sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Tratamento para Pontas Duplas

17_01_blog

Por:Soft Hair
Cabelo | Soft Hair

24

jan. 2018

Infelizmente ninguém está completamente livre das terríveis pontas duplas. Uma situação que tanto quem tem madeixas cacheadas ou lisas pode passar, principalmente se você tem cabelos longos, onde o cuidado com a sua manutenção deve ser redobrado. Cuidar da hidratação, evitando o ressecamento e investir em produtos adequados como óleos, finalizador e protetor térmico são algumas das dicas que selecionamos para você incorporar à sua rotina de cuidados com seu cabelão. E tem bônus: Guia para evitar Pontas Duplas.

Confira!

Pontas Duplas em Cacheadas

As pontas duplas podem ocorrer mais nos cabelos cacheados devido ao formato em espiral que os fios possuem, o que impede que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo alcance as extremidades, deixando-as sensíveis e ressecadas. A solução está em cuidar da hidratação das suas madeixas, dando mais atenção à região do comprimento e às pontas.

Pontas Duplas em Cabelos Saudáveis: Pode isso?

Imagine que seus cabelos estão saudáveis e ainda assim, as pontas duplas apareceram. Isso pode acontecer quando você não faz uso dos finalizadores, não completando o ritual de cuidados diários com seu cabelo. Não deixe de ter em sua casa ou na sua necessaire um leave-in, que deve fazer parte dos produtos que você usa. Ele completará os cuidados diários, ajudando a manter os efeitos e benefícios obtidos com o shampoo, condicionador ou máscara.

Atenção Especial aos Cabelos com Química

As colorações, descolorações e alisamentos modificam a cor e a textura dos fios por meio de química, o que vai agredir a fibra capilar, comprometendo a integridade das cutículas, resultando na quebra dos fios e no surgimento das pontas duplas. Para regenerar os cabelos danificados por química é necessário investir nos tratamentos de reconstrução, que devolverão à fibra capilar os nutrientes necessários à sua saúde. Utilize produtos reconstrutores frequentemente, assim não será preciso cortar as pontas e você irá realmente acabar com o problema.

Cortar Apenas Não Resolve

Cortar as pontas duplas das suas madeixas não é de longe a melhor solução. Apesar de ter um efeito visual imediato, isso apenas vai manter um ciclo de cortes sem que a causa do problema seja realmente resolvida.

Proteja-se dos Instrumentos de Calor

Quem utiliza frequentemente secador, chapinha e babyliss deve proteger suas madeixas, aumentando a proteção contra o calor. Invista em protetores térmicos, que criam uma camada capaz de evitar os efeitos nocivos das altas temperaturas, protegendo os fios e evitando que eles fiquem ainda mais prejudicados. Alguns deles, inclusive, aumentam o brilho e prolongam o efeito da escova. Lembre-se: sempre aplique o protetor térmico antes de usar estes instrumentos de calor.

Mantenha uma Rotina de Tratamento

A cutícula do cabelo é a camada responsável por proteger os fios das agressões externas. Quando ela é fragmentada o cabelo fica com pontas duplas. Alisamento, tintura, exposição ao sol e o uso excessivo de instrumentos de calor como secador, chapinha e babyliss, podem provocar essa fragmentação. Ter pontas duplas também pode indicar que outros problemas relacionados com a saúde de suas madeixas estão acontecendo. Para evitar o surgimento das pontas duplas é preciso que você mantenha  uma rotina de tratamento.

Faça Hidratação Semanalmente

As pontas duplas costumam aparecer em cabelos ressecados, o que é causado pela falta de umidade no interior do fio. A hidratação serve para repor a água do fio. Faça hidratação em casa ou no salão, utilizando as máscaras de tratamento mais indicadas para o seu tipo de cabelo. Seu uso pode ser feito semanalmente ou de 15 em 15 dias, o que vai depender do nível dos danos em suas pontas. As máscaras mais indicadas são as que contém vitaminas A e E, aloe vera e pantenol na fórmula, que ajudam a hidratar e recuperar a fibra capilar. Procure pelas máscaras de Hidratação intensa.

Quando Fazer Cauterização Capilar

Seu cabelo está muito ressecado? Hora de investir na cauterização capilar. Se a hidratação não está resolvendo o problema das pontas duplas, é porque seu cabelo necessita de um tratamento mais profundo. Invista na queratina líquida para fazer uma cauterização capilar em sua própria casa. Seu uso vai repor a queratina perdida pelos fios por conta de tratamentos quimicos diversos e exposição a agentes externos como poluição, sol e instrumentos de calor.

Umectação e Reconstrução.

A reconstrução como o nome já diz, serve para reconstruir a fibra capilar. Ela pode ser feita com máscaras à base de queratina e aminoácidos. A umectação é feita com óleos vegetais e ao uma vez por semana, acabando com as pontas ressecadas e os pontos brancos nos fios, que aparecem devido ao ressecamento, e evitando o surgimento de novas pontas duplas.

Reparador de Pontas

O Reparador de pontas pode ser um aliado para quem não quer pontas duplas. Caso você já esteja com o problema, os primeiros passos ficam por conta da hidratação e cauterização, uma vez que ele não contém as propriedades necessárias para reparar sozinho os danos causados em seu cabelo que resultaram nas pontas duplas, apesar de auxiliar na proteção, evitando o surgimento de fios ressecados. Ao fazer escova lembre-se de aplicar o reparador no comprimento e nas pontas, mas tenha cuidado em não exagerar na quantidade ou seu cabelo ficará com aspecto oleoso. Você também pode utilizar o finalizador logo após o banho, com os fios ainda úmidos.

Reparador de Pontas e Tipos de Cabelo

. Reparadores à base de silicone são indicados para cabelos finos.

. Reparadores com óleo em sua formulação são mais indicados para fios mais grossos.

Aplique Óleos Naturais antes de Dormir

Espalhe cerca de três gotas de óleo nas pontas antes de dormir. Óleos como o de Argan, hidratante originário do Marrocos e rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, nutrem os fios e o couro cabeludo. As fibras se regeneram melhor à noite, enquanto o corpo está em repouso, liberando hormônios que auxiliam no processo da hidratação. Os óleos mais indicados são: Óleo de argan, óleo de coco e 12 Óleos e um Segredo.

Bônus: Guia p/ evitar Pontas Duplas

Beba Bastante Água – Bebendo ao longo do dia 2 litros de água você será beneficiada em todos os aspectos da sua saúde, inclusive na saúde das suas madeixas, que receberão a hidratação e os minerais necessários para mantê-la saudável.

Use sempre Condicionador – Escolha os condicionadores próprios para cabelos secos e danificados. Lembre de usá-lo sempre que for lavar os cabelos.

Seque ao Natural – Evite secar seu cabelo com secador ou prancha com frequência. O calor excessivo retira a hidratação dos fios e essa é uma das principais causas das pontas duplas.

Não Use Shampoo demais – essa dica é principalmente para quem tem cabelo comprido e acredita que quanto mais shampoo mais limpo seu cabelo ficará. Aplique shampoo o suficiente apenas para higienizar o couro cabeludo. Utilizar shampoo em excesso pode comprometer a estrutura das cutículas, causando pontas duplas. Não lave mais que 2 vezes na semana, dando intervalos de 2 dias entre as lavagens.

Proteja-se dos Agentes Externos – quando estiver na praia ou na piscina não deixe de usar um produto com protetor solar, além de um guarda-sol, chapéu ou uma tela de proteção para o cabelo, protegendo-o dos danos causados pelo cloro, sol, sal marinho, areia e vento. Você também pode utilizar um protetor solar em sua rotina diária nos dias mais quentes, evitando a exposição direta com os raios solares.

Não esfregue o cabelo – ao eliminar o excesso de umidade depois do banho não esfregue com força a toalha nas suas madeixas. Ao invés disso, aperte o suficiente para retirar a umidade. Uma alternativa é secar utilizando uma camisa de algodão, que vai retirar apenas o excesso de umidade, deixando o restante para secar naturalmente.

Penteie da Forma Correta – O ideal é começar pelas extremidades, subindo gradativamente à medida que os nós desaparecem. Passar o pente no sentido da raiz até as pontas pode quebrar os fios, abrindo as cutículas. Não penteie os cabelos secos, tente fazer isso depois do banho ou após umedecê-los um pouco para evitar a quebra.

Lave com Água Morna – tome banho sempre com água morna para evitar o ressecamento das pontas.

Gostou das nossas dicas sobre Tratamento para Pontas Duplas? Confira também este post e descubra quais são as 4 principais causas do Ressecamento Capilar e como resolvê-las.

Compartilhe: