Cabelos 19/02/2022

Aprenda a secar o cabelo em casa sem danificar os fios

Lavar e secar o cabelo em casa pode parecer algo simples, mas na verdade precisa de cuidados. Isso porque você pode acabar com danos nos fios, se não fizer esses processos da forma certa. Sendo assim, vale a pena aprender como cuidar bem do seu cabelo no dia a dia. No post a seguir, veja por que saber secar os fios é tão importante. Depois, confira como fazer isso sem problemas para ter cabelos limpos, saudáveis e bonitos.

Boa leitura! 

Por que é importante saber como secar o cabelo em casa? 

Na hora de lavar e secar o cabelo em casa, nem pensamos muito nesse processo, já que algumas pessoas o fazem de forma automática. Contudo, esses processos são bastante importantes e, se não forem feitos adequadamente, podem gerar muitos problemas, por exemplo: 

  • se não estiver hidratado o cabelo pode ficar ainda mais ressecado depois da lavagem; 
  • cabelos que não são bem secos estão sujeitos a dermatites e caspa; 
  • os fios podem ficar enfraquecidos e cair sem a proteção devida na hora de secar; 
  • o uso errado de toalhas e o cabelo embaraçado pode deixá-lo com muito frizz

Como lavar e secar o cabelo em casa sem ter problemas? 

Cuidar dos fios e secá-los bem não é difícil. A seguir, confira algumas dicas que você deve seguir para deixá-los limpos e bem cuidados! 

Mantenha o cabelo sem oleosidade 

O excesso de oleosidade deixa o cabelo com aspecto gorduroso e pode favorecer a caspa. Por isso, é importante lavar bem os cabelos com shampoo para remover toda a sujeira que possa estar nos fios. Além disso, é importante controlar o uso de produtos, para que não favoreçam a produção de oleosidade, especialmente na finalização.

Conheça o seu tipo de fio 

Cabelos são diferentes, portanto, é importante conhecer o seu tipo de fio. Assim, você saberá quais são as melhores técnicas para secar o cabelo e como posicionar o secador. Além disso, ao entender como funciona a estrutura do seu cabelo, será possível escolher os melhores produtos para ele, desde o shampoo até o leave-in. 

Comece pela raiz 

A raiz é a área da cabeça onde há muitos fios e está sujeita aos problemas de uma secagem ruim. Por isso, vale a pena investir tempo secando bem a região, principalmente antes de dormir. Depois, a dica é passar para as pontas, que devem ser secas com o secador rapidamente, a fim de evitar danos. 

No caso de secar com uma toalha, nunca esfregue os fios, principalmente no couro cabeludo, onde você pode ficar com um grande volume e frizz. Então, use a toalha com cuidado e prefira uma camiseta de algodão, se os fios forem crespos ou cacheados. 

Use protetor térmico 

Para qualquer ferramenta de secagem ou modelagem, é fundamental usar o protetor térmico. Afinal, ele serve para proteger os fios dos danos e preparar o cabelo para o calor que receberá. Além disso, alguns produtos contam com componentes que ajudam a selagem e a hidratar os fios. 

Tenha cuidado com o secador 

O secador é ótimo para deixar os fios secos de forma bem rápida. Então, o excesso de calor também pode incentivar o aumento de oleosidade. Por isso, deve ser usado sempre com uma distância da raiz de, pelo menos, 15cm. Além disso, é importante não direcionar o jato para uma mesma área do cabelo por muito tempo. Outra dica é equilibrar com jato frio, para ele ficar brilhante. 

Secar o cabelo em casa não é um bicho de sete cabeças. Contudo, ao fazer esses processos de forma errada, você pode acabar com o cabelo muito umedecido, quebradiço ou cheio de frizz. Sendo assim, é importante conhecer cada etapa para saber como fazê-la. Além disso, entender o seu cabelo e saber o que usar nele é a melhor forma de garantir fios saudáveis e bonitos. 

Quer saber mais dicas para secar o cabelo e quais erros você não pode cometer? Confira no artigo