Você já ouviu falar em óleo de pracaxi? Ele é extraído de uma árvore presente na Amazônia e em outras regiões do Brasil, que se tornou muito famosa por seus inúmeros benefícios para a pele e os cabelos.
Não é à toa que ele é conhecido como o “silicone natural”, já que cria uma camada protetora ao redor da fibra capilar, mantendo os fios protegidos dos raios solares, que ressecam e desbotam a cor. Além disso, o óleo evita a formação do frizz e garante uma nutrição mais intensa, com cabelos disciplinados e macios, devido às suas propriedades umectantes.
Bom, não é? Veja no post a seguir como o óleo de pracaxi atua nos fios e aprenda como aplicá-lo para deixar o cabelo lindo e cheio de vida. Boa leitura!
O pracaxi é uma planta arbórea. Presente no Brasil em estados como Acre e Bahia, ela é encontrada, principalmente, em áreas de várzea e nas beiras de rios. Seus frutos são em forma de vagem e cada um pode produzir cerca de 4 a 8 sementes. Por sua vez, as sementes são recolhidas e secas ao sol, sem que o pracaxi tenha que ser cortado. Por fim, delas é que se produz o óleo de pracaxi.
Além de uma grande propriedade cicatrizante, esse óleo — rico em ácidos graxos como ômega 3 e 6 e ácido beénico — atua de forma potente nos cabelos. Se você quer disciplina e eliminar o frizz dos fios, é ele que você deve usar. Pois, dentre suas propriedades, o óleo consegue fechar as cutículas do cabelo e deixá-lo uniforme. Sem contar que as madeixas ficam com ainda mais brilho e super saudáveis.
Outro ponto importante é que todas essas propriedades ajudam a recuperar aqueles fios que ficaram bem ressecados ou quebradiços por processos químicos, como o alisamento, a descoloração ou a coloração.
Os benefícios do pracaxi são vários, mas com certeza, uma de suas maiores vantagens é poder ser usado por todos os tipos de cabelo. Inclusive os fios mais finos, que geralmente ficam pesados com outros óleos. Quer saber a lista completa? Veja a seguir:
Aplicar o óleo de pracaxi é um processo bem fácil e que pode ser encaixado até em seu cronograma capilar. Veja o passo a passo de como usá-lo:
Além disso, o óleo de pracaxi pode ser usado de outras formas. Com algumas gotas, você pode potencializar a sua máscara. Também pode utilizá-lo como finalizador, borrifando-o no cabelo. Para quem precisa ter praticidade na rotina, também existem diversos produtos que tem o óleo de pracaxi em sua composição.
A Soft Hair, por exemplo, tem a Manteiga de Coco & Pracaxi. Indicada para cabelos ressecados e com muito frizz, ela faz um tratamento profundo e cria uma camada de proteção, deixando o cabelo umectado e evitando a formação de pontas duplas. Além de ser liberada para No Poo, você pode usá-la facilmente no banho. Depois do shampoo, basta aplicar a manteiga do meio para as pontas e aguardar cerca de 10 minutos. Daí, é só enxaguar e finalizar.
Fácil, não? Mas, é assim que tem que ser. O óleo de pracaxi tem tantas boas propriedades que você não precisa ter dificuldades para aproveitá-las. Com ele, qualquer tipo de cabelo pode ser intensamente nutrido e recuperado. Além de protegido de futuros danos, ficar com o cabelo mais macio e cheio de vida também não é nada mal. Por isso, aposte no óleo de pracaxi para cuidar dos seus fios!
Quer saber mais dicas para manter suas madeixas saudáveis e sempre cheias de vida? Siga a gente no Facebook e no Instagram!