Quando o assunto é cuidar dos cabelos, a gente sabe que um só produto não faz milagres. Embora existam tratamentos poderosos na recuperação dos fios, é importante que esse cuidado seja complementado por outros produtos, cada um em sua etapa.
Nesse contexto, muita gente fica em dúvida se deve ou não substituir o condicionador pela máscara capilar. Será que isso pode tornar o tratamento mais potente e recuperar os fios danificados ou atrapalhar?
Para responder essa dúvida, preparamos um post explicando a função desses dois produtos nos cuidados capilares e como eles devem ser usados. Se essa também é sua dúvida ou se você ficou curioso para saber, acompanhe a seguir!
Tanto o condicionador quanto a máscara capilar são produtos indispensáveis nos cuidados com os cabelos. No entanto, cada um deles tem uma função específica e age de forma diferente.
A máscara capilar — que pode ser de hidratação, nutrição ou reconstrução — tem a função de devolver a água e os nutrientes aos cabelos, perdidos devido ao uso de químicas, a fontes de calor, a poluição e a outros danos externos.
O resultado depende dos ingredientes da composição de cada máscara, que vai desde o combate ao ressecamento, frizz, opacidade e a outros problemas comuns.
O condicionador é um produto mais leve, que ajuda a hidratar os fios e, principalmente, selar suas cutículas. É ele que preserva os nutrientes adquiridos no uso da máscara capilar e impede que eles sejam perdidos facilmente ao longo do dia, mantendo a maleabilidade e o brilho.
Embora muita gente acredite que pode obter resultados melhores usando a máscara capilar no lugar do condicionador, a melhor opção é usar esses dois produtos em conjunto.
Enquanto a máscara fortalece e recupera os fios, o condicionador ajuda a manter esse resultado por mais tempo, além de proteger os fios contra os danos externos. Dessa forma, esses dois produtos se complementam.
Nesse caso, o ideal é usar os produtos na seguinte ordem: lavar os fios com shampoo, aplicar a máscara conforme as instruções e selar o tratamento com o condicionador.
Se os seus cabelos estão muito danificados, você pode dar uma forcinha ao tratamento com a máscara e acelerar o processo de recuperação. A seguir, reunimos algumas dicas que podem ajudar!
Aposte nas ampolas de vitaminas ou misturinhas prontas e adicione em sua máscara de tratamento. Esses produtos podem deixar a fórmula mais rica e trazer mais resultados. No entanto, não exagere na quantidade de vitaminas.
A máscara de tratamento não é um produto voltado para a raiz capilar, pois pode obstruir os poros, causando oleosidade excessiva e queda de cabelo. Mantenha a aplicação apenas no comprimento dos fios.
Da mesma forma que não devemos aplicar a máscara na raiz dos fios, é importante não esfregar shampoo no comprimento. Esse produto tem ação detergente e serve para limpar profundamente, o que não é necessário no comprimento e pode causar ressecamento.
Ao lavar os cabelos, evite usar a água em uma temperatura muito quente. Isso pode danificar os fios, deixando-os ressecados e fragilizados. Aposte na água morna para lavar e fria para remover o condicionador.
Viu só como é importante saber a função de cada produto, para usá-lo da maneira certa e atingir o melhor resultado? Agora que você já sabe tudo sobre o uso do condicionador e da máscara capilar, é só se lembrar desses cuidados ao lavar os seus cabelos!
Que tal acompanhar as novidades da SoftHair? Siga a nossa página no Instagram, fique de olho em nosso canal no YouTube e nas publicações do Facebook!