Basicamente, podemos dividir os tipos de cabelo em três classificações: asiático ou liso, caucasiano ou ondulado e afro (crespo/cacheado). Falando da estrutura, a formação do folículo capilar interfere na variação do diâmetro dos fios. Dessa forma, quanto aos cabelos lisos, não há inclinação dos fios e a forma do óstio facilita a lubrificação deles.
Já os cabelos ondulados, existe uma leve curvatura, o que é ainda mais acentuada nos cabelos crespos, em que os fios crescem em paralelo com o couro cabeludo. Com isso, há a formação de espirais e zigue-zagues. Devido a essa característica, os cabelos crespos e cacheados acabam tendo uma menor lubrificação natural, o que contribui para que esses tipos demonstrem mais sinais de opacidade.
Se interessou sobre esse assunto? Então, continue a leitura e fique por dentro sobre o que torna os cabelos cacheados frágeis e quais os principais cuidados que é preciso adotar!
A cutícula, que é a parte mais externa dos fios, cumpre uma importante função na proteção do córtex capilar. Ela possui várias camadas em quantidade variada, ligadas pelo cimento intercelular.
Desse modo, um cabelo liso e grosso acaba apresentando maior quantidade de ligações de pontes dissulfeto, o que proporciona mais resistência a agressões físicas, mecânicas e químicas. Já os cabelos crespos e cacheados apresentam menos camadas cuticulares, sendo mais propensos à quebra.
Agora que você já sabe como é a estrutura de cada tipo de cabelo e a formação dos fios crespos e cacheados, confira algumas dicas sobre como cuidar melhor do seu cabelo e garantir bons resultados!
A primeira dica que podemos citar para você poder ter bons resultados, é fazer a hidratação dos fios semanalmente. Nesse caso, no mercado já existem diversos produtos, fórmulas e máscaras que visam dar brilho e nutrir os fios. Ao fazer esse procedimento de forma periódica, é possível garantir que o seu cabelo fique hidratado e saudável sempre.
No momento de lavar os cachos, também é muito importante tomar cuidados na escolha e utilização do shampoo. Isso porque, dependendo da frequência de uso e o tipo de produto, esse procedimento pode acabar agravando o ressecamento dos fios. Desse modo, a dica é utilizar fórmulas menos agressivas que possam realizar a limpeza necessária, sem remover a oleosidade natural presente no couro cabeludo.
Como já foi explicado, os cabelos crespos e cacheados são naturalmente mais ressecados e propensos a apresentar frizz. Ao considerar esse fato, a utilização de um óleo umectante contribui para o desenvolvimento do óleo natural que falta aos fios. Pode ser utilizado produtos à base de coco, rícino etc.
Portanto, essas foram as principais informações acerca da estrutura dos vários tipos de cabelo e como realizar cuidados essenciais, principalmente em cabelos cacheados frágeis. Vale ressaltar que o fato de não utilizar produtos adequados nos fios e procedimentos corretos para o seu tipo de cabelo pode acabar comprometendo o resultado que você procura.
Gostou do artigo? Então, confira também nosso post acerca dos mitos e verdades sobre cabelos cacheados!