sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Você sabe a diferença entre os tipos de cacho? Veja aqui e cuide melhor dos seus cabelos!

voce-sabe-a-diferenca-entre-os-tipos-de-cacho-veja-aqui-e-cuide-melhor-dos-seus-cabelos.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

07

jun. 2018

Cada vez mais e mais mulheres têm assumido o aspecto natural dos cabelos e investido em produtos e cuidados para garantir a saúde e beleza de madeixas volumosas e cheias de ondulação. Para isso, é essencial conhecer bem os tipos de cachos e descobrir as particularidades de cada um deles.

Veja bem, não estamos falando que há texturas capilares melhores ou piores. O que existe é uma multiplicidade de estilos de cachinhos que devem ser cuidados respeitando suas características naturais.

Ficou curiosa? Acompanhe nosso post e saiba mais sobre os tipos de cabelos e que cuidados tomar para valorizar as voltinhas dos fios!

Cachos tipo 2 (ondulados)

Nesse grupo, estão os cabelos ondulados, aqueles que não são lisos, mas também não formam caracóis bem definidos. Assim como os demais tipos, os cabelos tipo 2 podem ser divididos em três subcategorias:

  • 2A: madeixas quase lisas e com pouco volume, fáceis de modelar;
  • 2B: as ondas começam a se formar perto da raiz, mas não deixam o cabelo com muito volume;
  • 2C: fios encaracolados, com cachos mais abertos e volume.

Os cabelos com cachos tipo 2 tendem a formar frizz. Por isso, na hora de cortar, evite desfiar os fios e opte por camadas para ganhar mais volume. As ondinhas podem ser evidenciadas com o uso de mousse, spray ou gel fixador no cabelo. Na hora de pentear, busque amassar as mechas com as mãos, mas não exagere no finalizador para não deixar os fios pesados.

Em geral, quem tem cachos tipo 2 não sofre muito com o ressecamento das madeixas. Mas isso não quer dizer que não é preciso cuidar da hidratação. Atualmente, há produtos adequados para todos os tipos de cabelo e que não sobrecarregam os fios.

Cachos tipo 3 (cacheados)

Aqui, estamos falando de cachos mais definidos, volumosos e com tendência ao frizz. As muitas voltinhas que os fios dão tornam o cabelo naturalmente ressecado, já que a oleosidade da raiz não chega até as pontas.

Conheça as subcategorias de cachos tipo 3:

  • 3A: cachos grandes e soltos, que formam espirais que sofrem bastante com as variações climáticas;
  • 3B: as espirais são bem definidas e se estendem por todo o cabelo, mas as raízes são mais onduladas do que cacheadas;
  • 3C: os cachos são menores e mais apertados, com fios mais grossos.

Os cabelos com cachos tipo 3 necessitam de mais cuidados para manter a saúde e beleza das molinhas. No dia a dia, a fitagem é uma boa maneira de controlar o volume e evitar o frizz. Isso não exclui a necessidade de um cronograma capilar incluindo hidratação, nutrição e, eventualmente, reconstrução.

Cachos tipo 4 (crespos)

Os fios crespos são frágeis e formam uma estrutura bem fechada. O cabelo fica naturalmente armado e sofre — e muito — com o ressecamento. Podem ser divididos em:

  • 4A: fios finos e sensíveis, bem enrolados desde a raiz, formando cachos pequenos e apertados;
  • 4B: cachos de raio bem pequeno, mas quando a mecha é esticada o fio fica com formato de “Z”;
  • 4C: são os cachos mais estreitos e sem definição, com bastante volume.

Os cabelos crespos não devem ser lavados todos os dias. Para a higienização das madeixas, aposte nas técnicas No poo ou Low poo. Para finalizar, opte por cremes de pentear bem densos, uma vez que os fios absorvem bastante esses produtos.

Pronto! Agora você já conhece as particularidades dos diferentes tipos de cacho. Para identificar qual é o seu, observe como o seu cabelo fica quando está livre de danos (químicos ou físicos) e bem hidratado. É perfeitamente normal apresentar diferentes padrões de cachos. Portanto, guie-se por aquele que for predominante.

Este conteúdo foi útil para você? Então agora está na hora de valorizar seus caracóis e arrasar!

Compartilhe: