedir a ventilação do couro cabeludo.

Não Massageie – Não passe as mãos ou escove demais os cabelos. Evite também massagear o couro cabeludo. Esses hábitos estimulam a produção de óleo.

Use shampoos adequados – Utilize shampoos adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos, sendo o mais indicado ir alternando o uso entre eles.

Indicação de Produto:

Linha Soft – Controle de Oleosidade

A linha Soft Controle de Oleosidade é ideal para cabelos mistos e oleosos, pois alia alta tecnologia com propriedades reguladoras e purificantes que controlam o excesso de sebo, tratam a foliculite, nutrem os fios e limpam profundamente o couro cabeludo. O resultado do uso contínuo são cabelos limpos, com mais brilho, leveza e movimento.

Aqui você encontra mais informações deste produto.

Gostou das nossas Dicas para Cabelos Oleosos? Confira este post e aprenda sobre as Fases da Lua para Cortar o Cabelo. Compartilhe com as amigas em suas redes sociais. Os admiradores não vão saber lidar com tanta beleza junta

Compartilhe: