sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Como aumentar o volume dos cabelos finos ou cacheados?

mais_volume_BLOG

Por:Soft Hair
Cabelo | Soft Hair

01

set. 2017

As madeixas finas, sejam elas lisas ou cacheadas, podem trazer um certo desconforto pelo seu aspecto. Para boa parte do público feminino, esse tipo de fio parece, muitas vezes, um tanto “ralo” demais. Por isso, descobrir como aumentar o volume do cabelo se torna um verdadeiro desafio.

Mas, se você faz parte desse grupo, fique tranquila! Com o avanço da tecnologia e adoção de alguns hábitos diários, esse incômodo está com os dias contados. Seguir uma alimentação balanceada, ter cuidado com a temperatura da água no banho e usar os produtos certos são algumas das práticas essenciais para contornar a situação.

Quer saber mais sobre o assunto? Para ajudá-la nessa tarefa, selecionamos dicas e produtos adequados que são ideais para deixar as suas madeixas belas e volumosas. Continue a leitura!

Qual é a causa dos cabelos finos?

Poucos imaginam, mas a verdade é que existem diversas causas para que o cabelo fique fino ou ralo. Tais motivos podem ter origem na própria genética do indivíduo, ou também, estarem ligados aos fatores externos, como é o caso da alimentação inadequada ou temperatura do banho.

Como consequência, temos mais dificuldade de aumentar o volume e manter as madeixas fortes, visualmente belas e saudáveis ao longo da vida. A maneira mais eficaz de contornar esse cenário é entender as principais razões do problema. A seguir, selecionamos os fatores mais comuns e que atingem boa parte da população. Veja!

Genética

Os fios capilares são compostos por três camadas distintas: a cutícula, o córtex e a medula. Destas, o córtex é o responsável por proporcionar a espessura que tanto buscamos. Muitas vezes a ausência dessa consistência tem origem genética. Isso significa que, se os seus pais possuem tal característica, provavelmente, você também nascerá com ela.

Vamos aos exemplos? Pessoas com descendência europeia, apresentam o cabelo mais fino do que os asiáticos. Já no Brasil, por conta da miscigenação, fica difícil identificar como será o cabelo de cada um a partir da sua origem familiar. O recomendado é analisar o seu fio, bem como a textura e a cor.

Queda capilar

Outro ponto que merece atenção diz respeito à alimentação. Quando não seguimos uma dieta saudável e equilibrada, o organismo tende a apresentar deficiência de certos nutrientes, como é o caso do ferro. Quando encontrado em baixas quantidades no corpo, esse componente pode acarretar uma série de complicações de saúde — e uma delas é a anemia.

Dentre os sintomas da doença estão a queda e o afinamento capilar. Para contornar o problema, é fundamental procurar um médico e ingerir ingredientes ricos em ferro. Os alimentos com maior concentração do nutriente são: o feijão, a ervilha, a carne vermelha, o espinafre, o brócolis, determinados cereais integrais como a quinoa e a aveia.

Excesso de química

Se os fios finos e ralos não apresentam causa genética e a sua alimentação está em dia, talvez esteja na hora de avaliar o excesso de química. Pessoas que fazem uso constante de produtos químicos, com coloração e cosméticos específicos para alisar o cabelo, tendem a destruir a estrutura capilar, causando a quebra e o enfraquecimento das madeixas.

A solução é realizar cortes periódicos e deixar a química de lado. Adotar uma agenda de cronograma capilar também é interessante, já que serão feitos cuidados de hidratação, nutrição e reconstrução.

Quais são os truques para aumentar o volume capilar?

Assim que você identificar as causas da queda e do afinamento do cabelo, é o momento de apostar em alguns truques especiais, próprios para aumentar o volume das suas madeixas. Vamos descobrir quais são eles? Dê uma olhada.

Temperatura da água

Sempre que possível, lave os fios com água morna, em uma temperatura que esteja o mais próximo do natural. Esse cuidado reduzirá a oleosidade do cabelo e, consequentemente, não ganhe aquele aspecto sujo e sem volume.

Outra dica importante é: evite lavar as madeixas todos os dias. Quando higienizamos os fios com frequência, eliminados não somente os resíduos, como também, a camada capilar protetora — que é a responsável por manter a estrutura dos fios mais fortes e volumosas.

Se você simplesmente não consegue ficar sem lavar, experimente utilizar os famosos shampoos secos.

Produtos certos

Jamais utilize cosméticos para reduzir o volume. Um bom exemplo desses produtos são as composições que prometem combater o frizz ou alisar as madeixas. Em vez disso, prefira utilizar um shampoo neutro ou alguma opção que seja exclusiva para os cabelos mais finos.

Aqui, o condicionador também pode ser dispensado, ainda mais se você costuma aplicar o leave-in após o banho. Pois esse produto consegue dar a hidratação ideal para os fios sem fazer com que eles tenham aquele visual pegajoso e molhado.

Finalizadores específicos

Os finalizadores são ótimos produtos para quem deseja saber como aumentar o volume do cabelo. Contudo, é preciso tomar cuidado para não aplicar o produto em grandes quantidades, pois isso fará com que o cabelo fique pesado.

Também é interessante evitar os cosméticos que prometem fixação forte e que a sua consistência seja densa e pastosa demais. Estes, certamente, farão com que o seu cabelo alcance um visual superoleoso.

Por outro lado, se você tiver os fios cacheados, aproveite os produtos específicos para ajudar a modelar e valorizar os cachos. Algumas opções ideais são o Leite de Coco e o Umidificador de Cachos. Experimente!

Modo de secagem

Como você costuma secar o seu cabelo? Para garantir um belo visual, prefira secar os fios somente com uma toalha. Nesse caso, a sugestão é fazer os movimentos, começando pela raiz e ir finalizando pelas pontas. Essa dica é ideal para quem tem cabelos finos e cacheados.

Existem ainda, aquelas pessoas que não abrem mão do clássico secador na hora de secar as madeixas. Se você for uma delas, o pensamento deve ser o mesmo: comece secando o cabelo na raiz, terminando nas pontas.

Um bom truque para não prejudicar o visual, é evitar usar as escovas, já que elas colaboram para a produção de oleosidade no couro cabeludo. Tenha cuidado também com a temperatura, não deixando o equipamento quente demais para que a estrutura capilar continue preservada.

Coque com o cabelo úmido

Uma técnica incrível para dar volume ao cabelo é retirar bem a umidade dos fios com uma toalha, fazer um coque com grampos no alto da cabeça e deixá-lo secar naturalmente. Ao desfazer o penteado, a madeixa já estará com o seu volume natural, e as pontas, bem onduladas e charmosas.

Se quiser acelerar o processo, você pode investir no auxílio do secador de cabelos. O processo é semelhante: monte o coque e seque o penteado com o equipamento térmico. Em menos de 10 minutos, os fios ganharão o mesmo formato. Mas lembre-se: essa segunda opção só vale se você estiver com muita pressa, viu?

Tipo de corte

Esse detalhe costuma passar batido por muitas mulheres, mas é real: o tipo de corte faz toda a diferença! Infelizmente, o cabelo longo é o inimigo número 1 de quem busca mais volume, uma vez que essa opção deixará os fios pesados demais.

O ideal é ter um corte na altura dos ombros e, de preferência, repicado em camadas — e nunca desfiado.

A parte boa é que existem diversas opções de cortes belíssimos para as mulheres que sofrem com esse problema. Olha só as nossas sugestões especiais:

  • long bob com as pontas repicadas;
  • long bob com a franja comprida;
  • long bob com o corte assimétrico e um pouco repicado;
  • long bob com a frente maior que a parte de trás;
  • long bob com mechas;
  • franja reta e corte mediano.

Fala a verdade, vai? Com as nossas dicas ficou mais fácil descobrir como aumentar o volume do cabelo e arrasar em qualquer ocasião, não é?

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite e entre em contato conosco! A Soft Hair é uma marca especialista em cosméticos capilares com um leque imenso de produtos capazes de manter os seus fios ainda mais belos e com a saúde em dia. Esperamos por você!

Compartilhe: