Cabelos 29/09/2021

5 melhores dicas para reduzir o fator encolhimento de cabelos crespos

Já reparou que quando você estica o cabelo ou lava, ele fica maior? E quando está seco, tende a diminuir? Isso é causado pelo fator encolhimento, que pode ser um problema para os fios, mas principalmente para as madeixas cacheadas e crespas, se você não gosta de um cabelo mais curto. 

No post a seguir, saiba como ele acontece. Além disso, confira 5 dicas para reduzir esses efeitos e os cuidados para evitá-lo no dia a dia. Boa leitura! 

Fator encolhimento: uma situação que você pode evitar 

Num geral, o fator encolhimento acontece porque algumas razões. No caso do cabelo molhado ou quando você o puxa, a fibra está esticada. Mas, quando seca, retorna ao formato normal. Já em relação ao crescimento, conforme os fios crescem, podem ir mudando de direção.  

Exatamente por esse motivo, o encolhimento afeta tanto os fios cacheados e crespos. Afinal, o formato helicoidal faz com que eles tenham uma aparência quando molhados ou esticados, mas encolham consideravelmente quando secos. Aliás, eles podem diminuir de 50% a 80% e quanto mais fechados forem os cachos, maior será o encolhimento. 

Efeitos 

Quanto aos efeitos, você deve estar pensando naquela franja que cortou e ficou mais curta que o esperado, mas nos fios cacheados e crespos, os efeitos podem ser mais frustrantes para quem não gosta das madeixas mais curtas. Isso porque, além da aparência menor, ao encolher, eles facilmente podem emaranhar, o que torna difícil os cuidados. 

5 dicas para reduzir o fator encolhimento de cabelos crespos  

Felizmente, é possível controlar o fator encolhimento com algumas boas práticas. Veja quais são elas a seguir! 

1. Invista em penteados diferentes 

Escolher penteados que trabalham os cabelos desde a raiz, é uma boa forma de evitar o encolhimento ou disfarçá-lo. Por exemplo, você pode optar pela trança twist, que é cheia de estilo e garante um cabelo tão comprido quanto você quiser. 

2. Aplique técnicas de texturização 

As técnicas de texturização são uma ótima forma de definir melhor os cachos, deixando-os mais soltos e saudáveis e evitando o emaranhado. Por exemplo, você pode optar pela fitagem, especialmente se estiver em transição capilar. 

3. Use ativador de cachos ou creme 

Se deixar os cachos definidos ajuda a driblar o encolhimento, então você pode contar com a ajuda de um ativador de cachos ou creme de pentear. Nesse caso, vale testar qual oferece o efeito desejado e inseri-lo em sua rotina. 

4. Saiba usar o secador 

Em temperaturas mornas, o secador perto da nuca ajuda a aumentar o volume dos cachos, dando a aparência de um cabelo mais comprido. Além disso, para um efeito ainda melhor, você pode contar com a ajuda do difusor

5. Adquira os produtos certos 

Para que a fibra do cabelo fique saudável e sem nós, é bastante importante que você invista nos cuidados certos. Por essa razão, escolher os produtos adequados para o seu cabelo é a primeira ação que você deve tomar. Nesse caso, optar por linhas para fios cacheados é uma forma de garantir os ativos certos para tratar seus fios e deixar os cachinhos sempre hidratados. 

Cuidados para evitar o fator encolhimento 

Além das dicas para reduzir o fator encolhimento, você pode seguir alguns cuidados básicos diários para evitá-lo: 

  • use pentes adequados; 
  • não durma com cabelo molhado; 
  • não use toalhas que gerem atrito nos cachos; 
  • seque com o secador. 

Fora isso, é importante frisar que o fator encolhimento é natural e não modifica em nada a beleza dos fios. Por isso, se você tem cabelos crespos e cacheados, aceite tranquilamente que ele faz parte e, se você não se importa com os efeitos que ele causa, aproveite para ter um visual mais curto e moldar diferentes looks. Já se você não gosta, evite-o com as dicas acima. Afinal, o que mais importa é você se sentir bem com os seus cachos. 

Falando em visuais diferentes, confira 5 cuidados essenciais para quem tem mechas ou luzes em cabelos crespos!