Cabelos 16/05/2021

Veja como tirar a tinta do cabelo e voltar com a cor natural dos fios

Quem trabalha como cabeleireira sabe como o desejo de mudança é algo comum entre as mulheres. Afinal, todos os dias são feitas diversas transformações que ajudam a promover a autoestima e o autocuidado dessas pessoas.

Por esse motivo, é muito importante que você, como profissional da área, esteja ciente de todos os procedimentos capilares que existem. Seu conhecimento vai servir para orientar sua clientela da melhor forma possível, principalmente diante de uma situação que demandar mais cuidado e orientação correta.

Um exemplo disso é quando aparecer aquela cliente querendo saber como tirar a tinta do cabelo, seja porque não se identificou com o resultado, seja pelo simples desejo de testar algo novo. Enfim, os motivos que levam uma mulher a querer remover a tinta e deixar os fios naturais são diversos.

A boa notícia é que já existem procedimentos que permitem fazer isso. Porém, para conseguir um resultado satisfatório, você precisa saber orientar as suas clientes sobre os cuidados que elas devem ter ao longo do processo e, sobretudo, saber identificar os casos em que essas técnicas podem ser aplicadas, ok?

Tendo isso em mente, confira agora quais são as formas de remover a tinta do cabelo e voltar com a cor natural dos fios.

Decapagem

O processo de decapagem é o mais indicado para aquelas que pintaram o cabelo com uma cor escura e desejam retirar. Isso porque se trata de uma técnica específica para a remoção total dos pigmentos escuros. Nesse caso, tons como o preto e o ruivo podem ser facilmente removidos por meio desse procedimento.

No entanto, é necessário salientar que a decapagem é diferente da descoloração, pois foca a remoção da tinta da fibra capilar. Além disso, por ser uma técnica agressiva, deve ser feita exclusivamente por profissionais. Outra recomendação é que, se os fios estiverem muito ressecados e porosos, será preciso hidratá-los antes do procedimento, para que resistam e tenham um resultado satisfatório.

Devemos ressaltar também que a decapagem não é recomendada para cabelos que contêm química, como alisamento e relaxamento. Isso porque são procedimentos agressivos que, junto com a decapagem, podem danificar ainda mais os fios.

Após a realização da decapagem, é muito importante que a cliente invista em hidratações potentes para recuperar a saúde do cabelo, pois, durante o procedimento, as escamas dos fios se abrem e, além de perderem o pigmento, perdem as proteínas e a água. Por isso, eles ficam frágeis, desidratados e quebradiços.

Shampoo antirresíduo

Por ser um produto específico para limpeza profunda, o shampoo antirresíduo tem a capacidade de abrir as cutículas dos fios e retirar qualquer impureza que estiver ali, incluindo os pigmentos da tinta. Por esse motivo, pode ser considerado uma alternativa para quem deseja saber como tirar a tinta do cabelo.

Sendo assim, você deve orientar a sua cliente a usar o produto a cada 10 dias e reforçar a necessidade de hidratar o cabelo após o uso. Isso porque o shampoo remove não só os pigmentos da tinta, mas também as proteínas e a água — que deixam os fios hidratados e saudáveis. Por isso, o tratamento de recuperação e restauração deve fazer parte da rotina.

Removedor de tinta

Uma alternativa para utilizar em conjunto com o shampoo antirresíduo é o removedor de tinta. Além de ser um produto que é facilmente encontrado, ele é menos agressivo, pois contém em sua fórmula substâncias que ajudam na remoção do pigmento dos fios, sem o risco de danificá-los. Portanto, é uma ótima opção para quem procura se desfazer do tom dos fios, mas sem comprometer a saúde do cabelo.

Clareadores

Outra opção ideal para quem não quer danificar os fios, mas deseja clarear o cabelo em um ou dois tons, é o clareador. Esse produto funciona de forma muito semelhante ao shampoo antirresíduo. Porém, há uma observação que precisa ser levada em conta na hora de escolher essa técnica: se a cliente já tiver um crescimento natural da raiz, esse método não é indicado, pois desbota a cor natural do cabelo.

Shampoozada

A shampoozada é uma mistura feita com shampoo neutro, água oxigenada e pó descolorante, utilizada para descolorir o cabelo em até três tons, ou para corrigir cores que não tiveram o resultado esperado. Sendo assim, a técnica é indicada para casos em que a cliente deseja descarregar a cor atual do cabelo ou acrescentar um toque dourado aos fios que já têm um fundo escuro.

Caso a cliente opte por esse método, é preciso ter o cuidado de não passar nos fios que já estão com a cor natural, uma vez que a shampoozada pode clarear o tom. Tenha em mente que, por ser uma mistura que contém amônia em sua composição, esse método não deve ser aplicado em meninas com idade inferior a 14 anos, grávidas ou lactantes, pois pode provocar alergias.

Soap Cap

O Soap Cap nada mais é do que um processo químico que remove os pigmentos que estão nas superfícies dos fios, então é considerado uma técnica menos agressiva que o descolorante. No entanto, você deve ficar por dentro de algumas observações:

  • cabelos muito danificados ou elásticos não podem ser submetidos a esse procedimento;
  • cabelos que contêm alisantes ou progressiva necessitam de atenção redobrada na hora de aplicar, pois pode ocorrer corte químico durante o processo.

Além disso, é preciso prestar atenção à quantidade dos produtos que serão usados na mistura. Normalmente, o Soap Cap é feito com shampoo antirresíduo, descolorante e antioxidante. Nesse caso, é fundamental ter cuidado com a medida do produto que estará na receita, pois cada cabelo requer uma quantidade diferente. Lembrando que o tratamento de restauração deve ser incluído na rotina, já que o processo químico resseca os fios.

Shampoo anticaspa

O shampoo anticaspa atua de modo similar ao antirresíduo, tendo em vista que a sua finalidade é eliminar os elementos presentes no fio. A esse produto, pode ser acrescentado o bicarbonato de sódio, que naturalmente contribui para a limpeza e a remoção de manchas.

Logo, é uma boa ideia unir esse item ao shampoo anticaspa, que tem como principal ativo o sulfeto de selênio, atuante no desbotamento dos fios. Para isso, é importante repetir o processo algumas outras vezes, até que os resultados comecem a ter efeito.

Vinagre

É possível que você já tenha ouvido falar dos benefícios do vinagre, mais especificamente o de maçã, na proteção e hidratação dos fios. Além desse diferencial, saiba que o produto é útil ao acelerar o processo de remoção de tinta do cabelo.

Para atingir esse objetivo, é preciso utilizá-lo na forma pura. A partir disso, a acidez do vinagre contribui para a eliminação da tintura. Tudo isso de uma maneira que evita danos aos fios, como é comum com alguns produtos que se tornam ácidos e levam ao ressecamento do cabelo.

Vitamina C

A vitamina C é outro elemento muito recomendado para auxiliar na saúde dos fios. Mas você sabia que ela também ajuda a remover a tintura do cabelo? Pois é! Aliás, é uma das medidas mais seguras e menos prejudiciais para os fios quanto a essa finalidade.

Logo, quem se arrependeu da tintura utilizada nas madeixas e quer reverter essa situação mais rapidamente pode contar com a vitamina C. Isso porque o ácido existente nesse elemento oxida e solta as moléculas do corante, o que leva à remoção gradual da tintura.

Lavagem

Lavar o cabelo com frequência contribui para o desbotamento da cor dos fios recém-tingidos ou recém-pintados. Por isso, a recomendação para quem passou por esse processo é dosar a quantidade de lavagens.

No entanto, se o seu objetivo é o oposto disso, esse passo pode ser seu aliado. Ainda assim, tenha em mente que essa prática pode favorecer o ressecamento capilar. Então, é fundamental equilibrar esse hábito com uma rotina de cuidados adequada e com o uso de produtos específicos para as suas necessidades.

Exposição solar

Existem alguns métodos alternativos que também contribuem para acelerar o processo de remoção da tinta dos fios. Um deles é a exposição solar, o que justifica a recomendação dos especialistas de evitar essa opção, principalmente sem proteção térmica, no caso de os fios terem sido tingidos ou pintados recentemente.

Isso porque os raios solares encurtam a vida útil da tintura. Outro ponto que costuma ser associado a esse hábito é a água clorada da piscina. Novamente, não se trata de algo recomendado para madeixas tingidas, já que auxiliam no desbotamento dos fios.

Assim, se for essa a sua intenção, saiba que a água clorada de foto contribui para isso. Porém, os outros efeitos causados não são desejáveis, como o surgimento de cabelos mais secos e quebradiços. Por isso, é fundamental optar por medidas mais saudáveis para resolver o problema.

Essas são as dicas de como tirar a tinta do cabelo. Para finalizar, reforçamos que você fique de olho nos erros que podem ser cometidos durante o processo e comprometer o resultado. Para evitar problemas, é importante testar a técnica escolhida em uma mecha do cabelo, preparar os fios para receber a aplicação e reforçar os cuidados que a sua cliente deve tomar após o procedimento.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite e confira agora as diferenças entre tonalizante e tinta para acertar em cheio quando for pintar o cabelo das suas clientes.