sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Qual a diferença entre Selagem e Blindagem?

Por:Soft Hair
Cabelo

27

abr. 2018

Manutenção é tudo na vida, e para os cabelos ela pode ser a solução para manter a saúde dos fios em dia. Com inúmeros tratamentos de beleza existentes no mercado, fica até difícil saber qual funciona melhor para você. Saber escolher entre blindagem e selagem pode fazer a diferença na hora de aplicar o tratamento mais adequado em suas madeixas.

Essas são duas técnicas muito semelhantes, mas diferentes na aplicação e no resultado final. Selecionamos os principais pontos delas, com dicas de uso e cuidados para auxiliar você na identificação do tratamento ideal para os fios, de acordo com seus objetivos. Confira!

Selagem

A selagem é indicada principalmente para cabelos muito danificados pelo dia a dia e por outros processos químicos. Seu objetivo principal é nutrir e reparar os fios, trazendo de volta o brilho, a saúde e a resistência dos cabelos.

Esse é um excelente tratamento para alisar e tratar cabelos danificados, além de reduzir o frizz e o volume com o uso de nutrientes, colágeno, silicone e outros produtos de hidratação, como a queratina. Pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo, especialmente nas madeixas mais crespas e encaracoladas.

Os efeitos da selagem duram em média de 2 a 3 meses, o que vai variar de acordo com os cuidados com o seu cabelo após o tratamento. Essa técnica também pode ser feita em casa, mas deve-se tomar muito cuidado para garantir o efeito desejado.

Lembre-se de que a selagem é um forte alisante capilar. Se você não quiser esse tipo de efeito, não aplique o produto apenas para testá-lo. Na dúvida, o mais recomendado é procurar um profissional de confiança num salão de sua preferência, que vai saber orientar você e aplicar o tratamento.

Pontos que merecem atenção

Se você quer hidratar seu cabelo e ao mesmo tempo alisá-lo, pode e deve usar essa técnica. Ela é perfeita pra quem tem cabelos muito crespos ou encaracolados. Mas lembre-se: os cachos não voltam mais, o tratamento é definitivo.

Por ser um tratamento químico, deve-se evitar a aplicação caso o cabelo tenha algum tipo de tintura ou descoloração. Esses procedimentos também devem ser evitados após a selagem, como são agressivos, podem danificar, enfraquecer e quebrar os fios.

Atente-se também sempre aos componente utilizados na fórmula. Muitos tratamentos de selagem contêm formol — químico que pode prejudicar seriamente a saúde. Alguns dos danos causados são queimaduras no couro cabeludo, queda de cabelo, ardência nos olhos, falta de ar e dor de cabeça.

Dicas sobre a selagem

É necessário seguir os cuidados recomendados para garantir melhores resultados. O ideal é que após a aplicação a pessoa use produtos para cabelos quimicamente tratados, que ajudam a manter a selagem por mais tempo. Outra dica é evitar ações que possam remover a selagem, como lavar os cabelos todos os dias ou com água quente e usar shampoo antirresíduos.

Os compostos químicos da selagem podem gerar caspa ou oleosidade excessiva. Tenha cuidado ao fazer a aplicação. Quando aplicado de maneira errada, o produto pode danificar os fios. Por isso, caso resolva fazer o tratamento em casa, leia a embalagem e siga o passo a passo indicado.

Blindagem

A blindagem surgiu para resolver de vez o problema dos cabelos ressecados e opacos, que sofrem com falta de hidratação, opacidade, procedimentos químicos agressivos e quebra. Esse tratamento é ideal para todos os tipos de fios, já que cria uma capa protetora, ou seja, uma blindagem para as madeixas contra novas agressões externas.

O procedimento funciona como uma reconstrução do fio de dentro para fora, com a reposição de nutrientes essenciais. Os produtos utilizados trazem ingredientes ricos em extratos vegetais, creatina, ácido hialurônico, queratina e ácido láctico, que agem fortalecendo, hidratando e nutrindo a fibra capilar.

Como diz o nome, o produto fecha as cutículas dos fios e forma uma capa protetora que recupera a saúde dos cabelos, protegendo-os contra danos futuros. O que consequentemente deixa as madeixas mais saudáveis, brilhantes e fortes.

Como funciona a blindagem?

No salão, o procedimento pode levar até duas horas e os benefícios mantêm-se por até quatro meses, dependendo dos cuidados com o cabelo pós-blindagem. É realizada uma higienização dos fios antes da aplicação do produto, que precisa de um tempo para agir, que pode variar de acordo com as instruções de cada fornecedor ou fabricante.

Em seguida é utilizado um selante ou queratina antes do enxágue, seguido pela secagem dos fios. O tempo de duração de cada uma das etapas vai depender do estado em que se encontra o cabelo. Quanto mais danificado, mais demorado é o processo de blindagem.

Em casa ou no salão?

É possível fazer o procedimento em casa, para isso, basta comprar o produto em lojas especializadas. A diferença é que ao fazer no salão, os produtos utilizados normalmente tem maior concentração de componentes ativos, se comparados aos itens usados em casa. Além disso, é possível contar com a experiência do profissional na aplicação dos procedimentos.

Após a blindagem, o ideal é lavar os fios dia sim dia não, para manter o resultado por mais tempo. Outra dica é evitar o uso de shampoos antirresíduos, que tendem a remover os componentes do tratamento.

Como fazer o procedimento em casa?

Para fazer a blindagem em casa, lave o cabelo com um shampoo antirresíduos. Enxágue os fios e aplique um banho de queratina. Deixe o produto agir por 10 minutos e enxágue novamente. Separe o cabelo em mechas e aplique uma máscara hidratante, massageando todo o cabelo. Deixe agir por 30 minutos e enxágue muito bem. Com o cabelo ainda úmido, aplique o leave-in.

Atenção: a blindagem não alisa o fio. Qualquer blindagem que alise o cabelo deixa de ser blindagem e passa a ser um tipo de escova progressiva. A verdadeira blindagem não alisa e nem deixa os fios com menos volume.

O objetivo dela é somente o realinhamento dos fios e a hidratação. Caso encontre na fórmula ingredientes que possam alisar os cabelo, como o formol, não use esse produto.

Diferenças entre os dois procedimentos

Como podemos verificar, as duas técnicas têm algumas semelhanças. Contudo,  como citamos no início, a principal diferença entre elas é a aplicação e o resultado final. A blindagem busca criar uma barreira nos fios, fixando-se um pouco mais nos cabelos e hidratando as madeixas. A selagem também hidrata, mas alisa o cabelo enquanto realiza a hidratação.

A selagem é feita com um redutor de volume. Se você não quer fazer uma progressiva e busca algum tratamento mais natural e menos agressivo, que reduza o volume e alise seu cabelo, a selagem é uma ótima opção.

Caso já tenha algum tipo de alisamento, o ideal é fazer um teste de mecha (teste em que é verificada a compatibilidade dos tratamentos com os fios) para ter certeza de que o cabelo vai aguentar o novo procedimento e não será danificado.

Por outro lado, a blindagem serve para a reconstrução dos fios quimicamente tratados, danificados ou sem vida. É um processo de reconstrução e cauterização da cutícula. Não vai alisar o seu cabelo, vai apenas reconstruir a estrutura dos fios.

Esse tipo de tratamento pode ser realizado também por quem já tem algum alisamento, tintura ou clareamento nas madeixas. Por não conter nenhum tipo de químico ou alisante que interfira nos fios, não vai danificar o cabelo.

Lembre-se sempre de que, independentemente do tratamento, o ideal é utilizar produtos de marcas confiáveis. Por isso, ainda que você faça o procedimento no salão ou em casa, confira sempre a procedência do produto utilizado para que não ocorra nenhum problema posteriormente.

Por fim, é importante ressaltar que quem tem cabelos oleosos não precisa passar por esses processos. Basta usar um bom shampoo e uma máscara hidratante de qualidade semanalmente. Uma dica legal é investir em um cronograma capilar, que ajuda a nutrir, reconstruir e hidratar os fios.

A escolha do tratamento vai depender do que a pessoa deseja para seu cabelo. Caso prefira somente a hidratação, a melhor opção é a blindagem. Já quem está a procura de um tratamento que hidrate e alise os fios deve apostar na selagem.

E aí, gostou das nossas dicas sobre as diferenças entre blindagem e selagem? Acha que elas podem funcionar para você? Aproveite e entre em contato conosco para que possamos ajudar a encontrar a melhor solução para os seus fios.

Compartilhe: