Interessada em saber uma pouco mais sobre cosméticos veganos? Neste artigo, vamos explicar de que forma esses produtos são elaborados, como é sua composição e seus benefícios para a sua beleza.
Vamos desfazer algumas confusões quando se fala em cosméticos veganos, naturais e orgânicos, além de dar dicas para você fazer suas compras e aproveitar o melhor que a indústria cosmética tem a oferecer.
Preparada para saber mais sobre produtos veganos? Continue lendo e aprenda já!
A ideia de produzir cosméticos veganos surgiu da preocupação com o planeta e sua preservação, bem como da forma como eles atingiam principalmente os animais — onde os primeiros testes de produtos em desenvolvimento são feitos. No entanto, há diferenças entre cosméticos veganos e os cruelty free, os livres de crueldade.
No caso dos cosméticos livres de crueldade, não é feito nenhum teste em animais durante seu desenvolvimento. Já os veganos, além de não serem testados em bichos, não possuem qualquer produto animal em sua composição, como leite ou mel.
Então todo cosmético vegano é natural e orgânico? Não necessariamente, já que, para esses itens, a classificação muda um pouco.
O cosmético natural precisa ter um percentual de 95% de itens naturais e o restante orgânicos. Um cosmético natural pode não ser considerado vegano por possuir leite, gelatinas ou outros produtos de origem animal na fórmula, embora sejam naturais.
Já o cosmético orgânico é aquele que só possui produtos naturais, desenvolvidos completamente livres de agrotóxicos e de forma sustentável.
Se você deseja obter o melhor do avanço da cosmética sem fazer mal ao planeta, deve tomar alguns cuidados na hora de comprar seus produtos veganos. Confira as dicas:
Como vimos, o uso de cosméticos veganos denota não só uma preocupação com sua beleza, mas também com a saúde do planeta e dos animais. São itens modernos e que, para promover seus benefícios, não se valem de itens de origem animal, não toleram testes em bichos e são extremamente funcionais.
Existem ainda os produtos naturais (que podem conter itens de origem animal), e os orgânicos (produzidos sem agrotóxicos). Seja qual for a sua escolha, o importante é que você escolha seus cosméticos de maneira adequada para ter mais beleza e a levar para o mundo.
Se você ficou interessada em conhecer mais sobre os cosméticos veganos, aproveite para conhecer os produtos da Soft Hair!