sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Ressecamento capilar: 4 principais causas e como resolvê-las

ressecamento-capilar-4-principais-causas-e-como-resolvelas.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

12

nov. 2017

Hoje em dia, o mercado da beleza nos oferece uma infinidade de opções para colorir ou alisar os cabelos. Sem dúvidas, as mulheres adoram! Porém, ao utilizar produtos químicos, abusar dos famosos equipamentos térmicos ou praticar alguns hábitos prejudiciais no dia a dia, os nossos fios correm o fisco de ficarem secos, quebradiços e sem o brilho natural.

Para fugir desse efeito nada desejado, você precisará seguir uma série de passos especiais, que vão desde a temperatura adequada para a lavagem dos cabelos, ao uso dos produtos para nutrir e hidratar. Vamos descobrir mais?

Neste post, você encontrará todas as dicas para evitar o temido ressecamento capilar e criar um visual macio, sedoso e cheio de brilho. Vem conferir!

1. Tomar banho quente com frequência

Você sabia que deixar a água do chuveiro muito quente pode acarretar uma série de problemas para o nosso organismo? Isso inclui o cabelo, a pele e, inclusive, o sistema digestivo. Então, que tal passar a regular a temperatura do seu banho?

O recomendado é lavar as madeixas com a água fria, no máximo, morna. Caso contrário, além de ressecado, o seu cabelo perderá a oleosidade natural. Essa prática também ajuda a abrir a cutícula dos fios, deixando toda a estrutura mais vulnerável ao sol e à poluição. A consequência será uma raiz ainda mais oleosa, com caspas e pontas ressecadas.

A solução? Tome o banho morno, mas mantenha a cabeça afastada. Na hora de passar o shampoo ou o condicionador e enxaguar, diminua a temperatura. Se os seus fios já estão ressecados, a indicação é fazer uma hidratação ou apostar nos produtos reparadores e à base de queratina.

2. Abusar dos produtos químicos

Seja para colorir, descolorir ou alisar, o excesso de produtos químicos pode atingir a fibra capilar e causar um efeito muito ressecado. Caso você siga essas práticas com frequência, mantenha uma rotina de cuidados especiais para que os fios não percam os seus nutrientes e fiquem com o aspecto elástico, quebradiço e espigado. 

Acabe com esse problema investindo em uma boa nutrição. Essa é uma das etapas do famoso cronograma capilar, um procedimento responsável por repor os lipídeos e reter a hidratação dentro dos fios.

Realize essa prática uma vez por semana ou conforme a necessidade do seu cabelo, usando shampoos, máscaras e condicionadores com óleos nutritivos. É um ótimo caminho para você eliminar o frizz, controlar o volume e fugir das pontas duplas.

3. Usar ferramentas térmicas diariamente

Aparelhos como o secador e a chapinha são grandes causadores do ressecamento capilar. O primeiro passo é não abrir mão dos protetores térmicos, que são ótimos para revestir a fibra dos fios e proporcionar brilho e maciez.

Além disso, é preciso evitar ao máximo posicionar o calor sobre uma mexa por mais de 5 segundos. Conforme as suas madeixas forem ficando secas, procure diminuir a temperatura do secador.

Neste momento, os finalizadores também são uma ótima pedida. Existem os defrizantes termoprotetores para todos os tipos de cabelo — esse produto é desenvolvido especialmente para pentear e preservar as madeixas.

Você poderá aplicá-lo antes ou depois da escovação, prestando sempre atenção para não passá-lo perto da raiz. Se você tiver cachos, eles ficarão ainda mais modelados. Teste e arrase!

4. Não usar os produtos certos

Um dos grandes erros de quem sofre com os fios ressecados, é não priorizar o uso dos produtos adequados para cada situação. Leia sempre os rótulos dos shampoos, cremes e condicionadores.

Os cabelos que passam por tratamentos químicos, como a tintura ou a escova progressiva, apresentam o pH alterado, deixando a sua estrutura mais alcalina. Portanto, você deverá buscar por opções que tenham fórmulas neutras ou capazes de equilibrar o pH, como o ácido glicólico.

O seu cabelo está muito ressecado, da raiz às pontas? Não se esqueça de aplicar o condicionador diariamente. De preferência, escolha por produtos que contenham proteínas ou peptídeos, ideais para intensificar a reconstrução da estrutura. Repita esse procedimento sempre e mantenha o efeito desejado!

Viu só? Se livrar dos sintomas do ressecamento capilar pode ser mais fácil do que você imagina. Basta manter os passos diários e você notará a diferença! Para mais dicas de beleza, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

Compartilhe: