Cabelo 15/11/2017

Como reduzir o volume dos cabelos sem agredir os fios?

Que as madeixas são a moldura do rosto, nós já sabemos, não é mesmo? No entanto, o problema surge quando o assunto é como reduzir o volume dos cabelos, sejam eles lisos ou cacheados. O uso do secador, da chapinha e de prendedores de cabelo costumam ser as alternativas mais rápidas para domar os fios, mas com o tempo tendem a danificá-los.

Este artigo traz dicas simples e práticas sobre como baixar o volume dos cabelos no dia a dia, sem que haja necessidade de investir em produtos e tratamentos caros e complicados. Então, continue a leitura e veja o que preparamos para você!

Quais fatores podem influenciar o volume dos cabelos?

Antes de iniciar os cuidados, você precisa saber o que pode deixar os seus cabelos com um volume indesejável. Afinal, de nada adianta fazer vários tratamentos se não evitar aquilo que faz mal, não é mesmo?

Entre as principais causas, podemos citar:

  • exposição excessiva ao sol sem os produtos necessários;
  • falta de máscaras adequadas para tratamento;
  • dormir com os cabelos ainda úmidos;
  • secar o cabelo do jeito errado;
  • usar um modelo de corte inadequado.

Você comete alguns desses erros? Se sim, está na hora de mudar e tratar suas madeixas com um pouco mais de carinho. Nos próximos tópicos vamos orientar melhor você quanto a isso. Não se preocupe!

O que usar para reduzir o volume?

Cabelos desidratados e ressecados são mais suscetíveis ao estilo “leãozinho”. Entretanto, para que isso não aconteça, você deve nutrir os fios uma vez por semana. O ideal é usar máscaras de manteigas que são indicadas especificamente para cabelos ressecados. Ao nutrir o cabelo, ele fica mais sedoso e mais alinhado.

umectação é outro passo importante para reduzir o volume dos fios rebeldes. Os produtos à base de óleos vegetais são os mais recomendados. O Óleo de Coco é um dos mais indicados para esse processo.

Você não pode se esquecer de usar o leave-in ou creme para pentear, pois ele é indispensável para quem deseja reduzir o volume do cabelo. Invista em fórmulas que prometem eliminar o frizz. Os protetores térmicos também são aliados indispensáveis para combater a quantidade exagerada dos fios.

Ao pentear o cabelo, dê preferência aos pentes de madeira, pois esse material tem o poder de neutralizar as cargas elétricas que se acumulam nos fios, ou seja, eles ficam bem menos arrepiados.

Quais ações adotar para baixar o volume dos cabelos?

Agora que você já sabe melhor o que usar — principalmente o leave-in, vamos oferecer algumas dicas fundamentais para baixar o volume dos cabelos. Vamos lá?

Utilize produtos próprios para o seu cabelo

Se o seu cabelo é cacheado, por exemplo, não verá resultado usando um produto específicos para os lisos. O mesmo serve pra o contrário: se você tem cabelos lisos e utiliza produtos específicos para os cacheados e crespos, vai acabar pesando os fios — o que pode até abaixar o volume, mas, certamente, vai dar um aspecto de sujinho.

Por isso, tire um tempinho para entender um pouco mais sobre o seu cabelo e quais shampoos, condicionadores e máscaras são os mais adequados para o seu tipo.

Dê preferência para pentes de madeira com dentes largos na hora de pentear

Você já ouviu falar por aí sobre a fama do pente de madeira com dentes largos? Ela não é por acaso: ele ajuda a evitar que o cabelo fique elétrico e com excesso de frizz. Isso, por si, já é um grande passo para reduzir o volume dos cabelos.

Além do mais, ele ajuda a desembaraçar os fios com mais rapidez, sem que você corra tanto o risco de quebrá-los — como ocorre em outros casos, principalmente para quem não tem muito tempo ou paciência para ficar desfazendo os nós.

Sempre que puder, opte por deixar as madeixas secarem naturalmente

Enquanto os pentes de madeira tiram a eletricidade dos fios, os secadores a aumentam. Isso sem contar que o calor excessivo danifica os cabelos depois de certo tempo. Por isso, sempre dê prioridade para a secagem natural.

Porém, se isso for impossível mesmo, não se esqueça de posicionar o secador de cima para baixo (para evitar frizz) e a uma distância de 15cm. Ah, lembrando que um leave-in com termoprotetor é o seu melhor amigo nessas horas, ok?

Mantenha seus cabelos bem cuidados

Com que frequência você hidrata seus cabelos? Ter boas máscaras e utilizá-las só de vez em quando não é algo que vai trazer muito resultado. Por isso, lembre-se de colocá-las para jogo pelo menos uma vez por semana.

O ideal é que você tenha uma de cada tipo: reconstrução, nutrição e hidratação. Dessa forma, você garante que as necessidades dos fios por queratina e aminoácidos, óleos e água (respectivamente) serão garantidas — por meio do cronograma capilar. Esse cuidado também ajuda a manter os fios sempre saudáveis e fortalecidos.

Evite pentear os cabelos depois de secos

Muitas pessoas têm o hábito de pentear os cabelos depois que eles já estão secos. Porém, isso só aumenta mais o frizz e deixa os cabelos com aquele aspecto armado. Para que você não fique com os cabelos desarrumados por aí, experimente arrumá-los com os dedos, utilizando um pouco de leave-in (diluído em água em um borrifador, de preferência) ou um óleo reparador de pontas.

Como fazer hidratação em casa?

Vale lembrar que a beleza das madeixas é a somatória do que você costuma fazer para mantê-las bonitas e saudáveis. Aplicar a máscara de hidratação é uma das formas de deixar os fios cheios de vida e movimento.

Para quem tem cabelos volumosos ou apenas quer conservá-los em dia, há uma maneira correta de aplicação. Primeiramente, lave o cabelo com um shampoo sem sal antes da máscara, para que os fios estejam sem resquícios ou excesso de produtos, além de abrir as escamas para absorver os nutrientes.

Em seguida, retire todo o produto com água fria ou morna, a fim de não ressecar os fios. Seque-os cuidadosamente com uma toalha macia, sem enrolá-los ou esfregá-los. Separe as mechas e comece a passar a máscara de hidratação em cada uma delas, tomando o cuidado de evitar o couro cabeludo. Aplique em cada parte de cima para baixo, com movimentos delicados de massagem, de modo que a absorção seja mais eficaz.

Envolva o cabelo em uma touca térmica ou embale os fios com papel filme. A temperatura retida vai fazer com que o efeito seja potencializado. Deixe agir por 20 minutos ou de acordo com o especificado no rótulo. Após esse tempo, lave os cabelos com água morna ou fria até que não fiquem vestígios do produto.

Para fechar as cutículas, encerre o procedimento usando o condicionador e, ao sair do chuveiro, use um finalizador ou um pouco de mousse para modelar o cabelo.

Qual tratamento de salão é possível fazer em casa?

Os produtos para domar os cabelos mais cheios são muitos e alguns procedimentos, que antes eram encontrados somente no salão, já podem ser feitos em casa. Por exemplo, a cauterização capilar tem como objetivo preencher os fios com queratina, reduzindo os efeitos nocivos do secador, da chapinha e, até mesmo, das químicas.

Já a reconstrução visa devolver o brilho e a saúde dos fios, deixando-os com melhor aspecto. Também existe o procedimento do botox capilar, que é ideal para ter cachos com aparência natural, proporcionando o rejuvenescimento dos fios ou para os lisos, deixá-los ainda mais alinhados.

Esses são apenas alguns, dos muitos cuidados profissionais que você pode fazer em casa. Ou seja, ter cabelos lindos não significa gastar muito!

Qual é a periodicidade dos tratamentos?

Os profissionais costumam indicar que, ao menos uma vez por semana, algum procedimento deve ser realizado. Isso porque os cabelos volumosos e com frizz necessitam constantemente da devolução dos compostos essenciais que foram retirados dos fios. O indicado é que seja utilizado o cronograma capilar e que ele seja seguido fielmente para que os resultados sejam alcançados de maneira mais eficaz.

Este processo consiste, basicamente, em três etapas. A primeira é a hidratação, que objetiva repor a água perdida no dia a dia. A segunda é a nutrição, que vai repor os nutrientes e a oleosidade natural do fio, perdidos em ações como tinturas e processos químicos ou principalmente para cabelos ressecados naturalmente. Finalmente, a reconstrução capilar, que vai restaurar os fios danificados e, portanto, devolver a massa para o cabelo, força e resistência.

Cada mulher precisa de um cronograma capilar específico, pois as necessidades variam de acordo com tipo e o estado do cabelo. Portanto, informe-se bem antes de montar o seu e peça ajuda do seu cabeleireiro.

Como escolher o corte certo para cabelos volumosos?

Existem cortes de cabelo que vão valorizar o rosto e vão ajudar a reduzir o volume dos fios, sem que eles percam o balanço e a naturalidade. A seguir, listamos os cortes que estão sendo mais pedidos nos salões. Escolha o de sua preferência!

Extra longo

Esse corte, conhecido como corte sereia, é indicado para mulheres de cabelos cacheados e volumosos. O comprimento permanece longo e as pontas são levemente desfiadas. No entanto, não se esqueça de cortá-los a cada três meses para deixá-los sempre em ordem. Use o leave-in para garantir a leveza dos cachos.

Double long bob

Outra dica é apostar no double long bob (mais comprido que o tradicional long bob). Ideal para a mulher que não abre mão do cabelo longo, mas quer um visual mais moderno e alinhado. Peça ao cabeleireiro que corte os fios em estado seco, pois dessa forma você vai saber exatamente como ficará o comprimento.

Pontas desfiadas

O corte com pontas desfiadas tem como objetivo destacar o rosto de quem tem cabelos volumosos. Os fios são cortados na altura dos ombros e são ligeiramente desfiados. Sempre que for secar o cabelo, procure usar mousse para modelar as madeixas e dar estilo ao visual.

Reto na altura dos ombros

Por ser clássica, essa opção nunca sai de moda. O corte tem a base reta e é adequado para cabelos volumosos, sejam eles crespos ou não. Democrático, tende a valorizar todos os tipos de rosto e comporta vários tipos de penteados.

Curto e desfiado

Para a mulher que não tem medo de ousar ou está acostumada a ter o cabelo curto, a sugestão é investir no corte curto e com as pontinhas bem desfiadas. O modelo é ideal para reduzir o volume dos fios. Vale lembrar que as madeixas devem ser cortadas a cada trinta dias, para manter a linha do corte.

Assimétrico

Antes de optar pelo corte assimétrico, converse com um profissional e veja se o seu cabelo vai ter um bom caimento. Se a resposta for positiva, basta cortar os fios assimetricamente e assumir o estilo moderninho. Não tenha medo de se ver em uma nova versão!

Ao seguir as dicas que trouxemos neste post sobre como baixar o volume dos cabelos, você vai poder desfilar as madeixas de forma segura e confiante, sem ter que se preocupar com o excesso e o ressecamento dos fios. Investir em uma rotina de cuidados é o primeiro passo para viver em paz com o nosso cabelo!

Gostou deste artigo? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e deixe que suas amigas e amigos saibam como cuidar melhor e diminuir o volume do cabelo!