sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Hidratação demais estraga o Cabelo?

28_03_BLOG

Por:Soft Hair
Cabelo

04

abr. 2018

Será que a Hidratação feita em excesso pode mesmo prejudicar nossas madeixas? Apesar de seguir corretamente os passos do cronograma de cuidados capilares seu cabelão fica pesado? O que pode estar realmente acontecendo é a falta de produtos adequados ao seu tipo de cabelo. Confira!

A Importância da Hidratação

Dentro do cronograma de cuidado capilar a hidratação possui o objetivo de repor a água e os aminoácidos essenciais perdidos pelos cabelos, quer seja por causa de agressões externas, por uso de instrumentos de calor ou de procedimentos químicos como alisamentos, descolorações,  tinturas e tonalizações. Entre os principais produtos hidratantes estão o shampoo, a máscara, o condicionador, os óleos e o leave-in. O resultado obtido com a hidratação é o tratamento da aspereza, fragilidade, opacidade, porosidade, quebra e ressecamento, deixando os cabelos com mais brilho, mais fortes, macios, leves e com um caimento mais natural.

Hidratação em excesso é mesmo prejudicial?

Existem pelo menos duas situações que podem nos levar a pensar que hidratar em excesso os cabelos pode ser prejudicial para a saúde dos fios:

. Quando se lava os cabelos todos os dias, fazendo com que as fibras capilares necessitem de produtos específicos para um melhor resultado final após a secagem.

. Quando se lava os cabelos nos dias recomendados mas não se segue um ciclo de cronograma capilar, onde a parte de hidratação é a única etapa realizada sempre.

Não se enganem: Veremos mais abaixo como identificar os reais causadores do aspecto pesado e sem vida em suas madeixas.  

Hidratantes x Tipos de Cabelo

Se você já sentiu os cabelos pesados devido à hidratação excessiva é muito provável que isso se deva à uma escolha equivocada dos produtos que está usando atualmente. Hoje em dia existem hidratantes capilares para todos os tipos de fio, sendo os fios mais finos e leves os que tendem a sofrer com a sensação de cabelos oleosos devido a um possível excesso de hidratação. Usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo é essencial. As máscaras nutritivas dão mais certo com cabelos cacheados, porém se utilizadas em cabelos fios ou oleosos mais de uma vez na semana podem deixar os fios pesados.

Dica: A aplicação também é muito importante – sempre da metade do comprimento para baixo, e nunca aplicar nas raízes.

Atenção na Composição e uso dos Produtos

Utilize somente máscaras hidratantes nas suas hidratações. As hidratações feitas de forma adequada e com produto correto não sobrecarregam os fios. Confira nos rótulos dos produtos (shampoo, condicionador, máscara, creme de pentear) se eles possuem queratina na composição e caso tenha procure sempre dar uma intercalada entre os produtos. Se a sua máscara for somente hidratante, que contenha na composição Glicerina e D’Pantenol, você pode usar toda vez que lavar os cabelos. Já as máscaras reconstrutoras não podem nem devem ser usadas todos os dias, porque seus componentes como a queratina, creatina e aminoácidos podem deixar o cabelo rígido.

Excesso de Queratina: o Real Culpado

A queratina em excesso pode deixar o cabelo tão rígido ao ponto de promover sua quebra. O cabelo com excesso de queratina fica duro ou pesado, e é exatamente neste momento que surge a falsa impressão de que o cabelo está com excesso de hidratação, quando na verdade o que realmente está ocorrendo é que o cabelo está sobrecarregado com produtos reconstrutores. O que é facilmente identificado pois o cabelo fica duro, sem brilho e sem movimento.

Excesso de Queratina em Cabelos Crespos

Geralmente quem tem as madeixas crespas e cacheadas tem cabelos secos por natureza, sendo a hidratação intensiva não somente benéfica como também essencial. Porém se você tende a usar produtos que possuem queratina nos seus princípios ativos, fique atenta. Tratamentos nutritivos profundos são inofensivos, porém os que possuem altos níveis de queratina em sua formulação não devem ser usados com frequência. Estes produtos, que são destinados a reparar os cabelos danificados por procedimentos químicos diversos e que se encontram bastante porosos, indicados para o efeito desejado, em excesso tendem a deixar os fios secos e quebradiços devido ao seu alto teor proteico.

Respondendo a Dúvida: O cabelo não fica com excesso de hidratação, ele fica sobrecarregado se você utilizar produtos com ativos reconstrutores ou nutritivos além do recomendado dentro do cronograma de cuidado capilar e seu tipo de cabelo, o que vai causar essa impressão.

Gostou das dicas sobre se a Hidratação em excesso estraga o cabelo? Confira este post e aprenda a diferença entre Hidratação e Nutrição.

Compartilhe: