sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Tonalizante ou Tinta?

27_03_BLOG

Por:Soft Hair
Cabelo

03

abr. 2018

Tudo na vida envolve escolhas. Escolher entre Tonalizante ou Tinta na hora de colorir suas madeixas é uma delas. É preciso considerar, entre outros fatores, qual resultado deseja e o tempo que pretende permanecer com a tonalidade nos fios do seu cabelão. Para facilitar sua escolha selecionamos as informações, benefícios e cuidados que você precisa levar em conta ao escolher entre tinta ou tonalizante.

Confira.

Tinta X Tonalizante: Qual a Diferença? 

Tinta

A tinta age em toda a estrutura do cabelo, abrindo em até 2 tons a cor dos cabelos naturais, mudando o tom de maneira permanente. Ela cobre 100% dos fios brancos. Tudo porque  age diretamente na parte interna dos fios, substituindo a cor dos cabelos naturais pela cor desejada. Por conter amônia e outros oxidantes a cor permanece por mais tempo. Para se fixar nos fios a tinta modifica a estrutura do cabelo, eliminando os pigmentos naturais dos fios, que são substituídos pelo pigmento da cor desejada. Sua formulação não é compatível com todo tipo de química, como hidróxido de sódio, entre outras químicas. Por conta disso fique atenta se pretende realizar algum outro procedimento químico nas madeixas pintadas, pois pode ocorrer incompatibilidade de ativos. Também devido à sua composição química mais concentrada a tinta pode promover o ressecamento dos fios, deixando-os ásperos. A tinta cobre os fios brancos completamente, assim como também pode clarear ou escurecer os cabelos.

Vantagens da Tinta

. Deixa os tons fortes;

. Cor intensa e uniforme;

. Cobre 100% de fios brancos;

. Os fios podem ser clareados;

. Possui efeito mais duradouro.

Desvantagens da Tinta

. É necessário retoque da raiz após 20 ou 30 dias;

. Em caso de aplicação de química é preciso fazer uma avaliação da compatibilidade dos fios;

. É mais agressiva e resseca mais;

. Deve ser evitada em cabelos já ressecados;

. Se não gostar do tom aplicado é preciso esperar cerca de 7 dias para uma reaplicação.

Tonalizante

O tonalizante é uma coloração semipermanente que deposita pigmentos de cor na cutícula do fio. Possui ação cosmética, desbotando à medida que se lava o cabelo. Por não possuir amônia em sua composição seus pigmentos não são capazes de penetrar na parte interna dos fios, o que diminui seu tempo de duração. Menos agressivo e indicado para alguns tipos de cabelos quimicamente tratados. Apesar de não possuir amônia, contém oxidante em sua formulação. O tonalizante banho de brilho além de não conter amônia, também é livre de oxidantes. Ele serve para realçar a cor e dar um banho de brilho aos cabelos.

Vantagens do tonalizante

. Os tons são bem suaves;

. A fórmula não contém amônia;

. Duração de 20 a 25 lavagens;

. Compatível com qualquer química;

. Dá brilho e não resseca os fios;

. Cobre cerca de 40% dos fios brancos;

. Se o resultado for insatisfatório, o produto pode ser reaplicado.

Desvantagens do Tonalizante:

. Curta duração;

. Cobre parcialmente os fios;

. Não clareia e nem escurece os fios.

O Tonalizante é indicado se você:

  • Busca mudança temporária ou quer dar brilho aos fios;
  • Tem pouco cabelo branco. A química do produto é capaz de cobrir até 40% dos fios sem cor. O tonalizante também é ótimo para quem gosta de madeixas brancas com efeito dourado;
  • Se submeteu a uma progressiva ou definitiva. O tonalizante não compromete a selagem dos fios feita pela escova.

Quer mudar a cor? Se você tonalizou mas não gostou do resultado pode aplicar outro tonalizante, desde que mantenha as nuances da cor aplicada. Tem intenção de clarear? Somente quando o tonalizante sair totalmente.

A Tinta é indicada se você: 

  • Deseja cobrir 100% das madeixas brancas. Também é indicado para mulheres que possuem apenas uma mecha larga de fios sem cor;
  • Quer fazer uma mudança radical. A coloração permanente, inclusive, consegue clarear fios sem química alguma;
  • Fez progressiva há mais de 15 dias e não quer usar tonalizante para mudar de cor. Consulte seu cabeleireiro antes da transformação para avaliar a condição dos fios e a compatibilidade da escova com a coloração.

Quer mudar a cor? Se aplicou tinta permanente e não gostou, evite aplicar outra logo em seguida, principalmente se os fios estiverem fracos e quebradiços. A reaplicação é recomendada, no mínimo, sete dias após o tingimento. A tinta deve ser retocada entre 20 e 30 dias após a aplicação, quando a raiz aparecer.

Cuidados com Tinta e Tonalizante

Ainda que possuam a mesma finalidade, colorir os fios, existem grandes diferenças entre a composição química da tinta permanente e a do tonalizante.

Em cabeleiras virgens – a primeira aplicação já pode ficar bem próxima à cor da embalagem, mas em cabelos tingidos anteriormente o ideal é investir antes na decapagem para não manchar os fios .

Tinta pode causar incompatibilidade com outras químicas – A tinta permanente não deve ser usada em pessoas com outros tipos de química no cabelo, como relaxamento e alisamento, porque podem ocorrer incompatibilidades como queda e reações adversas. Nesses casos o ideal é usar tonalizante, que além de realçar e dar brilho, agride menos.

Tonalizantes desbotam mais rápido – os tonalizantes formam uma película ao depositar pigmentos na cutícula do cabelo e por isso desbotam mais rápido. Por ter essa ação superficial os resultados ficam melhores quando as tonalidades aplicadas são semelhantes ao tom natural. A coloração da superfície apesar de agredir menos cobre apenas 70% dos fios brancos. É por isso que o tempo de retoque entre uma aplicação e outra deve ser menor.

Tonalizantes podem ser encontrados em formas diferentes no mercado – creme, shampoo, gel e mouse, mas todos possuem a mesma fórmula. Todas as opções têm o mesmo resultado e dependem da escolha da pessoa. O único que possui um outro efeito é o mousse, porque a espuma é mais fácil de ser manuseada e a aplicação pode ser realizada de forma localizada para fazer mechas ou um outro estilo nos cabelos.

Tonalizantes podem ser problemáticos para despigmentar os fios – Como eles formam uma película sob a cutícula do cabelo é extremamente difícil retirar os pigmentos totalmente da fibra capilar. Por conta disso é aconselhável que um profissional deva realizar a técnica para mensurar a quantidade de pigmentos a serem retirados em um novo procedimento químico.

Lembre-se: Independentemente da química utilizada – tinta ou tonalizante – use sempre shampoo e condicionador próprios para fios coloridos. Hidratá-los toda semana com máscaras indicadas para madeixas tingidas e usar leave-in com essa função também ajuda a prolongar a cor e o brilho.

Gostou das dicas sobre usar Tonalizante ou Tinta? Confira este post e aprenda os Benefícios do Neutralizante.

Compartilhe: