Cabelo 25/02/2019

Técnica U.C.P.E.: conheça o método indicado para cabelos ressecados

Atualmente, existem diferentes métodos e produtos para cuidar dos fios. Na busca por reverter e tratar cabelos altamente ressecados, um procedimento que ganha muito destaque é a técnica U.C.P.E. Essa sigla corresponde às etapas de umectação, condicionamento, pausa e enxágue.

Esse procedimento, além de oferecer uma potente hidratação aos fios, auxilia na retirada dos óleos utilizados durante a umectação, mas sem que o tratamento vá pelo ralo. Afinal, para não deixar o cabelo pesado após esse processo, algumas mulheres exageram no uso do shampoo.

Para que você possa aplicar a técnica U.C.P.E nos seus fios, confira a seguir o passo a passo e as dicas para o processo.

Umectar

A umectação é a técnica de utilizar óleos vegetais puros nos fios e no couro cabeludo. Quando se usa, por exemplo, óleo de coco puro, azeite de oliva extra virgem e outros óleos vegetais, acontece uma reposição de nutrientes. Com isso, adeus ressecamento, frizz e aspecto de cabelo opaco e áspero.

Esse processo pode ser feito de duas maneiras.

A primeira delas é aplicar o óleo e deixar agir entre 30 minutos e duas horas.

Já a segunda é dormir com o produto no cabelo e retirar somente no outro dia pela manhã, garantindo um resultado mais intenso em fios que estejam extra ressecados.

Para aplicar, basta passar o óleo vegetal em todo o comprimento e massagear muito bem o couro cabelo para ativar a circulação sanguínea.

Condicionar

Essa etapa é a que garante o diferencial da técnica U.C.P.E. Aqui, você condicionará os fios ainda com o óleo vegetal no cabelo. Esse processo evita a perda de toda a sua hidratação com o uso excessivo do shampoo após a umectação.

Isso pode ser feito com condicionador comum, máscara para hidratação ou creme limpante. Mas não economize! É preciso condicionar e envolver muito bem todos os fios, da raiz às pontas. O melhor: você não ficará com o cabelo oleoso.

Pausar

Essa etapa da técnica U.C.P.E, como o próprio nome indica, consiste em realmente fazer uma pausa com o condicionador no cabelo.

Aqui não tem segredo! Esse procedimento é necessário para que o produto possa agir nos seus fios e deixá-los limpos e hidratados.

Para isso, basta esperar entre 10 e 15 minutos que já será o suficiente para o resultado desejado.

Enxaguar

Por último, chega a hora de enxaguar. Após deixar o condicionador agindo, é só ir para o chuveiro e retirar muito bem todo o produto e óleo.

Caso sinta necessidade, basta passar um pouco mais de creme, de modo que toda a umectação seja retirada e não deixe o cabelo com aspecto pesado e oleoso. Por fim, é só finalizar como de costume.

Ah! E é isso mesmo, não nos esquecemos do shampoo. Afinal, esse método serve justamente para evitar retirar toda a hidratação que você fez.

A técnica U.C.P.E pode ser utilizada em qualquer tipo de cabelo. Ela evita que os seus fios percam nutrientes e vitaminas que foram adquiridos na aplicação de óleos.

Porém, é imprescindível seguir as etapas religiosamente e utilizar somente óleos vegetais para a umectação.

Para ficar por dentro de mais dicas e técnicas que deixem o seu cabelo incrível, basta seguir a nossa página no Facebook!