A manteiga capilar pode ser considerada um assunto polêmico. Há quem ame, mas há também aqueles que optam por outros tipos de cremes, pois as manteigas em sua maioria são mais pesadas e indicadas para fios mais ressecadas. As manteigas têm o poder de oferecer muitos benefícios para os cabelos, como brilho e maciez aos fios, além de ser uma alternativa de tratamento natural. Essas são apenas algumas das vantagens de incluir as manteigas na rotina de cuidados com o cabelo.
No geral, todas as manteigas para cabelo são bem emolientes e nutritivas. A função principal delas é a nutrição do cabelo. Para quem tem um cabelo poroso ou que o fio é naturalmente mais seco, como o cacheado e o crespo, elas são uma excelente alternativa de tratamento, pois agem com mais intensidade que os óleos, quando aplicadas nos fios. Contudo, elas são eficazes para todos os tipos de cabelo. O que varia é a forma de uso.
Se quer conhecer a fundo o poder das manteigas para turbinar o tratamento capilar, este post é para você. Vem com a gente e boa leitura!
Apesar de algumas pessoas ainda ficarem inseguras com as manteigas para cabelo, elas ganham cada vez mais adeptas e são sucesso. Isso ocorre porque elas podem agir tanto na hidratação, como na nutrição e na reconstrução. Toda essa funcionalidade acontece porque as manteigas têm a característica de máscara capilar concentrada para tratar profundamente os cabelos.
Elas são mais pesadas que os óleos vegetais e funcionam muito bem para fazer uma umectação. Ou seja, as manteigas são perfeitas para tratamento. Entretanto, é importante ter atenção ao seguinte. Elas não são indicadas para finalização.
Existe uma variedade de manteigas para o cabelo. Dependendo da planta ou fruto da qual a manteiga foi extraída, ela pode ter uma textura mais fina ou mais densa. Independentemente disso, todas podem salvar os cabelos do ressecamento. Esse é, de fato, o grande poder delas. O mais legal é que você pode optar por uma manteiga mais intensa ou uma mais leve. Pode aplicá-la pura ou combinar com um creme de sua preferência. Nesse caso, o céu é o limite.
As mais famosas são a manteiga de karité, de abacate, de cacau, de coco, de murumuru, entre outras. Conforme dissemos, é possível encontrar no mercado vários tipos e combinações, principalmente porque essa queridinha é maravilhosa para a etapa de nutrição. Algumas delas, como a manteiga de coco, por exemplo, conseguem eliminar o frizz, um problema que incomoda muitas de nós. Veja algumas opções interessantes produzidas pela Soft Hair:
Todos esses ativos são perfeitos para dar emoliência, brilho, hidratação profunda e muitos mais benefícios. Algumas são antioxidantes e repõem as proteínas do fio, outras contêm aminoácidos, que deixam o fio macio e brilhante. Algumas têm vitamina D e E e, claro, o óleo que todas nós sabemos o quão é maravilhoso.
Como já dissemos, as manteigas são altamente nutritivas e hidratantes, exatamente pelos nutrientes advindos da natureza. Além disso, justamente por essas funcionalidades, elas são ótimas para ajudar no controle da porosidade e do ressecamento, o que é muito comum em cabelos cacheados e crespos. Entretanto, os cabelos ondulados e lisos também podem ficar secos, precisando de hidratação, e a manteiga pode, sim, ser uma forte aliada.
A gente sabe que todo cabelo que passa por processo químico tende a perder nutrientes. Logo, a manteiga é uma excelente forma de hidratar e nutrir o fio enfraquecido. Lembre-se de que a manteiga, apesar de ter propriedades emolientes como o óleo vegetal, pode pesar. Por isso, é necessário avaliar bem a real necessidade do cabelo para usar na medida certa e ter o melhor resultado.
Já deu para perceber que as manteigas para cabelo, além das infinitas propriedades emolientes e uma forte carga lipídica, podem ser aplicadas de maneiras bem diversificadas. Mais uma vez, tudo vai depender da necessidade real do cabelo e do objetivo que se quer alcançar. Além do mais, as manteigas apresentam várias texturas e, consequentemente, diversas formas de aplicação.
Por exemplo, se você segue o cronograma capilar, depois da hidratação, você pode fazer a umectação ou a nutrição com a manteiga de sua escolha. Respeitando uns dois dedos da raiz do cabelo, você pega um pouco de manteiga nas mãos e vai enluvando mecha por mecha, umas 10 vezes, e capricha nas pontas. Algumas manteigas funcionam muito bem com uma touca térmica, outras, basta aplicar, prender o cabelo e deixar agir, de 10 a 15 minutos.
Por fim, podemos concluir que as manteigas para cabelo é uma excelente alternativa para intensificar os tratamentos capilares, especialmente as etapas de nutrição e reconstrução do cronograma capilar. Desde o cabelo liso e ondulado até o crespo ou cacheado, o resultado da aplicação das manteigas para cabelo é muito brilho, maciez e melhora da textura do fio.
Portanto, se você ainda não usou ou não encontrou a manteiga certa para o seu tipo de cabelo, agora você tem muita informação para tomar uma decisão mais acertada. Uma coisa é certa: depois de receber todos os benefícios desse produto que ganha o coração de várias pessoas, dia após dia, o seu cabelo nunca mais será o mesmo. É só sucesso!
Gostou de aprender sobre as vantagens das manteigas capilares? Não deixe de experimentar agora mesmo.