sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Crespos e cacheados não são iguais

capa-do-post

Por:Soft Hair
Soft Hair

13

set. 2016

A luta pela aceitação do cabelo crespo/cacheado tem ganhado cada vez mais adeptos. Não é à toa que hoje em dia, ao andarmos nas ruas ou abrirmos o facebook, nos deparamos com tanta gente que resolveu assumir o cabelo natural. O número de grupos, páginas nas redes sociais e blogs direcionados ao cuidado e valorização desse tipo de cabelo, tem crescido bastante. E o discurso da aceitação e quebra de padrões de beleza capilar vem ganhando espaço não só na internet, mas também em outras mídias.

 

Algumas pessoas optam pelo processo de transição capilar que é longo é muitas vezes dolorido. Passam um período com duas texturas, enfrentando o medo do big chop, cortamos o cabelo curtinho e, finalmente, quando todo processo parece ter chegado ao fim, é possível que algumas se deparam com problemas de autoaceitação.

 

Nem todo mundo, logo após ter feito o big chop, passa a amar o próprio cabelo. A boa notícia é que o amor se constrói conforme aprendemos a cuidar e conviver.

 

O mercado de cosméticos tem se voltado para esse público que tem optado em resgatar as suas raízes étnicas desenvolvendo produtos para cacheadas e crespas, entretanto, pouco se fala que o cabelo crespo e cacheado não podem ser tratados da mesma maneira.

 

Já observou que os cabelos crespos e cacheados têm infinitas possibilidades de formas e ondulações?

 

Então vamos pensar?

 

Como é o seu cabelo? Cacheado ou Crespo? Ok, mas, muito crespo ou “mais ou menos” crespo? Ele é ondulado? Difícil explicar, não é? Bem, isso acontece porque existem muitos tipos formas para os cabelos crespos ou cacheados, e conhecer qual é o seu  pode ajudar na hora de escolher tratamentos que o deixarão mais saudável.

 

Entendendo as diferenças do cabelo tipo 3

As meninas de cabelo Tipo 3, com os fios cacheados, em formato de ‘S’ como espirais bem nítidos.

 

Meu-cabelo-tipo-3

 

3A – Cachos definidos e levemente soltos. Brilhosos, são aqueles cujos os fios tem cachos tão regulares que parecem ter sido produzidos com babylizz.

 

3B – O cacho é mais enrolado, com o formato de S bem mais estreito, definido e regular. As pontas tender a ser secas, por que a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de percorrer todo o fio.

 

3C – os cachos tem formações de espirais mais apertadas. Os cachos são bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos. As pontas também tendem a ficar secas. Os fios são finos.

 

Entendendo as diferenças do cabelo tipo 4

 

As meninas com o cabelo tipo 4A/4B/4C são as que mais passam por problemas de aceitação, por ele ser um cabelo mais crespo, que exige mais cuidados e que é mais indefinido. Apesar disso, ele merece todo o seu amor.

Dizem por aí, que o cabelo afro é duro e blábláblá… Não gente, não é! Apesar de parecerem grossos, esse tipo de cabelo é bem fininho e possui pouquíssimas escamas, por isso, não são tão brilhosos e quebram com facilidade. Mas, se forem bem tratados, eles ficam com uma textura bem macia ao toque.

 

Meu-cabelo-tipo-4

 

4A – Mistura de cachos e torções. A diferença dele para o tipo 3C é que o cabelo apresenta cachos até quando molhado (o 3c pode parecer ondulado quando mollhado). Quando seco, os cachos são menos definidos. Ele tende a ser mais seco nas pontas.

 

4B – Muito bem enrolados, ou em formato de ziguezague, os cachos são menos definidos e podem não ser visíveis quando seco. Os fios são muito finos e tendem a serem mais secos e quebrarem facilmente.

 

4C – A textura desse fio é bem diferente dos demais, pois os cachos não são definidos e podem ser bem bastante volumosos. Sabe aquele black power poderoso? Então, ele pode ser facilmente alcançado com os crespos 4C. 

O crespo tipo 4C não forma cachos em S e, sim, em Z. Por conta dessa caraterística, eles são muito mais ressecados que os demais, já que a dificuldade da oleosidade natural chegar até o comprimento e as pontas é maior.

 

“Que fique bem claro: não existe cabelo “melhor” ou “pior”, não existe tipo de cacho perfeito. Cada cabelo tem sua característica única e específica.

 

Agora imagine um produto específico para o seu tipo de cabelo?

Cuidados específicos para o seu cabelo Tipo 3 …

 

 

Cuidados específicos para o seu cabelo Tipo 4 …

Logo, logo esse mistério será desvendado :)

Espero que tenham gostado.

Compartilhe: