Se você anda sofrendo com calosidades, dores causadas por elas ou se limitando na hora de usar um sapato, chegou a hora de aprender como tratar calos.
Neste texto, vamos explicar por que eles surgem, como evitá-los e dar as melhores dicas para tratá-los, indicando cremes, palmilhas, esfoliantes e muito mais. Tudo para você se livrar de uma vez por todas desse incômodo. Continue lendo, aprenda mais e livre-se dos calos!
Calos ou calosidades são uma reação da pele ao atrito ou pressão constantes na região. Assim, o corpo cria uma pele mais grossa, de toque duro, para proteger o local da agressão recebida.
Na maioria das vezes, o surgimento de calos nos pés se deve ao uso de sapatos inadequados. Nas mãos, eles aparecem pelo uso de ferramentas de trabalho, instrumentos musicais ou instrumentos usados por esportistas.
Existem dois tipos de calos: os moles e os duros. Os calos moles, em geral, aparecem no meio dos dedos e se mantém assim por causa do calor e humidade, mas são dolorosos e incômodos. Já os calos duros têm um núcleo que pressiona terminações nervosas e causa muita dor.
A primeira iniciativa para quem quer se livrar dos calos é a mudança dos agentes causadores. Assim, se o problema foi causado por um determinado sapato, seu uso deverá ser abolido. Se o calo está nas mãos, como acontece com alguns esportistas ou trabalhadores, eles deverão usar luvas para proteger a região.
Depois, recomenda-se mergulhá-lo em água morna — para ajudar amolecer a região —, esfregar o calo com pedra-pomes, aplicar esfoliantes e passar creme hidratante no local para hidratar bem.
Esse tipo de inciativa costuma dar resultado em uma semana, mas, caso não dê certo, o ideal é procurar um médico ou podólogo para que ele avalie o problema. Esse profissional avaliará a necessidade de fazer a remoção com bisturi e/ou recomendar o uso de pomadas, cremes ou géis à base de ureia, ácido lático, ácido salicílico ou alantoína.
No caso de calos nos pés, que surgem devido ao uso de sapatos inadequados, a solução é usar uma palmilha de silicone para que o uso seja confortável e haja redistribuição da pressão do peso do corpo. Nas mãos, o ideal é que se usem luvas para proteger a região.
As regiões mais suscetíveis aos calos devem sempre ser muito bem hidratadas, esfoliadas e receber cremes para os pés ou mãos para prevenir que o problema volte ou comece.
Saber como tratar calos não é difícil, mas é preciso atenção e hidratação constante na região atingida. É possível ainda tentar a remoção do calo em casa, com o uso de pedra-pomes e hidratantes, ou por meio de cremes e géis indicados por um médico ou podólogo, caso o problema seja mais extenso. Por fim, a receita fundamental para que os calos surjam ou voltem ao local de onde foram tirados é hidratar a pele.
Agora que você já sabe como tratar calos, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acompanhar todas as nossas novidades!