sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Chega de sofrimento! Veja como acabar com pontas duplas agora

chega-de-sofrimento-veja-como-acabar-com-pontas-duplas-agora.jpeg

Por:Soft Hair
Autoestima

10

ago. 2017

As pontas duplas são, sem sombras de dúvidas, um problema que aterroriza a maioria das mulheres. Não por acaso, já que elas deixam o cabelo sem movimento e com aspecto ressecado e quebradiço. Mas, afinal, você sabe por qual motivo surgem as pontas duplas?

O uso de químicas, do secador, da chapinha e do babyliss acabam ressecando e enfraquecendo a cutícula do fio, o que fragmenta as escamas e, consequentemente, formam as temíveis pontas duplas. No entanto, se você pensa que cortar o cabelo é a única solução para esse pesadelo, está enganada!

Preparamos este post com dicas valiosas que vão ensinar de que maneira eliminar as pontas duplas sem precisar recorrer ao corte radical. Então, vamos conferir!

Hidrate os cabelos semanalmente

O primeiro passo para o fim das pontas duplas é hidratar o cabelo semanalmente. Como ele perde muita água nos processos descritos acima, é necessário repor a umidade natural dos fios. Por isso, o ideal é escolher um dia da semana para fazer a hidratação e seguir isso fielmente.

Comece lavando o cabelo com um shampoo sem sal e use o condicionador em seguida, como de costume. Depois, é a hora de aplicar uma máscara específica para o seu tipo capilar. Enluve mecha por mecha, e na sequência, lave de novo para retirar o excesso do produto.

Uma boa opção são as máscaras à base de Murumuru, altamente nutritivas e capazes de restaurar os fios. Em poucas semanas, você verá seu cabelo recuperar o aspecto saudável, dando adeus àquelas pontas indesejadas.

Use o shampoo na medida adequada

Lavar os cabelos com muita frequência ou usar o shampoo em excesso também ajuda a criar e manter as pontas duplas. Isso ocorre porque, quando higienizamos o cabelo em demasia, ele acaba perdendo a sua proteção natural, favorecendo a descamação da cutícula.

Por isso, não adianta colocar muito shampoo e achar que os fios vão ficar mais limpos. Ao contrário: vai acabar causando um acúmulo do produto, o que pode deixar o seu cabelo mais pesado e sem vida. A quantidade média indicada é colocar, na palma da mão, mais ou menos o tamanho de uma moeda de 25 centavos.

Massageie o seu cabelo durante as lavagens

É muito comum que, ao lavar o cabelo, nós esfreguemos o couro cabeludo com muita força. Toda essa fricção não é nada saudável para os fios que, além de descamarem, podem se partir durante o processo. O ideal é massagear o couro cabeludo de maneira suave e em movimentos circulares.

Também evite esfregar o cabelo ao secá-lo. Para enxugar, divida os fios em partes e retire o excesso de água, friccionando as mechas em uma toalha macia ou em uma camiseta de malha. Dessa forma, você evita o surgimento de nós e do frizz.

Use produtos específicos

Diante de uma grande diversidade de produtos existente hoje em dia, vai ser fácil encontrar aqueles que sejam adequados ao seu tipo de cabelo. Então, procure pela linha específica completa — shampoo, condicionador e máscara de tratamento. Isso vai potencializar o resultado!

Se você tiver dúvidas sobre qual é o seu tipo de cabelo, não hesite em perguntar para um profissional. Ele está apto para lhe dizer se os seus fios são secos, mistos ou oleosos e ainda se estão ressecados, danificados ou quebradiços.

Faça um cronograma capilar

Com certeza você já ouviu falar em cronograma capilar, não é mesmo? O processo consiste, de forma geral, em 3 etapas: hidratação, nutrição e restauração do cabelo, feito semanalmente. Cada pessoa monta o seu cronograma capilar de acordo com as necessidades dos fios.

Para a fase de hidratação, o recomendado é usar produtos que contenham abacate, mel, babosa e iogurte em suas formulações. Estes elementos fazem com que os fios recuperem a sua umidade natural.

Já para a fase da nutrição, os ingredientes mais usados são os óleos vegetais, como de amêndoas, coco, oliva, argan, buriti, damasco e óleo mosqueta. Então, procure por produtos que tragam em seus rótulos esses elementos.

Para a etapa de restauração, o ideal é investir em máscaras de tratamento à base de queratina e aminoácidos. Esses ativos têm o poder de restaurar os fios de maneira bem eficaz. Os resultados podem ser vistos em poucas semanas!

Proteja os fios do calor excessivo

Se você não consegue ficar longe do secador, da chapinha ou do babyliss, não pode deixar de utilizar um bom protetor térmico. Ele vai ser o seu maior aliado! Esse tipo de produto ajuda a selar a cutícula dos fios, o que vai protegê-lo do calor excessivo.

Outra dica importante é não encostar o secador no cabelo. Mantenha uma distância de aproximadamente 20 cm entre a boca do aparelho e os fios. Além disso, não passe a chapinha várias vezes na mesma mecha seguidamente. O ideal é alterná-las.

Cuide da saúde para eliminar as pontas duplas

Já ouviu aquele ditado: “você é o que você come”? Pois bem, uma alimentação saudável, à base de uma dieta balanceada, interfere diretamente na saúde dos seus cabelos, deixando-os mais bonitos e vistosos.

Por isso, invista em alimentos, como: carnes magras, aves e peixes e, assim como em folhas, legumes e frutas variadas. Vale acrescentar grãos sortidos nas refeições (aveia, quinoa, chia, linhaça etc).

Outro fator fundamental para o bem-estar dos fios é beber muita água, a fim de manter a hidratação e os minerais necessários para o bom funcionamento do organismo. Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Ainda podemos acrescentar a importância de praticar atividades físicas de 3 a 5 vezes por semana. Essa dica é importante, porque, ao melhorar a circulação sanguínea, os vasos capilares são estimulados, o que favorece o crescimento mais saudável dos fios.

Ter o cabelo bonito e sedoso é o sonho de toda mulher. Por isso, não deixe de apostar nas dicas que trouxemos para você. Afinal, eliminar as pontas duplas é possível e não necessita de grandes esforços, ou mesmo, grandes investimentos. Acredite sempre na sua beleza!

Se você gostou deste artigo e quer mais dicas completas como essa, baixe o ebook Guia prático de cuidados com o cabelo alisado: um passo a passo indispensável para a saúde dos fios — basta acessar a nossa página!

Compartilhe: