Cabelo 09/03/2019

Veja aqui 5 dicas incríveis de como tratar cabelo queimado

O uso frequente de objetos de calor, como secador, chapinha ou babyliss, e a exposição aos raios solares, químicas e cloro, pode deixar o cabelo queimado. Isso acontece porque esses fatores conseguem remover a água da fibra capilar, resultando em madeixas ressecadas, sem vida e com textura áspera.

Para voltar a exibir fios bonitos e saudáveis, é preciso devolver os nutrientes perdidos e eliminar possíveis partes que possam ter ficado comprometidas com a queimadura. A boa notícia é que preparamos um post especial com as melhores dicas para se livrar desse problema o mais rápido possível! Quer saber quais são? Então continue a leitura e confira!

1. Reduza o uso de químicas e objetos de calor

O primeiro passo para tratar o cabelo queimado é diminuir o uso de químicas, chapinha, secador e babyliss. Apesar de ajudarem a modelar os fios, esses elementos podem retirar a umidade da fibra capilar a ponto de queimá-la. Portanto, se você os utiliza com frequência, tente reduzir esse hábito até que as madeixas estejam totalmente recuperadas.

2. Não abra mão do defrizante

Além de evitar o problema e proteger os fios das altas temperaturas, utilizar bons defrizantes térmicos — como os oferecidos pela Soft Hair — ajuda a potencializar a hidratação e manter a umidade dentro da fibra capilar por muito mais tempo, já que não é preciso enxaguá-los após o uso. Para isso, a dica é aplicar o produto logo após o banho, quando os cabelos ainda estiverem molhados, e antes de penteá-los.

3. Invista em tratamentos naturais

Se você prefere aproveitar os benefícios oferecidos pelos produtos naturais, procure investir em tratamentos com receitas caseiras à base de ingredientes que você já tem em casa, como:

  • babosa (aloe vera);
  • azeite de oliva;
  • mel;
  • ovo;
  • abacate;
  • açúcar;
  • iogurte natural;
  • amido de milho;
  • óleo de coco.

4. Utilize queratina líquida

Também é possível recuperar a saúde do cabelo queimado por meio de uma boa reconstrução à base de queratina líquida combinada com muitas hidratações e nutrições. Para que essa rotina seja seguida à risca, a dica é apostar no cronograma capilar para organizar corretamente a sequência de cuidados e ter maior controle sobre os tratamentos.

5. Proteja os fios dos raios solares.

Os raios ultravioletas presentes na luz do sol também são capazes de penetrar na cutícula do cabelo, deixando-os ainda mais ressecados, queimados e frágeis. Então, para fugir desse problema, é importante utilizar finalizadores com proteção solar e, de preferência, deixar as madeixas cobertas por lenços, chapéus, bonés ou turbantes.

Essas são as principais dicas para tratar e recuperar o cabelo queimado. No entanto, se os danos forem muito grandes e os tratamentos não conseguirem recuperá-lo totalmente, a melhor saída é recorrer à tesoura. Mas não é preciso cortar os fios bem curtinhos, principalmente se não for da sua vontade: eliminar apenas as partes mais afetadas já ameniza o problema, deixando as madeixas com um aspecto muito mais bonito e saudável.

Gostou de saber como lidar com o cabelo queimado? Deseja estar por dentro de mais dicas de beleza como essas? Então aproveite a visita e assine a newsletter! Assim, você receberá todas as nossas atualizações em sua caixa de entrada!