Cabelo 01/09/2017

Como aumentar o volume dos cabelos finos ou cacheados?

Os cabelos finos, sejam eles lisos ou cacheados, podem trazer um certo desconforto pelo seu aspecto. Para muitas mulheres, esse tipo de cabelo parece, muitas vezes, um tanto “ralo” demais e aumentar o volume dos fios se torna um verdadeiro desafio.

Se você faz parte desse grupo, fique tranquila! Com o avanço da tecnologia e adoção de alguns hábitos diários, esse incômodo está com os dias contados. Seguir uma alimentação balanceada, ter cuidado com a temperatura da água no banho e usar os produtos certos são algumas das práticas essenciais.

Quer saber mais? Para ajudá-la, selecionamos dicas e produtos adequados que são ideais para deixar as suas madeixas belas e volumosas. Acompanhe a leitura!

Qual a causa dos cabelos finos?

Poucos imaginam, mas a verdade é que existem diversas causas para que o cabelo fique fino ou ralo. Tais motivos podem ter origem na própria genética do indivíduo, ou também, estarem ligados aos fatores externos, como é o caso da alimentação ou temperatura do banho.

Como consequência, temos mais dificuldade de aumentar o volume e manter as madeixas fortes e saudáveis ao longo da vida. E a maneira mais eficaz de contornar esse cenário é entender as principais razões do problema. Abaixo, selecionamos os fatores mais comuns e que atingem boa parte da população. Veja!

Genética

Os fios capilares são compostos por três camadas distintas: a cutícula; o córtex e a medula. Destas, o córtex é o responsável por proporcionar a espessura que tanto buscamos. Muitas vezes a ausência dessa consistência tem origem genética. Isso significa que se os seus pais possuem tal característica, provavelmente, você também nascerá com ela.

Por exemplo: pessoas com descendência europeia, apresentam o cabelo mais fino do que os asiáticos. Já no Brasil, por conta da miscigenação, fica difícil identificar como será o cabelo de cada um a partir da sua origem familiar. O recomendado é analisar o seu fio, bem como a textura e cor.

Queda capilar

Outro ponto que merece atenção é a alimentação. Quando não seguimos uma dieta equilibrada, o organismo tende a apresentar deficiência de certos nutrientes, como o ferro. Quando encontrado em baixas quantidades no corpo, esse componente pode acarretar uma série de complicações de saúde — e uma delas é a anemia.

Dentre os sintomas da doença está a queda e afinamento capilar. Para contornar o problema, é fundamental procurar um médico e ingerir ingredientes ricos em ferro. Como exemplo, podemos citar o feijão, folhas verdes e carne vermelha.

Excesso de química

Se os fios finos e ralos não apresentam causa genética e a sua alimentação está em dia, talvez esteja na hora de avaliar o excesso de química. Pessoas que fazem uso constante de produtos químicos, com coloração e cosméticos específicos para alisar o cabelo, tendem a destruir a estrutura capilar, causando a quebra e o enfraquecimento das madeixas.

A solução é realizar cortes periódicos e deixar a química de lado. Adotar uma agenda de cronograma capilar também é interessante, já que serão feitos cuidados de hidratação, nutrição e reconstrução.

Quais são os truques para aumentar o volume capilar?

Assim que você identificar as causas da queda e afinamento do cabelo, é o momento de apostar em alguns truques especiais, próprios para aumentar o volume das suas madeixas. Vamos descobrir quais são eles?

Temperatura da água

Lave o cabelo com água morna. Com isso, você evita que os fios fiquem muito oleosos e, consequentemente, percam o volume.

Produtos certos

Jamais utilize cosméticos para reduzir o volume. Um bom exemplo disso são os produtos que prometem combater o frizz ou alisar as madeixas.

Finalizadores específicos

Esses produtos ajudarão o cabelo fino a ganhar mais volume. Contudo, é preciso tomar cuidado para não aplicar o finalizador em grandes quantidades, pois isso fará com que o cabelo fique pesado.

Já os fios cacheados devem aproveitar os produtos específicos para ajudar a modelar e valorizar os cachos. Alguns produtos ideais são o Leite de Coco e o Umidificador de Cachos.

Forma de secagem

Para garantir um belo visual, considere secar o cabelo somente com a toalha. Se você prefere utilizar os equipamentos térmicos, comece pela raiz e termine secando as pontas. Durante o processo de secagem, evite usar escovas.

Coque com o cabelo úmido

Uma técnica para dar volume ao cabelo é retirar a umidade dos fios com uma toalha, fazer um coque com grampos no alto da cabeça e deixá-lo secar naturalmente. Ao desfazer o penteado, a madeixa já estará com o seu volume natural, e as pontas, bem onduladas.

Tipo de corte

O cabelo longo é inimigo de quem busca volume, porque deixará os fios pesados demais. O ideal é ter um corte na altura dos ombros e, sempre que possível, apostar em opções repicadas em vez de desfiadas.

Fala a verdade: com as nossas dicas ficou mais fácil aumentar o volume do cabelo e arrasar em qualquer ocasião, não é?

Se você quiser continuar por dentro do assunto, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!​