Cabelos 19/05/2017

Fitagem: o que você precisa saber sobre essa técnica

Quem não sonha com cabelos sempre sedosos, disciplinados e com aquele brilho saudável? Todas nós, certo? Para isso, existe uma infinidade de técnicas que podem dar aquele “up” no visual dos fios, deixando-os mais alinhados e definidos. A fitagem é uma dessas técnicas, que nada mais é do que um tipo de finalização que ajuda na definição do fio, proporcionando um resultado incrível.

A fitagem é uma técnica que pode ser feita em diferentes tipos de cabelos. Entre eles, estão os crespos, os cacheados e os ondulados. É um processo simples, que pode ser feito em casa, sem nenhum equipamento especial. Você só vai precisar dos seus dedos e de um creme finalizador. Fácil e econômico! Quer coisa melhor? Sem contar que essa técnica também é uma ótima solução para manter os cachos definidos, quando se está em fase de transição capilar.

Quer conhecer todos os benefícios da fitagem e saber como fazê-la da melhor forma? Confira, a seguir, todo o passo a passo. Boa leitura!

Como surgiu a fitagem?

Para quem ainda não conhece bem a técnica, vale conhecer o motivo desse nome. Ele remete ao que fazemos com as fitas usadas para fechar os pacotes de presente. Quando queremos deixar o laço com as pontinhas enroladas, não pegamos o fitilho e esticamos com a tesoura ou a régua? Depois de soltar, ela não fica toda enroladinha? Pois é, essa é a origem da fitagem!

No cabelo, é a mesma coisa. O objetivo é esticar mecha por mecha para baixo e, ao soltá-las, elas ficarão com o cacho bem definido. Além disso, a fitagem é um procedimento fácil e rápido de fazer. Com alguma prática, o processo pode levar apenas vinte minutos. Porém, para cada tipo de cabelo, há diferenças importantes que merecem atenção. Confira a seguir:

  • cabelos crespos: nesse tipo de cabelo, o encolhimento e a definição acontecem com muita facilidade. Por essa razão, a melhor maneira de fazer a fitagem é ir puxando as mechas com o creme finalizador e depois soltar. Assim, o cabelo fica definido sem adquirir aquele aspecto de compactado;
  • cabelos cacheados: esse tipo de cabelo fica definido com muita facilidade também. Logo, só de separar as fitas, passar o creme e soltar o cabelo da raiz, ele já vai formando o cacho. Evite amassar, mas, se sentir necessidade, para tirar o excesso de água, por exemplo, faça com leveza sem apertar muito as mechas. Isso garante um cabelo mais soltinho;
  • cabelos ondulados: os fios pesam mais facilmente e definem com mais dificuldade. Por isso, o ideal é fazer menos fitas e que elas sejam finas. Dessa forma, você evita que o cabelo fique pesado. Além disso, o cabelo ondulado precisa ser estimulado. Então, depois de fazer as fitas, vá amassando o cabelo de baixo para cima.

Quais são os tipos de fitagem?

É importante conhecer os diferentes tipos de fitagem. Assim, você pode escolher o que mais se adequa à sua necessidade e ao seu tipo de cabelo. Cada método oferece um resultado diferente. Por exemplo, você pode começar pelas pontas e ir subindo para a raiz ou começar pela raiz e ir descendo até as pontas. Tudo vai depender da intenção. Sabendo qual tipo combina mais com você, o resultado, certamente, será o melhor. Veja só:

Tradicional

Na fitagem tradicional, basta dividir o cabelo em diversas partes. Em seguida, divida em mechas e vá aplicando o creme sem enxágue, fazendo as fitas. Nesse tipo de fitagem, você pode escolher usar os dedos, um pente ou uma escova própria. Dependendo do tipo de cabelo, vale finalizar amassando as mechas. Depois, é só esperar secar.

Estruturada

A diferença da fitagem estruturada para a tradicional é a quantidade de produtos que você usa. Com o cabelo dividido em partes, a indicação é utilizar um óleo vegetal e massagear cada mecha. Em seguida, passe um leave-in perto da raiz e enluve a mecha com o creme de pentear. Depois de secar, passe um ativador de cachos. Essa técnica é mais demorada, mas define bem mais o cabelo e dura mais tempo.

Desconstruída

Esse tipo de fitagem é ideal para quem quer controle sem abrir mão daquele volume poderoso. Escolha produtos finalizadores mais leves e vá aplicando aos poucos. Como a ideia aqui é um visual mais despojado, a fitagem pode e deve ser feita em mechas mais grossas. Ela é perfeita para aquele dia em que você não está com tempo e quer um cabelo mais volumoso e os fios mais soltinhos.

Plopping

Essa técnica é muito simples de fazer e pode complementar outros tipos de finalização. No plopping, as mechas vão ficar presas em um tecido, preferencialmente, de algodão, como se fosse uma touca. O objetivo é abafar o cabelo, deixando-o mais definido e sem frizz. Daí a importância de usar um tecido de fibra natural. O tempo para deixar o tecido vai depender do seu gosto pessoal. Há quem deixe por trinta minutos e quem deixe por mais tempo.

Como podemos perceber, a fitagem não é algo engessado e não existe um método certo ou errado. Tudo depende do resultado que se pretende com o cabelo. Há quem prefira fazer a técnica até mesmo com o cabelo solto, o que dificulta mais na definição. Porém, o mais importante é saber que a fitagem possui muitas variações. Você pode testar todas e praticar.

Quais os benefícios da fitagem?

Independentemente do tipo de cabelo, toda mulher quer ter os fios definidos e longe do frizz. Dessa forma, a fitagem é uma técnica de texturização muito eficaz, que ajuda a definir os cachos e ainda conta com benefícios maravilhosos, como a diminuição daquele aspecto armado. Incrível não é mesmo? Alguns deles são:

  • definição dos cachos;
  • controle de volume;
  • proteção contra o frizz;
  • mais brilho e maciez;
  • boa duração e vários “day after”.

Vale a pena destacar que, no caso da duração, os efeitos vão depender de cada pessoa. Geralmente, a fitagem pode durar quase uma semana. Contudo, se você mexer muito nas madeixas, os anéis poderão se desfazer com certa rapidez. Então, você já sabe, quanto menos passar a mão neles, mais tempo eles vão durar. Outro truque poderoso é borrifar o cabelo com água no “day after”. Nos dias seguintes, faça uma mistura de água e óleo capilar e aplique nas partes que estiverem amassadas ou sem brilho.

Como escolher o produto certo para o meu cabelo?

Quem quer garantir uma excelente duração da fitagem, precisa usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Essa é a maneira ideal de garantir um visual impecável. Além disso, é importante não exagerar na quantidade de leave-in ou creme de pentear, para evitar problemas como caspa. Também é bom encontrar um equilíbrio entre a fitagem e a lavagem para que não surjam problemas no couro cabeludo ou danos nos fios.

Existem cremes para pentear com as mais diferentes texturas, das mais finas às mais densas, com variados ativos em sua composição. Logo, a escolha do produto certo faz toda a diferença no resultado final. Um cabelo ondulado pode agradecer se a fitagem for finalizada com uma gelatina. Já o cabelo cacheado se adapta facilmente a qualquer textura. O crespo precisa de um finalizador que contenha óleo em sua composição. Pensando nessa diversidade toda, a Soft Hair possui opções variadas de cremes de pentear e muitas alternativas de finalizadores que proporcionam os benefícios certos para cada tipo de cabelo.

Qual o passo a passo da fitagem?

Basicamente, o passo a passo da fitagem é muito simples. Depois de lavar as madeixas, com os fios desembaraçados e ainda úmidos, faça uma divisão em, mais ou menos, cinco partes — na nuca, nas duas laterais, em cima e no centro. Com o auxílio de um pente médio ou com os dedos, divida cada parte em mechas menores. Em seguida, distribua o creme de pentear pela extensão da mecha, fazendo movimentos firmes para baixo com os dedos.

A Máscara Misturinha Estimulante de Cachos ou a Máscara Misturinha Potencializadora de cachos são fortes aliadas para que os cachos fiquem mais definidos com efeito duradouro. Além do mais, você pode usar a máscara de sua preferência com outros produtos para nutrir, hidratar ou reconstruir os fios. Com o creme nas mechas, amasse-as em direção à raiz, igual fazemos com as fitas. Nessa fase, seus cachos já estarão bem mais modelados. Faça esse processo em todo o cabelo. Para evitar o frizz e conquistar mais definição, você pode deixar secar naturalmente ou usar secador com difusor.

Viu só como a fitagem é uma técnica simples de definição de cachos? Contudo, vale lembrar que qualquer procedimento capilar só terá um excelente resultado, se o cabelo estiver saudável e bem tratado. Por isso, aqui vai uma dica de ouro para potencializar os cuidados com o cabelo: faça do cronograma capilar mais um aliado, pois um cabelo que passou pela restauração, que está hidratado e com a nutrição em dia responde muito melhor à finalização e os fios vão ficar bem mais definidos e bonitos por mais tempo!

Quer ficar por dentro de todos os segredos para ter cachos incríveis? Então, curta a nossa página no Facebook, pois lá você encontra muito conteúdos!