Cabelos 15/09/2018

7 erros comuns ao cuidar do cabelo e como evitá-los

Independentemente de ser curto, longo, liso ou cacheado, é inegável que o cabelo tem um papel fundamental na autoestima de toda mulher. Mas, para alcançar um visual belo e saudável, devemos ter atenção aos erros comuns ao cuidar dos cabelos. Você sabe quais são eles?

Confira, no post a seguir, os danos que o seu cabelo pode sofrer com algumas práticas e que você deve evitar a todo custo, para manter um look impecável!

Os danos que o cabelo sofre com práticas indevidas

Se você sofre com oleosidade, pontas duplas e ressecamento, está na hora de prestar atenção! Afinal, às vezes nem percebemos, mas praticamos hábitos prejudiciais para os fios. Desde o uso indevido de produtos até a temperatura errada da água, qualquer dos erros comuns ao cuidar do cabelo pode influenciar no desequilíbrio do couro cabeludo. Além disso, eles também podem colaborar para o desenvolvimento de condições indesejadas, como a seborreia.

Os 7 erros comuns ao cuidar do cabelo

Sabemos que muitos hábitos são difíceis de largar, mas, quando se trata da saúde e beleza dos fios, você precisa repensar o que pode estar fazendo de errado. Conheça, a seguir, 7 erros comuns que separamos para você e saiba como eles prejudicam muito os seus fios. Acompanhe!

1. Lavar o cabelo com água quente

Que atire a primeira pedra quem nunca tomou um banho muito quente — principalmente durante o inverno. Apesar de ser um costume bastante prazeroso, lavar as madeixas com água quente pode causar uma série de danos aos nossos fios. Ao entrar em contato com uma temperatura muito elevada, o couro cabeludo sofre irritações, o que acaba estimulando a produção de sebo da região. O resultado? Fios extremamente oleosos e um crescimento capilar muito mais demorado.

Fugir do problema é simples: utilize somente água morna e, sempre que possível, mude a composição do seu shampoo e condicionador. Vale, ainda, apostar em um shampoo de limpeza profunda, ao menos, a cada 15 dias. Esse produto é excelente para eliminar o excesso de química e impurezas na raiz, permitindo que o couro cabeludo respire com mais facilidade.

2. Passar condicionador na raiz

Um dos erros comuns ao cuidar do cabelo é aplicar o condicionador diretamente na raiz. Reconheceu o hábito? Se sim, pare imediatamente! Afinal, o condicionador tem a função de devolver a oleosidade natural para os fios, criando uma camada protetora e altamente poderosa para a nutrição capilar.

Quando utilizado na raiz, o produto pode intensificar a oleosidade do couro cabeludo, obstruir os poros e, inclusive, aumentar o surgimento das temidas caspas. A razão desse efeito é uma só: alguns tipos de madeixas já têm uma boa quantidade de óleo na raiz, e, quando o condicionador é usado nessa área, a produção de sebo aumenta significativamente.

Por isso, o ideal é que, após lavar os fios com o shampoo, o condicionador seja aplicado somente no comprimento. Depois, finalize o processo removendo completamente o produto e jogando um pouco de água fria para intensificar o brilho. O resultado será incrível!

3. Não fazer a limpeza adequada da escova

Provavelmente, você já ouviu por aí sobre a importância de limpar os pincéis de maquiagem. Bem, com a escova de cabelo não é diferente! Nós explicamos o motivo: por estar sempre em contato com os fios, com o tempo, a escova acaba acumulando algumas substâncias, como resíduos de produtos ou pele morta do couro cabeludo.

Como consequência, essa concentração de sujeira faz com que as hastes da escova tornem-se um ambiente perfeito para a proliferação de inúmeras bactérias que, no futuro, podem causar uma série de danos ao cabelo. Dentre os principais problemas, podemos destacar as irritações e infecções do couro cabeludo.

Portanto, não deixe de higienizar os seus itens de beleza. Para limpar a escova da forma correta, basta encher um recipiente com água morna e, com um shampoo, limpar todas as hastes. Por fim, enxágue em água corrente e seque o item ao sol.

4. Usar chapinha com o cabelo molhado

Nunca passe a chapinha no cabelo ainda molhado! Esse hábito é tão grave que você poderá sentir os efeitos negativos instantaneamente: os fios se queimam e quebram, como se estivessem sendo fritos. Aliás, não acaba por aí. O prejuízo é tanto que, em alguns casos, a única maneira de recuperar as madeixas é cortando-as. Portanto, anote já: para usar a chapinha com segurança, certifique-se de que o seu cabelo não está molhado ou úmido, mas, sim, completamente seco.

5. Aplicar excesso de shampoo e condicionador

Sabe aquela história de que quanto mais espuma, mais limpeza? É mito. O que faz diferença em quanta espuma o shampoo produz são apenas os seus componentes. Por isso, lavar os fios com mais shampoo não vai deixar o seu cabelo mais limpo. Pelo contrário, usá-lo demais pode até levar a um grande ressecamento, pois ele vai tirar muito mais do que deve do cabelo.

Para o condicionador, vale a mesma coisa. Ele fecha a cutícula, mas pode deixar o cabelo emplastado e sem equilíbrio, o que também não é bom. Portanto, siga as recomendações de uso de cada produto e procure sempre manter o equilíbrio na dose. Por exemplo, para um cabelo muito sujo, você até pode lavar com shampoo duas vezes, mas não torne isso um hábito. Outra dica é sempre contar com opções de qualidade.

6. Esfregar a toalha ao secar os cabelos

Com certeza, você não vai querer ter frizz no cabelo. Por isso, quando for secá-lo, nada de ficar esfregando a toalha, mesmo se for um tecido macio, como o algodão. Quando possível, apenas esprema levemente a água acumulada e tente deixá-lo secar ao natural. Já em dias frios e úmidos, ou quando precisar usar a toalha, use-a levemente, deslizando e não esfregando pelo cabelo. Aliás, para quem tem cachos, cabelos finos ou fios com química, esse cuidado é essencial para não ganhar um volume indesejado.

7. Prender os fios enquanto estão molhados

Um dos erros comuns ao cuidar do cabelo, com certeza, é na hora de prender os fios. Às vezes, deixamos para tomar banho tarde da noite e, após secar brevemente, prendemos o cabelo para dormir. Ou então, no dia a dia, lavamos o cabelo e depois nos envolvemos com tarefas, prendendo-o para não atrapalhar, sem que tenha secado completamente.

Pois bem, essas práticas fazem muito mal. Isso porque, quando você prende o cabelo, especialmente com elásticos sem tecido, ele pode quebrar-se facilmente. Isso vale para o cabelo seco, mas com os molhados é pior, porque a estrutura está mais frágil e suscetível à quebra. Sendo assim, mesmo que você não tenha cabelos finos, evite prender os fios, especialmente em penteados muito firmes, que podem tracioná-los, como o rabo de cavalo.

Não parece, mas, no dia a dia, cometemos vários erros comuns ao cuidar do cabelo, que podem acabar levando a sérios danos. Por isso, é fundamental que tenhamos atenção às práticas rotineiras. Seja ao pentear, seja ao escolher produtos e ao lavar, acabar com os maus costumes e desenvolver bons hábitos é a melhor forma de ter um cabelo saudável e sempre bonito.

Gostou do post? Então, assine nossa newsletter e aprenda mais cuidados com o seu cabelo!