sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

4 erros comuns ao cuidar do cabelo e como evitá-los

4-erros-comuns-ao-cuidar-do-cabelo-e-como-evitalos.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

15

set. 2018

Seja curto, seja longo, seja liso, seja cacheado — é inegável que os fios têm um papel fundamental na autoestima de toda mulher. Para alcançar um visual belo e saudável, devemos estar atentas aos erros comuns ao cuidar do cabelo. Mas, afinal, você sabe quais são eles?

Se você sofre com oleosidade, pontas duplas e ressecamento, está na hora de ficar atenta! Dentre as práticas mais prejudiciais aos fios, podemos citar: aplicar condicionador na raiz, utilizar produtos impróprios e, claro, lavar o cabelo com água quente.

Identificou essas atitudes? Sem pânico! Para ajudá-la, selecionamos algumas recomendações para você se livrar dos maus hábitos e manter um look impecável. Confira já!

1. Lavar o cabelo com água quente

Que atire a primeira pedra quem nunca tomou um banho muito quente — principalmente durante o inverno! Apesar de ser um costume bastante prazeroso, lavar as madeixas com água quente pode causar uma série de danos aos nossos fios.

Ao entrar em contato com uma temperatura muito elevada, o couro cabeludo sofre irritações, o que acaba estimulando a produção de sebo da região. O resultado? Fios extremamente oleosos e um crescimento capilar muito mais demorado.

Fugir do problema é simples: utilize somente água morna e, sempre que possível, mude a composição do seu shampoo e condicionador. Vale, ainda, apostar em um shampoo de limpeza profunda, ao menos, a cada 15 dias. Esse produto é excelente para eliminar o excesso de química e impurezas na raiz, permitindo que o couro cabeludo respire com mais facilidade.

2. Passar condicionador na raiz

Um dos erros comuns ao cuidar do cabelo é aplicar o condicionador diretamente na raiz. Reconheceu o cenário? Se sim, pare imediatamente com esse hábito! O condicionador tem a função de devolver a oleosidade natural para os fios, criando uma camada protetora e altamente poderosa para a nutrição capilar.

Por outro lado, quando utilizado na raiz, o produto pode intensificar a oleosidade do couro, obstruir os poros e, inclusive, aumentar o surgimento das temidas caspas.

A razão desse efeito é uma só: alguns tipos de madeixas já têm uma boa quantidade de óleo na raiz e, quando o condicionador é usado na área, a produção de sebo aumenta significativamente.

O ideal é que, após lavar os fios com o shampoo, o condicionador seja aplicado somente no comprimento. Finalize o processo removendo completamente o produto e jogando um pouco de água fria para intensificar o brilho. O resultado será incrível!

3. Não fazer a limpeza adequada da escova

Provavelmente, você já ouviu por aí sobre a importância de limpar os pincéis de maquiagem, certo? Bem, com a escova de cabelo, não é diferente! Nós explicamos o motivo: por estar sempre em contato com os fios, com o tempo, a escova acaba acumulando algumas substâncias, como é o caso dos resíduos de produtos ou pele morta do couro cabeludo.

Como consequência, essa concentração de sujeira faz com que as hastes da escova se tornem um ambiente perfeito para a proliferação de inúmeras bactérias que, no futuro, podem causar uma série de danos ao cabelo. Dentre os principais problemas, podemos destacar as irritações e infecções do couro.

Chato, né? Portanto, não deixe de higienizar os seus itens de beleza. Para limpar a escova da forma correta, basta encher um recipiente com água morna e, com um shampoo, limpar todas as hastes. Por fim, enxágue em água corrente e seque o item no sol.

4. Usar chapinha com o cabelo molhado

Nunca passe a chapinha no cabelo ainda molhado! Esse hábito é tão grave que você poderá sentir os efeitos negativos instantaneamente: os fios se queimam e quebram-se, como se estivessem sendo fritos. Terrível!

Não acaba por aí — o prejuízo é tanto que, em alguns casos, a única maneira de recuperar as madeixas é cortando-as. Anote já: para usar a chapinha com segurança, certifique-se de que o seu cabelo não está molhado ou úmido, mas, sim, completamente seco!

Seguindo essas dicas, os seus fios ficarão sempre saudáveis e belos. Agora que você já conheceu os erros comuns ao cuidar do cabelo, que tal conferir alguns truques especiais para tratar das madeixas em casa? Baixe o nosso e-book sobre misturas caseiras e fique por dentro!

Compartilhe: