Cabelos 27/04/2018

Qual a diferença entre Selagem e Blindagem?

Manutenção é tudo na vida. Saber escolher entre Blindagem e Selagem pode fazer a diferença na hora de aplicar o tratamento mais adequado em seu cabelão. Duas técnicas muito semelhantes, tanto no efeito como na composição, mas diferentes na aplicação e no resultado final. Selecionamos os principais pontos destas técnicas, com dicas de uso e cuidados para te auxiliar na identificação do tratamento ideal para suas madeixas de acordo com seus objetivos.

Confira!

Selagem

Excelente tratamento para alisar e tratar cabelos danificados, além de reduzir o frizz e o volume com o uso de nutrientes, colágeno, silicone e outros produtos de hidratação como a queratina. Pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo, especialmente nas madeixas mais crespas e encaracoladas. Os efeitos da Selagem em suas madeixas duram em média de 2 a 3 meses, o que vai variar de acordo com os cuidados com seu cabelo após o tratamento. Esta técnica também pode ser feita em casa, mas deve-se tomar muito cuidado com o efeito desejado. Lembre-se que é um forte alisante capilar. Se você não quiser esse tipo de efeito não aplique apenas para testar. Na dúvida o mais recomendado é procurar um profissional num salão de sua preferência, que vai saber te orientar e aplicar o tratamento, se este for o seu objetivo para suas madeixas.

Atenção: se você quer hidratar seu cabelo e ao mesmo tempo alisá-lo, pode e deve usar esta técnica, ela é perfeita pra quem tem cabelos muito crespos ou encaracolados. Mas lembre-se: os cachos não voltam mais, o tratamento é definitivo.

Dica: É necessário seguir os cuidados recomendados para garantir melhores resultados. Os compostos químicos da selagem podem gerar caspa ou oleosidade excessiva. Tenha cuidado ao fazer a aplicação.

Blindagem

A Blindagem surgiu para resolver de vez o problema dos cabelos ressecados e opacos, que sofrem com a ação de químicas agressivas e falta de hidratação. Este tratamento capilar é indicado para todos os tipos de fios, já que é capaz de “blindar” as madeixas contra novas agressões externas. O procedimento funciona como uma reconstrução do fio de dentro para fora, com a reposição de nutrientes essenciais. Os produtos utilizados trazem princípios ativos ricos em queratina, creatina, extratos vegetais, ácido láctico e ácido hialurônico, que agem nutrindo e fortalecendo a fibra capilar. Forma-se uma camada protetora que deixa os cabelos mais saudáveis, garantindo proteção contra  danos futuros.

Como funciona a Blindagem

O procedimento no salão pode durar até duas horas e os benefícios aos fios seguem por até quatro meses, dependendo dos cuidados com o cabelo pós-blindagem. É realizada uma higienização dos fios antes da aplicação do produto, que precisa de um tempo para agir, que pode variar de acordo com as instruções de cada fornecedor ou fabricante. Em seguida é utilizado um selante ou queratina antes do enxágue, seguido pela secagem dos fios. O tempo de duração de cada uma das etapas pode variar de acordo com o estado do cabelo. Quanto mais danificado, mais longo é o processo de Blindagem.

Em casa ou no salão?

É possível fazer a blindagem capilar em casa, usando produtos adquiridos em lojas especializadas. A diferença de fazer no salão é a qualidade dos itens utilizados, que normalmente tem a concentração maior de princípios ativos que os produtos usados em casa, além da experiência do profissional do salão na aplicação dos procedimentos.

Fazendo em Casa

Para fazer em casa, lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos. Enxágue os fios e aplique um banho de queratina. Deixe o produto agir por 10 minutos e enxágue novamente. Separe o cabelo em mechas e aplique uma máscara hidratante massageando todo o cabelo. Deixe agir por 10 minutos e enxague muito bem. Com o cabelo ainda úmido, aplique o leave-in.

Atenção: a blindagem não alisa o fio de cabelo. Qualquer blindagem que alise o cabelo, deixa de ser blindagem e passa a ser um tipo de escova progressiva. A verdadeira blindagem não alisa e nem deixa os fios com menos volume. O objetivo dela é somente a realinhagem de fios e a hidratação.

 

 

Qual é a Diferença

Como podemos verificar as duas técnicas são muito parecidas, tanto no efeito como na composição. A principal diferença é a aplicação e o resultado final. A Blindagem visa fixar-se um pouco mais nos cabelos, hidratando os fios. A Selagem também hidrata, mas alisa o cabelo enquanto realiza a hidratação.

. A Selagem é feita com redutor de volume. Se você não quer fazer uma Progressiva e busca algum tratamento mais natural e menos agressivo que reduza o volume e alise seu cabelo, a opção é a Selagem.

. A Blindagem é para a reconstrução dos fios quimicamente tratados, danificados ou sem vida. É um processo de Reconstrução e Cauterização da cutícula. Não vai alisar o seu cabelo, vai reconstruir a estrutura dos fios de seu cabelo.

Última e importante dica: Aquelas de nós que tem cabelos oleosos não precisam passar por estes processos. Basta usar um bom shampoo e máscara hidratante semanalmente.

Gostou das nossas dicas sobre a Diferença entre Blindagem e Selagem? Confira este post e descubra Quais as principais vitaminas para o cabelo.