Cabelos 16/05/2021

Veja como tirar a tinta do cabelo e voltar com a cor natural dos fios

Quem trabalha como cabeleireira sabe como o desejo de mudança é algo comum entre as mulheres. Afinal, todos os dias são feitas diversas transformações que ajudam a promover a autoestima e o autocuidado dessas pessoas. 

Por esse motivo, é muito importante que você, como profissional da área, esteja ciente de todos os procedimentos capilares que existem atualmente, para orientar seus clientes da melhor forma possível, principalmente, quando surge uma situação que demanda mais cuidado e orientação correta. 

Um exemplo disso é quando aparece aquela cliente querendo saber como tirar a tinta do cabelo. Seja porque não se identificou com o resultado ou pelo simples desejo de testar algo novo — os motivos que levam uma mulher a querer remover a tinta e deixar os fios naturais são diversos. 

A boa notícia é que, hoje, existem procedimentos que permitem que isso seja feito. Porém, é muito importante ressaltar que para ter um resultado satisfatório você precisa saber orientar seus clientes sobre os cuidados que devem ter ao longo do processo e, sobretudo, saber identificar os casos em que essas técnicas podem ser aplicadas, ok?

Tendo isso em mente, confira agora quais são as formas de remover a tinta do cabelo e voltar com a cor natural dos fios. 

Decapagem

Para aquelas que pintaram o cabelo com uma cor escura e desejam retirar, o processo de decapagem é o mais indicado. Isso porque, trata-se de uma técnica específica para a remoção total dos pigmentos escuros. Nesse caso, tons como o preto e o ruivo podem ser facilmente removidos por meio desse procedimento. 

No entanto, é necessário salientar que a decapagem é diferente da descoloração, pois foca na remoção da tinta da fibra capilar. Além disso, trata-se de uma técnica agressiva, por isso, deve ser feita exclusivamente por profissionais. Outra recomendação, é que se os fios estiverem muito ressecados e porosos é preciso hidratá-los antes do procedimento, para que resistam e tenham um resultado satisfatório.

Devemos ressaltar também que a decapagem não é recomendada para cabelos que possuem química, como alisamento e relaxamento. Isso porque são procedimentos agressivos que, junto com a decapagem, podem danificar ainda mais os fios.

Após a realização da decapagem é muito importante que a cliente invista em hidratações potentes para recuperar a saúde do cabelo, pois, durante o procedimento, as escamas dos fios se abrem e, além de perder o pigmento, perdem as proteínas e a água. Por isso, eles ficam frágeis, desidratados e quebradiços.

Shampoo anti-resíduo

Por ser um produto específico para limpeza profunda, o shampoo anti-resíduo tem a capacidade de abrir as cutículas dos fios e retirar qualquer impureza que estiver ali, incluindo os pigmentos da tinta. Por esse motivo, pode ser considerado uma alternativa para quem deseja saber como tirar a tinta do cabelo.

Sendo assim, você deve orientar a sua cliente a utilizar o produto a cada 10 dias e reforçar a necessidade de hidratar o cabelo após o uso. Isso porque o shampoo remove não só os pigmentos da tinta, mas também as proteínas e a água que deixam os fios hidratados e saudáveis. Por isso, o tratamento de recuperação e restauração deve fazer parte da rotina.

Removedor de tinta

Uma alternativa para utilizar em conjunto com o shampoo anti-resíduo é o removedor de tinta. Além de ser um produto que é facilmente encontrado, ele é menos agressivo, pois contém em sua fórmula substâncias que ajudam na remoção do pigmento dos fios, sem o risco de danificá-los. Por isso, é uma ótima opção para quem procura se desfazer do tom dos fios, mas sem comprometer a saúde do cabelo. 

Clareadores

Outra opção ideal para quem não quer danificar os fios, mas deseja clarear o cabelo em um ou dois tons, é o clareador. Esse produto funciona de forma muito semelhante ao shampoo anti-resíduo. Porém, há uma observação que precisa ser levada em conta na hora de escolher essa técnica: se a cliente já tiver um crescimento natural da raiz, esse método não é indicado, pois desbota a cor natural do cabelo.

Shampoozada

A shampoozada é uma mistura feita com shampoo neutro, água oxigenada e pó descolorante, utilizada para descolorir o cabelo em até três tons, ou corrigir cores que não tiveram o resultado esperado. Sendo assim, a técnica é indicada para casos em que a cliente deseja descarregar a cor atual do cabelo ou acrescentar um toque dourado nos fios que já têm um fundo escuro. 

Caso a cliente opte por esse método, é preciso ter o cuidado de não aplicar nos fios que já estão com a cor natural, já que a shampoozada pode clarear o tom. Tenha em mente que por ser uma mistura que contém amônia em sua composição, esse método não deve ser aplicado em meninas com idade inferior a 14 anos, grávidas ou lactantes, pois pode provocar alergias.

Soap Cap

O Soap Cap nada mais é do que um processo químico que remove os pigmentos que estão nas superfícies dos fios, por isso, é considerado uma técnica menos agressiva que o descolorante. No entanto, deve se atentar a algumas observações: 

  • cabelos muito danificados ou elásticos não podem ser submetidos a esse procedimento;
  • cabelos que contêm alisantes ou progressiva necessitam de atenção redobrada na hora de aplicar, pois pode ocorrer corte químico durante o processo.

Além disso, é preciso se atentar à quantidade dos produtos que serão utilizados na mistura. Normalmente, o Soap Cap é feito com a mistura de shampoo anti-resíduo, descolorante e antioxidante. Nesse caso, é muito importante ter cuidado com a medida do produto que será utilizado na receita, pois cada cabelo requer uma quantidade diferente. Lembrando que o tratamento de restauração deve ser incluído na rotina, já que o Soap Cap resseca os fios.

Essas são as dicas de como tirar a tinta do cabelo. Para finalizar, ressaltamos a importância de ficar atento aos erros que podem ser cometidos durante o processo e comprometer o resultado. Para evitar qualquer tipo de falha, é importante testar a técnica escolhida em uma mecha do cabelo, preparar os fios para receber a aplicação e reforçar os cuidados que devem ser tomados após o procedimento.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, saiba agora a diferença entre tonalizante e tinta.