Que atire a primeira progressiva quem nunca acordou em um “bad hair day” com seus cachos e pensou que, se ele fosse lisinho, a sua vida seria mais fácil! Mas a verdade é que cuidar de cabelos cacheados pode ser bem menos complicado do que você imagina.
Quer aprender a cuidar dos seus cachos e arrasar por aí? Neste post, vamos contar para você 5 dicas que vão salvar seu relacionamento com seu cabelo cacheado.
Ser dona de um cabelo com cachos tem suas vantagens. Cabelos cacheados têm mais volume e, por isso, criam penteados mais bonitos e duradouros. E você ainda pode criar diferentes versões para o seu look usando acessórios como lenços ou bandanas.
Além do mais, cabelos encaracolados não costumam apresentar oleosidade, o que evita que fiquem com aquele aspecto gorduroso e precisem ser lavados com mais frequência. Sem contar que você não precisa pentear os fios todos os dias, o que evita a quebra e ainda dá mais uns minutinhos para o seu sono de beleza.
Se nem a Rapunzel era 100% satisfeita com seu cabelo, que dirá você! Os fios cacheados precisam de cuidados específicos para crescerem fortes e bonitos.
Isso ocorre devido à estrutura do cabelo cacheado, que é irregular. A oleosidade natural dos cabelos é produzida na raiz e levada até as pontas das madeixas. Mas, nos fios cacheados, essa oleosidade tem dificuldades em ser levada por todo o comprimento, deixando-os mais secos e frágeis.
Outro problema frequente nos cachos é o temível frizz, que insiste em deixar as cacheadas de cabelo em pé.
Chega de cachos sem definição, cabelos ressecados e com aspecto bagunçado. Depois dessas 5 dicas, seu maior problema será driblar os olhares de admiração.
Um dos maiores erros de uma cacheada é achar que, para manter a beleza dos cachos, seus cabelos precisam ser lavados todos os dias. Como já dissemos, os fios cacheados são mais secos e o excesso de lavagens retira a pouca oleosidade presente neles, tornando-os ainda mais ressecados e quebradiços.
Para evitar esse problema, o ideal é lavar as madeixas três vezes na semana. Opte por shampoos livre de sulfatos, petrolatos, parabenos e silicones.
O ideal é comprar sempre produtos de uma mesma marca e que sejam específicos para o seu tipo de cacho, evitando desperdícios e excesso de produtos no couro cabeludo. E nada de esfregar os fios durante a lavagem, aplique os produtos massageando o cabelo para evitar atrito.
Para ajudar a eliminar o frizz, o ideal é trocar a toalha comum por uma de microfibra ou uma camisa de algodão. E não esfregue ou torça os fios para secar. Comece apertando a camisa na raiz dos cabelos e vá descendo até as pontas, dando tempo para absorção do excesso de água.
As escovas podem danificar o formato dos cachos, assim, troque-as por pentes de dentes largos. Experimente ainda desembaraçar os cabelos no banho com ajuda do condicionador e utilizando as pontas dos dedos.
E nunca comece a desembaraçar os fios pela raiz. Inicie sempre pelas pontas do cabelo úmido e vá subindo. Aproveite e finalize com a técnica da fitagem.
A fim de evitar o surgimento de pontas duplas, procure manter seu cabelo aparado, cortando-o sempre de 6 a 8 semanas. Outra dica é manter um corte em camadas, proporcionando mais movimento aos cachos.
Agora, sabe qual é a melhor parte de ser uma cacheada? É que a gente sempre encontra uma amiga precisando de ajuda para cuidar dos cachos dela também. Então, aproveite que você já descobriu como cuidar dos seus e compartilhe este post nas suas redes sociais!