Autoestima 27/11/2017

Mitos e verdades sobre o Crescimento Capilar

Nossa vida já é uma correria diária, não é mesmo? E para aquelas de nós que estão focadas num “Projeto Rapunzel”, em busca do sonhado cabelão, não é nada fácil identificar em meio a tanta informação disponível na internet, redes sociais, no salão e nas conversas entre as amigas, o que realmente funciona do que não tem efeito prático algum no crescimento das suas madeixas.

Pensando nisso, reunimos alguns dos principais mitos e verdades sobre crescimento capilar que a gente escuta por ai ou lê na internet. E claro, vamos te deixar bem informada sobre as melhores práticas e produtos que vão realmente te ajudar. Confira!

Cabelos têm uma média de crescimento mensal.

Verdade, mas é relativo. Em condições normais, todo cabelo cresce de um a dois centímetros por mês. Mas este crescimento é influenciado por diversos fatores, como predisposição genética, condição dos fios, do couro cabeludo e dos níveis adequados de nutrientes em nosso organismo, que promovem a saúde e o crescimento dos fios.

Adicionar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer.

Mito. Apesar de quem acredita que o estrogênio contido no anticoncepcional possa influenciar no crescimento dos cabelos, essa prática não tem o efeito desejado.

O hormônio contido na pílula não é absorvido pelo shampoo para atuar diretamente nas madeixas. Existe inclusive o risco de danificar seus cabelos, pois a associação destes produtos pode alterar a composição química do produto, desestabilizando sua formulação original.

Stress atrapalha o crescimento

Verdade. Nosso corpo reflete nosso estado emocional. Por desencadear uma série de reações fisiológicas no organismo, o stress pode reduzir ou mesmo paralisar a fase de crescimento do cabelo – conhecida como fase anágena, acelerando a fase telógena, responsável pela queda.

Invista sempre em tirar um tempo para desfrutar de momentos agradáveis, fazendo seus programas favoritos. Divirta-se, a felicidade é contagiante e não tem contraindicações.

A Alimentação pode influenciar no crescimento

Verdade. Não adianta nada investir em produtos de qualidade e seguir uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução se você não se alimentar adequadamente.

Para os cabelos crescerem fortes e saudáveis siga uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, como vitaminas C, D, E e ferro.

Comprovadamente, alimentação saudável associada ao uso de bons produtos dá mais brilho e saúde para os fios, e uma garantia de cabelos lindos.

Tirar as pontas regularmente faz com que o cabelo cresça mais rápido

Mito. Aparar os fios com o objetivo de manter o formato do corte e retirar pontas duplas e ralas não acelera ou reduz o crescimento. Realizar este procedimento de manutenção não vai comprometer seu “Projeto Rapunzel”.

Puxar os fios brancos evita que outros cresçam no lugar.

Mito! A ocorrência de cabelos brancos é um processo natural, não tem como evitarmos. O surgimento dos fios brancos está relacionado à uma redução na produção de melanina. Arrancar os fios brancos não impede que outros igualmente brancos nasçam.

Massagear o Couro Cabeludo ajuda no Crescimento

Verdade. Massagear o couro cabeludo é definitivamente uma maneira de estimular o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, auxiliando no crescimento saudável do cabelo.

Para estimular a circulação sanguínea da região, massagear o couro cabeludo com a pontinha dos dedos por cerca de 10 minutos pode estimular o crescimento. Uma boa dica é associar essa prática com a umectação capilar para, de quebra, ainda tratar o cabelo enquanto faz uma massagem caprichada. Óleo de Coco e Óleo de Argan são opções bastante recomendadas para uma umectação eficiente.

Trança acelera o crescimento dos fios

Mito. Muita gente acha que trançar o cabelo com frequência também pode ajudar em seu crescimento, mas infelizmente isso não procede. A trança é um ótimo recurso para ondular os cabelos sem usarmos fontes de calor, mas não interfere no crescimento das madeixas.

Dica extra, que serve também para rabos de cavalo e coques: não repuxe demais os fios. A tração em excesso pode provocar quebra e até queda. Portanto, muita calma nessa hora.

Raiz oleosa compromete o crescimento

Verdade. A oleosidade excessiva do couro cabeludo pode obstruir os folículos capilares, impedindo seu crescimento normal. Por isso, a dica para quem sofre com esse problema é lavar as madeixas em dias alternados com produtos que tenham ação antiresíduos – como o pré-shampoo, por exemplo. Em caso de fios mistos, procure utilizar um shampoo específico para essa característica, que faça uma limpeza profunda no couro cabeludo enquanto cuida das pontas.

Vitamina Faz o Cabelo Crescer Mais Rápido

Verdade. A maioria das vitaminas do cabelo promove o crescimento saudável, fornecendo os nutrientes e minerais essenciais.

Com níveis adequados de proteína, ômega 3, ômega 6 e vitaminas A, D, E, e K, é possível que o cabelo cresça mais forte, reduzindo possibilidades de quebra e de comprimento de retenção. Vitaminas do cabelo com MSM (metilsulfonilmetano) ou enxofre orgânico e biotina, prolongam a fase anágena ou de crescimento. Seu cabelo vai ficar mais grosso e saudável, levando-o a crescer mais.

Gostou das nossas dicas sobre Mitos e Verdades do Crescimento Capilar? Confira também este post e descubra quais são os Alimentos que fazem bem para os seus Cabelos. Compartilhe com as amigas em suas redes sociais. Os admiradores não vão saber lidar com tanta beleza junta.