Cabelo 06/02/2018

A Diferença entre Densidade, Volume e Forma Capilar

Você já deve ter reparado que algumas pessoas aparentam ter mais cabelo, enquanto outras têm os fios mais ralos. Ou, então, no salão, dizem que seu cabelo tem muito volume e pouca densidade. Mas o que isso significa?

Volume e densidade são pontos importantes para identificar o aspecto das suas madeixas, o que ajudará na hora de escolher o tratamento mais adequado para o seu cabelão.

Pensando nisso, selecionamos dicas e informações para você dominar os conceitos e as diferenças entre forma capilar, densidade e volume. Confira!

Qual a diferença entre cabelo volumoso e cabelo denso?

Visualmente, um cabelo liso ocupa menos espaço do que um cabelo cacheado, o que significa que tem menos volume que o cabelo cacheado.

Porém, a mesma cabeleira lisa pode ter uma densidade maior, pois pode apresentar mais fios que a cabeleira cacheada.

O que é densidade capilar?

A densidade capilar pode ser definida como a quantidade de cabelo presente em um centímetro quadrado. No couro cabeludo, ela varia de 175 a 300 fios por centímetro quadrado e sofre influência de características pessoais, como idade e sexo.

Quando seguramos os fios presos num rabo de cavalo, conseguimos perceber melhor a quantidade de cabelos. Quanto mais cabelos, maior a densidade e, quanto menos cabelos, menor a densidade.

O que é volume capilar?

O volume capilar tem relação direta com a espessura dos fios das suas madeixas, e o que pode influenciar nesse aspecto são as características étnicas, que conferem um cabelo mais ou menos liso a cada pessoa.

O volume, portanto, é a capacidade que o cabelo tem de ocupar espaço de acordo com a espessura do fio. Quanto mais espesso, mais sustentação e mais volume. Quanto menos espesso, menos sustentação e menos volume. No caso dos cabelos cacheados e crespos, o que ajuda a conferir o aspecto mais volumoso é o formato espiralado dos fios.

Qual a diferença entre forma e volume capilar?

A forma do cabelo diz respeito ao formato que o fio apresenta, seja ele liso (reto), seja ele ondulado (curvo), seja ele anelado (espiral), abrangendo também os cabelos cacheados e crespos.

Um mesmo cabelo cacheado pode assumir estilos diferentes, sem que isso tenha a ver com o seu volume. Isso porque a forma do cabelo não tem relação direta com o volume, que é o espaço que o cabelo ocupa. A forma é a estética, o formato como o cabelo se apresenta.

Quais os cuidados básicos com o volume em cabelos oleosos?

Um dos cuidados essenciais para controlar o volume em suas madeixas é utilizar produtos específicos para dar volume e encorpar os fios. Quem tem cabelos oleosos precisa ficar atento às linhas indicadas para esse tipo capilar, que tem tendência a ressecar nas pontas.

Dê preferência a shampoos e a condicionadores para fios mistos. Desembaraçar as mechas de fios finos com pente com dentes mais próximos uns dos outros é fundamental. O acessório aumenta a eletricidade estática dos fios, o que resultará em cabelos com mais volume.

Quais os cuidados com volume em cabelos finos e afro?

Os cabelos finos não são essencialmente ralos, apesar de muitas mulheres que apresentam esse tipo de cabelo reclamarem da falta de volume nos fios.

Aquelas que têm cabelos afro também têm essa característica. Por isso, é importante identificar em qual dos dois casos se enquadra o seu tipo de cabelo.

Os fios desse grupo são oleosos, principalmente na raiz, e exigem mais tempo para estilizar. Por outro lado, dão menos trabalho no dia a dia, mesmo que isso implique variar menos o look.

Quais os tratamentos específicos para cabelos finos?

Os cabelos finos, devido ao formato de sua estrutura e ao diâmetro reduzido, apresentam falta de consistência de corpo e de rigidez, ficando sem volume e mais frágeis que os outros. Para solucionar, invista em tratamentos de reconstrução. Esse tipo de hidratação funciona como um preenchedor capilar, agindo no interior da fibra, reforçando a estrutura e proporcionando mais vitalidade e resistência aos fios.

A Soft Hair, por exemplo, dispõe de uma linha específica para cabelos finos e com pouca densidade. A Máxima Reparação para Densidade tem ativos de tamarindo, ceramidas e sericina, que ajudam a combater a elasticidade e a porosidade dos fios, restaurando e reconstruindo a fibra capilar.

Como aumentar o volume do cabelo com o secador?

Além de ser um ótimo aliado para os cuidados com os fios, o secador de cabelo também pode ajudar a dar mais volume. Abaixo, montamos um passo a passo de como deixar suas madeixas mais volumosas com o secador:

  • passo 1: seque seu cabelo utilizando um secador com difusor. Caso não tenha, pode ser com um secador sem o bico. Durante a secagem, vá amassando as madeixas com a mão;
  • passo 2: para dar volume na raiz, chegue perto do couro cabeludo com o difusor e faça movimentos circulares em toda a extensão da cabeça. Se não tiver um difusor, pule essa etapa. Se tentar fazer esses movimentos com o secador comum, com ou sem o bico, você pode acabar por deixar a sua raiz com um aspecto de lisa;
  • passo 3: após o cabelo estar completamente seco, passe o secador sem o bico em todo o seu comprimento de forma aleatória. Não encoste o secador nos fios, evitando a raiz e as pontas. Nesse ponto, você já estará com um volume bem visível. Quer ganhar mais? Siga os próximos passos;
  • passo 4: jogue seu cabelo para frente, encaixe seus dedos na raiz e faça movimentos para frente e para trás (vai e vem) de forma a “soltar” o seu cabelo, conseguindo mais volume na raiz. Em seguida, jogue sua cabeça para os lados, para trás e para frente, fazendo, assim, com que os fios do comprimento também se soltem;
  • passo 5: para finalizar com um cabelo mais volumoso ainda, utilize um pente garfo. Seu cabelo ficará muito volumoso, sem perder tanta definição do comprimento e menos ainda das pontas.

Importante: antes de realizar esse procedimento com o secador, aplique um protetor térmico.

Como aumentar o volume dos cabelos com penteados?

Você viu, acima, que secar os fios com secador pode ajudar a dar mais volume. No dia a dia, alguns penteados também podem auxiliar quem deseja ter madeixas volumosas. A seguir, apresentamos alguns penteados com essa função.

Tranças com fios

As tranças são ótimas aliadas das mulheres e podem ajudar a disfarçar a oleosidade dos fios e o volume, porém, tem o efeito contrário para quem deseja um cabelo mais “solto”. Para isso, o ideal é desfiar os fios e deixar alguns soltos emoldurando o rosto, pois isso dá a impressão de mais volume.

O ideal é fazer a trança que você deseja de maneira tradicional e, depois, com um pente fino, desfiar alguns fios. Aproveite e deixe a franja solta, de maneira mais despojada. Aplicar um mousse nas madeixas antes de começar o penteado pode dar a impressão de mais cabelo também.

Rabo de cavalo encorpado

O rabo de cavalo é outro penteado ideal para quem não está com os fios em seus melhores dias. Já quem deseja a impressão de mais volume também pode apostar nele, mas de maneira menos tradicional. Para isso, o ideal é fazer um rabo de cavalo mais encorpado.

Na hora de prender os fios, faça um topete no topo da cabeça, assim, a sensação será de ter mais cabelo. Para tal, pegue uma parte da franja e aplique um fixador de penteados ou um mousse. Logo após, com um pente fino, desfie a parte de trás da franja até obter o volume desejado. Agora, é só ajeitar a parte da frente e prender o rabo de cavalo.

Fios bagunçados para cabelos curtos

É comum muitas mulheres terem a sensação de que os cabelos curtos evidenciam a falta de volume. Mas, com os cuidados e os produtos certos, contornar esse problema e deixar as madeixas com aparência de muitos fios pode ser fácil e prático. Você consegue um dos penteados mais fáceis deixando os fios bagunçados e com cara de “acordei assim”.

Para fazer isso, é preciso começar passando algum produto que dê mais textura aos fios, como um mousse ou uma pomada. Depois, basta bagunçar, aos poucos, o cabelo com os dedos. Se você tem as madeixas onduladas, amasse o cabelo com as mãos, das pontas até a raiz. Para evitar a aparência de cabelo sujo, o ideal é não passar muitos produtos e evitar o couro cabeludo.

Penteados com babyliss

Como comentado acima, os cabelos cacheados ou crespos tendem a ter mais volume por conta de seu formato. Em razão disso, de uns tempos para cá, mulheres com as madeixas lisas têm apostado em cachos com babyliss para dar mais volume e movimento aos fios.

Para fazer isso, após lavar e secar o cabelo, aplique um spray de volume por todo o comprimento dos fios — de preferência, algum que tenha proteção térmica. Em seguida, basta vir com o aparelho em temperatura média (para não danificar os fios) e fazer os cachos da maneira que preferir. Caso ache mais interessante, você pode aplicar um spray fixador logo após usar o babyliss para que os cachos não saiam com facilidade.

Dica importante: o corte das suas madeixas pode fazer toda a diferença. Aquele em camadas é o mais indicado para quem tem cabelos finos obter mais volume e ainda dá mais leveza e formato ao rosto.

Como você pôde perceber, apesar de existirem diferenças entre volume, densidade e forma capilar, uma pessoa não tem, necessariamente, grandes quantidades de todos. Ela pode ter muito volume e pouca densidade e vice-versa, mas, ainda assim, com os cuidados e os tratamentos certos, é possível conquistar as madeixas tão sonhadas. Apenas lembre-se de sempre procurar um especialista quando houver necessidade.

Gostou das nossas dicas sobre a diferença entre forma capilar, densidade e volume? Confira, então, nosso outro post e aprenda a como aumentar o volume dos cabelos finos ou cacheados.