sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

O que é cabelo elástico e o que fazer quando acontece?

o-que-e-cabelo-elastico-e-o-que-fazer-quando-acontece.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

18

set. 2017

Muitas vezes, as nossas madeixas ficam com um aspecto estranho e não sabemos identificar a verdadeira causa. Esse é o caso do cabelo elástico — você já ouviu falar nesse termo? O nome é dado para situações em que os fios ficam franzinos e muito quebradiços, principalmente, quando são penteados.

Se identificou? A situação parece simples, mas pode oferecer uma série de riscos à sua saúde capilar, deteriorando a estrutura próxima ao couro cabeludo. No entanto, esse problema tem solução, basta seguir algumas dicas fundamentais.

Neste post, você vai descobrir como tratar os seus fios elásticos e como se prevenir para que esse efeito nunca mais volte. Acompanhe!

O que é o cabelo elástico?

Antes de correr atrás do melhor tratamento, que tal entender as causas para que os seus fios fiquem emborrachados? O que você precisa saber é que o cabelo se torna franzino por perder a sua elasticidade natural.

A consequência é uma estrutura mais fina e sensível, o que resultará nas quebras constantes. É possível identificar essa situação com um teste rápido: ao puxar o fio, observe se ele volta ao normal ou não. Se as suas madeixas estiverem saudáveis, o visual continuará o mesmo. Se realmente estiver faltando nutrição, é provável que o fio se quebre ou fique encolhido.

As causas para que isso aconteça são diversas, mas a principal são os procedimentos químicos. Coloração e alisamentos são alguns exemplos de tratamentos que tornam o cabelo mais frágil a cada sessão. Inclusive, o problema deve ser visto com seriedade, já que você corre o risco de destruir as fibras capilares e demorar um bom tempo para reconstruí-las.

Não se assuste! Nem tudo está perdido e você ainda pode aproveitar o alerta e abusar dos cuidados especiais.

Como cuidar dos fios?

Agora que você já sabe que há solução para o problema, preste atenção em alguns passos que ajudarão a deixar o seu cabelo forte e nutrido. São eles:

Deixe a química de lado

A primeira dica é abandonar, por um período, os processos químicos. Essa etapa é importante para que o seu cabelo se recupere completamente dos danos. Insistir em uma escova progressiva ou descoloração é um grande erro nesse caso.

Crie um cronograma capilar

Após consecutivos procedimentos químicos, o cabelo perde muita proteína, resultando no seu aspecto danificado. Por isso, considere uma agenda de reposição com proteínas, aminoácidos e demais ativos reconstrutores. Procure por opções com proteína de trigo, que diminui a porosidade. Outros componentes também são importantes, como a queratina e a arginina. Você ainda pode incluir nessa lista o colágeno, que é ideal para reter água nos fios e, consequentemente, hidratar e criar resistência.

Use produtos adequados

Junto ao cronograma de tratamentos, é preciso apostar nos produtos certos para o cabelo elástico. A fim de intensificar a nutrição, escolha cosméticos pós química que tenham queratina e aminoácidos na sua fórmula. 

Invista na hidratação

Sentiu a diferença no resultado? Este é o momento de abusar da hidratação. Uma vez por semana, utilize óleos com o pH ácido, como o argan, para selar os fios. Conforme observar a melhora, diminua o número de aplicações para evitar a oleosidade.

Como evitar o problema?

Problema resolvido? Ótimo! Mas ainda é preciso saber como evitar que esse efeito volte a acontecer. Um bom caminho para isso é sempre utilizar protetor térmico antes de investir nos aparelhos que agem por meio do calor. A escova e a chapinha são capazes de proporcionar um look incrível, desde que usadas com equilíbrio.

Evite também os procedimentos químicos mais fortes. O alisamento e a descoloração podem se tornar as principais vilãs de um cabelo saudável e macio. Nesse caso, espere o período mínimo de três meses antes de refazer qualquer processo. Pensando em todos esses detalhes, você mantém as suas madeixas sempre belas e impecáveis!

Gostou das nossas dicas sobre como tratar e prevenir o efeito do cabelo elástico? Então, assine a nossa newsletter e receba sempre todas as novidades!

Compartilhe: