Cabelo 04/06/2019

Aprenda como prender o cabelo sem quebrar os fios

Você já deve ter se perguntado sobre como prender o cabelo sem quebrar os fios, não é verdade? Afinal, esse é um hábito muito comum e inevitável na rotina de muitas mulheres — principalmente durante o verão —, tanto por questão de praticidade quanto de vaidade.

Na verdade, o motivo da quebra dos fios não se resume ao ato de amarrá-los e sim à frequência, à forma e ao material utilizado para isso. Sendo assim, preparamos um post especial com as principais dicas de como prender as madeixas, refrescar-se e ficar muito mais elegante sem maiores danos capilares.

Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

Use o elástico certo

Se não for utilizado do jeito certo, quase todo tipo de elástico é prejudicial aos cabelos. Então, os modelos sem plaquinhas de metal ou revestidos de tecido podem ser uma boa saída.

Outra maneira de prender o cabelo sem quebrar os fios é criar um elástico de meia-calça. É só cortar a pontinha da meia na altura do pé e enrolá-la até virar um círculo. Um lenço também pode ser uma ótima opção e, se for de seda, ainda combate o frizz.

Espere o cabelo secar totalmente antes de prender

Tem dias que o clima está tão quente que não aguentamos esperar as madeixas secarem para prendê-las, não é verdade? Aquela saída rápida já é o suficiente para voltar com uma trança, um coque ou um rabo de cavalo nos fios ainda úmidos.

O ato de dormir com o cabelo molhado, por si só, já é extremamente prejudicial à saúde capilar. E quando você o prende, a situação é ainda pior: esse hábito pode enfraquecer a raiz, deixar os fios quebradiços, abafar o couro cabeludo e facilitar a proliferação de caspa, fungos e doenças na região.

Portanto, deixe para amarrar suas madeixas quando já estiverem secas ou recorra ao secador para agilizar esse processo, combinado? Mesmo assim, não se esqueça de aplicar um defrizante para protegê-las e evitar o ressecamento.

Durma com os cabelos soltos

Dormir de cabelo preso é uma excelente opção para controlar o volume e evitar que ele acorde muito bagunçado. Por outro lado, a força do elástico tensiona a raiz e pode provocar a queda e a quebra dos fios. Para evitar que isso aconteça, utilize um elástico feito de meia-calça para prender as madeixas, um lenço ou faça uma trança baixa e bem solta antes de se deitar.

Aprenda o jeito certo de amarrar seu cabelo

Além dos cuidados na escolha do elástico, é muito importante saber qual é a melhor forma de prender o cabelo sem danificar os fios. Se optar por um coque ou rabo de cavalo, evite torcer as mechas com muita força e, se possível, dê no máximo duas voltas no elástico. Se perceber que ficou muito apertado, solte um pouco.

Na hora de desmanchar, tenha muito cuidado para não puxar vários fios de uma só vez. O ideal é esquecer a pressa e desenrolar apenas uma voltinha do prendedor antes de soltá-lo por inteiro.

Por fim, é importante ressaltar que essas dicas para prender o cabelo sem quebrar os fios ajudarão a mantê-los sempre saudáveis e longe dos danos causados por elásticos ou outros tipos de acessórios de uso frequente do público feminino. Além disso, é fundamental apostar em shampoos e máscaras de tratamento à base de queratina, que fortalecem e ajudam a restaurar a camada externa das madeixas.

E aí, gostou de saber como prender o cabelo sem quebrar os fios? Quer estar por dentro de mais dicas de beleza como essas? Então, curta agora mesmo a nossa página no Facebook!