Os cachos tipo 4 nasceram para brilhar, com seu diferencial em termos de volume e sedosidade. Quem tem madeixas cacheadas, sabe o tesouro que tem, principalmente quando são tratadas adequadamente, atendendo suas necessidades de hidratação, umectação e reconstrução. Vamos aprender sobre suas características, identificar as categorias (4a,4b,4c) e como ter uma rotina de cuidados, utilizando produtos indicados para o seu cabelão. E claro, tem bônus: Manual Básico de Finalização e Modelagem – Cacho tipo 4.
Confira!
Características do Cacho Tipo 4
Se os seus cachos têm mais ou menos a espessura de um canudinho, você é do tipo 4. Os cachos tipo 4 lembram também um aramado e são bastante frágeis. Os cabelos do tipo 4 são crespos, com tendência a ter mais volume e são mais frágeis em relação aos outros tipos de cachos. Por serem mais propensos ao ressecamento você deve investir em umectações e hidratações constantes. À primeira vista parecem ser grossos, mas na realidade são bastante finos e com muitos fios unidos. Quando tratado adequadamente, ele se apresenta suave ao toque e mais sedoso.
Categorias de Cacho Tipo 4
Dentro da classificação do Cabelo Crespo tipo 4 vamos encontrar 3 subdivisões (4a,4b,4c), classificadas de acordo com o aspecto dos cachos.
4a: Cachos estreitos que quando esticados tem a forma de ‘S’, muito parecido com o cabelo cacheado do tipo 3.
4b: Tem uma forma de ‘Z’, menos definido que o cabelo cacheado.
4c: Cachos tão estreitos e pequenos que nem aparecem direito e chegam a encolher 75% do seu comprimento.
O tipo 4A tende a ser mais hidratado naturalmente do que o tipo 4B, que possui uma textura semelhante a um aramado.
Mas se o cabelo foi alisado quimicamente, como é possível identificar a qual dos tipos pertence?
Observe o cabelo cerca de 2,5cm a partir da raiz, se você consegue identificar uma curva e/ou cacho definido, você é do tipo A, se não consegue, é do tipo B.
Porque os Cabelos Crespos Ressecam Mais
O couro cabeludo produz uma oleosidade natural que percorre os fios até as suas extremidades, o que vai manter a hidratação natural das suas madeixas. Nos cabelos lisos e ondulados, essa oleosidade natural percorre mais facilmente os fios até as pontas. Nos cabelos cacheados e crespos este percurso é mais demorado, devido à estrutura em espiral que é comum deste tipo de cabelo, o que pode deixar as pontas dos fios com aspecto ressecado. A dica aqui é hidratar sempre, para que seus cachos não sofram com o ressecamento.
Abuse (com Moderação) das Manteigas e Óleos
Se você é crespa pode se jogar no uso de produtos compostos por manteigas e óleos vegetais na composição como óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, óleo de ojon; manteigas como manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate e manteiga de murumuru. Estes componentes encontrados nas manteigas ajudam suas madeixas crespas a ficarem mais macias e com aquele brilho.
Como Cuidar dos Cachos Tipo 4
O cacho do tipo 4 parece é o tipo mais frágil de cabelo, pois possui menos camadas de cutículas e menor proteção natural contra danos. Quanto mais química e processos mecânicos forem utilizados, mais danificada fica a cutícula, perdendo a hidratação interna. Para manter a saúde das suas madeixas cacheadas é necessário que você adote uma rotina de cuidados, utilizando produtos e procedimentos adequados ao seu tipo de cabelo.
Rotina de Cuidados
Para uma manutenção adequada das suas madeixas, é recomendável que você adote uma sequência de cuidados que vão deixar seu cabelo saudável, hidratado, definido, com o volume controlado, de acordo com o seu estilo.
– Hidratação 2 vezes por semana
– Banho de creme simples 1 vez por semana
– Umectação com óleos vegetais 2 vezes por semana
– Reconstrução uma vez por mês.
Dê preferência aos produtos que contenham ativos bem emolientes como óleos, manteigas, extratos e proteínas vegetais. Os mais indicados para uso em seus cachos são aqueles produtos que apresentam orientação voltada para cabelos afro, No poo ou Low poo.
Kit de Produtos p/ Cachos Tipo 4
– 1 shampoo com propriedades hidratantes
– 1 condicionador com propriedades hidratantes
– 1 ativador de cachos
– 1 reparador de pontas anti-frizz
– 1 creme de hidratação simples para banhos de creme
– 1 máscara de hidratação
– 1 máscara de reconstrução
– 1 óleo vegetal para umectação (óleo de Coco)
Como lavar
Formas de Pentear
Em seu estado natural os cabelos tipo 4 podem apresentar pouco crescimento por conta das quebras que podem ocorrer ao penteá-los. Para evitar isso, escolha pentes de madeira que possuam dentes bem largos. O pente de madeira anula um pouco da eletricidade estática do fio(o popular frizz) e caso seu dentes sejam bem separados, os danos nos fios serão consideravelmente menores. Outra recomendação é evitar os pentes sempre que possível, “penteando” levemente com os dedos, o que pode ser suficiente para desembaraçar e você ainda contribui para a melhor formação e definição dos cachos.
Bônus: Manual Básico de Finalização e Modelagem – Cacho tipo 4
Técnica LOC para Cacho tipo 4
A técnica LOC é uma das mais usadas para cabelos cacheados, pois repõe a hidratação e oleosidade que as nossas madeixas precisam. A técnica consiste em finalizar os fios com o uso de Líquido, Óleo e Creme. Seguindo o princípio de que óleo e água não se misturam, a técnica mantém a hidratação por mais tempo e prepara melhor o cabelo para receber o creme finalizador.
Não Exagere na Quantidade
Apesar de nós crespas e cacheadas usarmos muitos cremes e produtos, exagerar na quantidade utilizada pode deixar os fios pesados e sem vida. O cabelo crespo tipo 4 é por natureza um cabelo mais livre e volumoso, e você usar creme demais ele vai ficar endurecido e sem movimento. Experimente ir diminuindo aos poucos a quantidade de produto que você utiliza, finalizando seu cabelo com menos produto a cada vez. Você vai perceber que seu cabelo pode ficar hidratado e protegido sem excessos.
Evite o Calor nos Fios
O calor em excesso resseca os fios e pode comprometer o efeito esperado com a finalização. Seque seu cabelo parcialmente, retirando apenas o excesso da umidade, com uma toalha ou camisa de algodão, deixando o restante para secar naturalmente. Se for realmente necessário o uso de um secador, lembre-se de aplicar protetores térmicos antes do procedimento. Antes de utilizar o secador deixe suas madeixas secarem naturalmente o maior tempo possível.
Ativadores de Cachos e Reparador de Pontas
Dê preferência aos ativadores de cachos umectantes e bem consistentes. Aplique o ativador de cachos com algumas gotas de reparador de pontas nos cabelos ainda bastante molhados. Desta forma os ativos do leave-in serão diluídos e melhor absorvidos, além de colaborar para definição dos cachos.
O Poder do Volume
Ver o cacho tipo 4, todo pleno, volumoso e cheio de vida é uma experiência que sem dúvida vale muito a pena e você precisa ter. Experimente usar um pente garfo na raiz para deixar seu cabelo com mais volume e confira o resultado: um cabelo poderoso, como você sempre quis.
Gostou das nossas dicas sobre Cacho tipo 4? Confira este post e aprenda Como escolher Pentes para Cabelos Cacheados e Crespos.