sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Fitagem

blog-fitagem

Por:Soft Hair
Soft Hair

19

maio 2017

Quem tem cabelos ondulados, cacheados ou crespos, sabe que muitas vezes conseguir a definição e o volume desejados pode ser difícil. Para isso, existem diversas técnicas de finalização dos fios que ajudam a deixá-los modelados e do jeito que a gente gosta. Uma das finalizações mais conhecidas é a fitagem no cabelo.

Ainda assim, muitas pessoas não conhecem essa técnica tão simples e prática. Pensando nisso, criamos este post para explicar o que é esse método e como fazer a fitagem no cabelo. Confira.

O que é fitagem?

A fitagem é uma técnica muito utilizada por pessoas com cabelos cacheados, para defini-los com precisão. Trata-se de um processo simples, que pode ser feito em casa, sem nenhum equipamento como babyliss ou difusor. Você vai precisar apenas dos seus dedos e de um creme finalizador.

Os benefícios da fitagem são maravilhosos: ela define os cachos, controla o volume e evita o surgimento de frizz, já que o cabelo ficará muito mais modelado. A duração dos seus efeitos vai depender de cada pessoa. Se você mexe muito nas madeixas, os anéis poderão se desfazer com rapidez. Então, quanto menos passar a mão neles, mais tempo durarão.

Como fazê-la?

Fazer a fitagem nos cabelos é um processo fácil e rápido. A seguir, veja o passo a passo da técnica e mãos à obra!

  • Depois do banho, com os fios ainda úmidos, divida o cabelo em partes; geralmente cinco são suficiente;
  • com o creme para pentear (a Soft Hair tem várias opções), aplique um pouco do produto em uma das mechas, começando pela parte de baixo, e penteie os cabelos com os dedos, separando-os como se fossem fitas;
  • distribua o creme pela extensão da mecha, usando sempre os dedos. Faça movimentos firmes, como que alisando o cabelo. Ao finalizar esse processo, verá que a mecha se dividiu em três “fitas”;
  • amasse as “fitas” com as mãos, em direção à raiz. Seus cachos já estarão bem mais definidos e modelados, pois cada parte dará origem a um cachinho;
  • repita a técnica em todo o cabelo e pronto. Vai arrasar!
  • caso queira mais volume, uma dica é usar um pente garfo. Para isso, basta usá-lo na raiz do cabelo, separando e desgrudando os fios do couro cabeludo.

Dica: caso esteja com pressa e não possa esperar o cabelo secar naturalmente, uma boa opção é usar um difusor. Essa peça encaixa no secador de cabelo e distribui o vento igualmente, secando os fios sem danificar ou perder a definição.

Quais produtos utilizar?

Como mencionamos, para fazer a fitagem basta ter um finalizador ou creme para pentear e usar os dedos. Existem alguns tipos de finalizador que podem auxiliar ao longo do dia:

Creme para pentear

Esse tipo de creme é o mais tradicional para pentear e desembaraçar os fios. Atualmente, existem versões específicas para cada tipo de cacho e o efeito desejado, como mais volume ou definição. O seu uso é recomendado logo após a lavagem com os fios ainda úmidos, mas uma dica para ajudar no day after é colocar uma quantidade do produto com água em um borrifador e aplicar nos cabelos.

Gelatina

gelatina para cabelos é um recente aliado de quem tem cabelos cacheados ou crespos. Esse produto ajuda a dar definição aos fios. Para a fitagem, a dica é misturar pequena quantidade ao finalizador que vai usar. Isso ajudará a dar mais definição e a manter os cachos modelados por mais tempo.

Óleo de coco

O óleo de coco se tornou um queridinho das aliadas, porque pode ser usado de diversas maneiras para ajudar a hidratar e modelar os fios. Uma dica é colocar pequena quantidade do óleo no seu pote de finalizador. Dessa maneira, quando aplicar o produto nos fios, eles ficam mais definidos e hidratados.

Outra técnica muito comum é a umectação, que consiste em espalhar o óleo ao longo dos fios e deixar agir por um período de tempo. Pode ser à noite, enquanto está dormindo, ou por 20 minutos e depois enxaguar normalmente.

Realçador de cachos

Esse produto funciona superbem para o day after. O realçador de cachos tem uma fórmula mais líquida, com óleos naturais em seus ingredientes. O ideal é borrifar o produto ao longo dos fios e amassar com as mãos para realçar e modelar os cachos.

Para cuidar dos seus fios anelados e fazer a fitagem, o ideal é usar produtos de marcas tradicionais e reconhecidas. A Soft Hair tem uma linha exclusiva para cachos, com produtos desenvolvidos especialmente para cada tipo de cacho e todas as etapas dos cuidados para o dia a dia.

Agora que você já sabe o que é fitagem no cabelo e como fazer dá até vontade de colocar a técnica em prática, não é mesmo? Aproveite e assine a newsletter para ficar por dentro de mais dicas como estas.

Compartilhe: