sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Quem tem Cabelo Oleoso pode usar Óleos?

26_03_BLOG

Por:Soft Hair
Cabelo

05

abr. 2018

Já passou da hora de acabarmos com este mito. Quem tem cabelos oleosos pode sim usar óleos de origem vegetal e receber todos os benefícios destes produtos, como mais brilho e maciez em seu cabelão. Selecionamos tudo o que você precisa saber em termos de cuidados, dicas de uso e os produtos mais indicados para quem tem os fios oleosos. Descubra hoje mesmo todo o poder das suas madeixas e arrase por onde passar.

Confira!

Óleos x Cabelos Oleosos: Fim do Mito

Aquelas de nós que possuem fios oleosos não precisam temer produtos que contenham óleo em sua composição. A oleosidade na raiz é comum na maioria das mulheres, apesar disso muitas ainda têm dúvidas se podem ou não utilizar produtos à base de óleo, que oferecem brilho e maciez aos fios. A resposta é sim, mas vai depender do seu objetivo: seja para controlar a oleosidade, hidratar, nutrir ou reconstruir. Para cada uma destas etapas você pode escolher um tipo de óleo que atenda à sua necessidade, desde que este óleo seja indicado para cabelos oleosos. Alguns óleos vegetais podem até mesmo ajudar a equilibrar o oleosidade produzida, como o óleo de jojoba. Ele é um dos óleos mais leves, regula a produção de oleosidade no couro cabeludo e não obsbtrui os poros.

Dica: Óleos devem ser utilizados nos fios e não no couro cabeludo, exceto óleo de rícino, que auxilia no crescimento e óleo de jojoba que elimina o sebo que forma-se no couro cabeludo.

2 Cuidados Básicos com Uso de Óleo

Frequência de Uso – 1 ou 2 vezes na semana(máximo) é o suficiente para o tratamento semanal.

Quantidade – A quantidade a utilizar é a necessária para que seja absorvida pelos fios. Óleo não piora a oleosidade mas precisa ser usado corretamente, nada de exagero.

O Que Evitar

Ao contrário do que muitas pensam, os cabelos oleosos não devem ser lavados todos os dias e o uso de shampoo específico para os fios também deve ser controlado. Shampoo para cabelos oleosos não deve ser utilizado constantemente pois causa o mesmo efeito da água quente: o couro cabeludo fica ressecado e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo para hidratar a fibra capilar. Pensando nisso, alterne as lavagens com produtos que atendam outras necessidades do fio, como os voltados para cabelos coloridos.

Cuidados com Cabelos Oleosos

– Não lave seus cabelos com água quente, somente morna. No final da higienização dos fios, a água fria ajuda a garantir o controle da oleosidade.

– Não aplique condicionador próximo ao couro cabeludo.

– Evite usar creme para pentear sem enxágue.

– Muita atenção com os shampoos anti-resíduos: eles só devem ser usados de preferência quando os fios estiverem muito sujos e no máximo duas vezes por semana.

Cremes de pentear e Defrizantes são protetores dos fios, podem e devem ser usados em cabelos oleosos. É importante escolher ativos que não sejam oleosos.

Dica Extra: Usar shampoo para volume também é uma boa opção. Eles não deixam a raiz oleosa e também não ressecam a fibra, que é o que acontece com a maioria dos shampoos para cabelos oleosos.

Máscaras de Tratamento em Cabelos Oleosos

Cuidar das madeixas frequentemente é preciso, uma vez que os tratamentos feitos em casa ou no salão trazem mais saúde e vitalidade aos fios. Pode-se optar por máscaras que tratam os fios em suas necesidades, sem que eles fiquem mais oleosos. Quanto ao tipo de máscara, esta deve ser escolhida considerando o estado da fibra capilar. Se você estiver em dúvida busque a orientação de um profissional, que certamente vai saber avaliar e te orientar adequadamente.

Segredinho para retirar óleo dos fios: Depois da utilização do óleo, antes de lavar os fios com shampoo, passe uma  máscara de tratamento. Depois lave normalmente. 

Óleo de Argan, uma aliado dos Cabelos Oleosos

O óleo de argan, também chamado de “ouro marroquino” possui propriedades hidratantes, efeito antioxidante e regenerativo dos fios. Rico também em vitamina A, D e E, oferece maciez e brilho, deixando os cabelos mais sedosos. Apesar de todos estes benefícios muitas mulheres com cabelos oleosos ficam com dúvidas se ele também é indicado para seu tipo de cabelo. A boa notícia é que ele é indicado SIM e pode ser incluído nos cuidados diários com suas madeixas. Ainda que os fios com mais oleosidade necessitem de mais cuidados, o óleo de argan pode ser utilizado para hidratação capilar.

Segredinho: O óleo de Argan é muito semelhante à nossa hidratação natural. Devido à essa propriedade ele consegue ser melhor absorvido e adere melhor à fibra, sem que os fios fiquem pesados ou oleosos. Este é o diferencial em relação a outros reparadores, que realmente podem piorar em muito a oleosidade das suas madeixas.

Dica: além das hidratações com o óleo de argan é preciso usar shampoos anti-resíduos pelo menos uma vez por semana.

Gostou das dicas sobre se Cabelos Oleosos podem usar Óleos? Confira este post e aprenda mais Dicas para Cabelos Oleosos.

Compartilhe: