sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Cronograma capilar para cabelo cacheado: saiba como fazer

cronograma-capilar-para-cabelo-cacheado-saiba-como-fazer.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

07

nov. 2017

Certamente você já percebeu que nem todo cabelo cacheado é igual, por isso, cada um tem suas necessidades específicas. Uns precisam de mais volume, outros de força, há ainda os sem brilho ou quebradiços. São tantos cuidados que a gente acaba ficando enrolada, não é mesmo?

Mas com um cronograma capilar para cabelos cacheados, suas madeixas vão fazer sucesso por onde você passar. Neste post, vamos te ensinar a identificar as necessidades do seu cabelo, escolher os melhores produtos e como montar sua rotina de cuidados em casa. Pronta para desfilar cachos saudáveis por aí?

Entenda o que é o cronograma capilar

O uso do secador, da chapinha e do babyliss causam danos — muitas vezes irreversíveis — aos cabelos. Isso acontece porque as altas temperaturas desses aparelhos promovem a abertura das cutículas dos fios, o que ocasiona a quebra e o ressecamento deles.

Também conhecido como agendamento capilar, o cronograma capilar consiste em uma série de tratamentos que são utilizados em conjunto para promover a restauração e o brilho das madeixas.

Ou seja, o processo nada mais é do que uma rotina de cuidados pensada exclusivamente para tratar os estragos causados no cabelo. Por isso, nem pense em copiar o cronograma da sua amiga ou artista favorita. Pode não ser o ideal para os seus fios nesse momento.

Basicamente, todo cronograma capilar é dividido em três partes:

  • hidratação: é responsável pela reposição da água nos fios, perdida ao longo do tempo, deixando-os mais macios e brilhosos;
  • nutrição: é durante essa etapa que os lipídios são repostos aos cabelos, a fim de recuperar a oleosidade natural dos fios e evitar que, futuramente, voltem a ficar secos;
  • reconstrução: aqui é a fase em que as proteínas são devolvidas aos fios e consequentemente o cabelo repõe a massa capilar — é indicada principalmente para quem tem os fios quebradiços ou está sob algum procedimento químico, como alisamento ou coloração permanente.

Mesmo que seus fios precisem das três etapas, faça uma de cada vez, com intervalos de, pelo menos, 48 horas entre elas. Realizar as etapas juntas compromete o resultado, já que os fios não vão conseguir absorver todos os nutrientes necessários de uma única vez.

Aprenda a escolher os produtos para o seu cabelo

Para montar seu cronograma você precisa ficar atenta à escolha dos ingredientes presentes nas composições dos produtos:

  • hidratar: todo cabelo precisa de hidratação frequente, seja ele seco, misto ou oleoso, porque é ela quem vai minimizar o frizz e o ressecamento das madeixas cacheadas — por isso, para essa etapa procure por produtos à base de frutas, extratos de plantas, aloe vera, pantenol, leite, água de coco, glicerina, silicone ou vitaminas;
  • nutrir: para acabar com os fios quebradiços e porosos, opte por produtos que tenham óleo de argan, óleo de coco, tutano ou manteiga de karité em suas fórmulas;
  • reconstruir: aqui o interessante é usar produtos com queratina, aminoácidos e colágeno para dar adeus às pontas duplas e os fios fracos e quebradiços.

Você também pode usar uma máscara como base para criar misturas e fazer seus próprios cremes hidratante, nutritivo e reconstrutor. Já existem produtos específicos para você adaptar às necessidades dos seus cabelos.

Além disso, é possível misturar óleos vegetais ou ampolas de vitaminas (encontradas em farmácias ou lojas especializadas) para personalizar seu tratamento. Vale a pena experimentar!

Saiba como montar o cronograma capilar para cabelos cacheados

Agora que você já sabe como funciona o cronograma, que tal pôr tudo isso em prática? Montamos aqui um guia para os 4 tipos de danos mais comuns. Veja qual é mais indicado para você, comece a experimentar e vá fazendo as alterações de acordo com a necessidade dos seus fios.

Cabelos cacheados

  • 1ª semana: hidratação + hidratação + nutrição;
  • 2ª semana: hidratação + nutrição + hidratação;
  • 3ª semana: hidratação + hidratação + nutrição;
  • 4ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução.

Esse programa é indicado para os cabelos cacheados porque foca na hidratação dos fios. Vale lembrar que o cabelo crespo necessita de hidratação constante, pois seu formato espiralado não permite que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas.

Cabelos cacheados quebradiços

  • 1ª semana: hidratação + nutrição + hidratação;
  • 2ª semana: hidratação + hidratação + nutrição;
  • 3ª semana: hidratação + nutrição + hidratação;
  • 4ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução.

Nesse caso, o cronograma capilar tem o objetivo de reconstruir os fios danificados que os tornam porosos e quebradiços. O resultado costuma aparecer já no primeiro mês de tratamento.

Cabelos cacheados danificados

  • 1ª semana: hidratação +hidratação + nutrição
  • 2ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução
  • 3ª semana: hidratação + nutrição + hidratação
  • 4ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução

Seguindo o cronograma capilar específico para cabelos cacheados danificados será possível recuperar o brilho e a maciez dos fios, assim como sua aparência saudável. Se você realmente procura ter o cabelo bonito de novo, não hesite em investir nesses programas.

Cabelos cacheados com química

  • 1ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
  • 2ª semana: nutrição + hidratação + nutrição;
  • 3ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
  • 4ª semana: hidratação + hidratação + nutrição.

Processos químicos, como alisamentos, relaxamentos e tinturas permanentes, costumam modificar a estrutura dos fios, deixando o cabelo sem brilho, ressecado e extremamente quebradiço. Daí a importância de seguir esse cronograma capilar.

Estabeleça os dias da semana

Para que o cronograma capilar tenha êxito, é necessário escolher os dias da semana em que você vai realizar os procedimentos. Como já dissemos em outra parte do post, o recomendado é seguir as etapas com intervalos de 48 horas entre cada uma.

Por exemplo, você pode optar pela segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado. O importante é que uma vez definidos os dias, você os siga fielmente para obter os resultados mais rápido.

Outra ótima dica é usar um shampoo anti-resíduos uma vez por mês e de preferência dois dias antes de iniciar a primeira semana do cronograma capilar para cabelos cacheados. Esse produto tem o objetivo de livrar o cabelo das impurezas, como poluição e suor, e também do excesso de produtos químicos.

Muitas mulheres que realizaram o cronograma capilar obtiveram resultados bem positivos. Seus cachos ficaram mais soltos, mais brilhantes e muito mais saudáveis!

Por isso, vale a pena investir um pouco do seu tempo e do seu dinheiro para fazer todo o processo. Não hesite em começar logo o cronograma capilar para cabelos cacheados e desfilar os seus cachos de diva por onde passar!

Baixe o e-book Misturas caseiras para cabelos: como funcionam e quais são as vantagens que preparamos especialmente para você e descubra como tratar as madeixas em casa com um custo bem acessível. Estamos esperando a sua inscrição!

Compartilhe: