Cabelos 12/11/2017

Ressecamento capilar: 6 principais causas e como resolvê-las

O mercado da beleza oferece cada vez mais opções para colorir ou alisar os cabelos. Sem dúvidas, as mulheres adoram! Porém, quando utilizamos produtos químicos, abusamos dos famosos equipamentos térmicos ou praticamos alguns hábitos prejudiciais no dia a dia, os nossos fios correm o risco de ficarem secos, quebradiços e sem o brilho natural.

Para fugir desse efeito nada desejado, você pode seguir uma série de passos especiais, que vão desde lavar os cabelos em temperatura adequada até a escolha dos produtos para nutrir e hidratar. A verdade é que, sim, é possível usar as novidades do mercado e, por que não, ousar quando o assunto é cabelo, mas é preciso ter cuidado. Vamos descobrir como?

Neste post, você encontrará todas as dicas para evitar o temido ressecamento capilar e criar um visual macio, sedoso e cheio de brilho. Boa leitura!

Principais causas do ressecamento capilar

Reunimos aqui os hábitos que mais ajudam a deixar os cabelos ressecados. Olha só!

1. Tomar banho quente com frequência

Você sabia que deixar a água do chuveiro muito quente pode trazer uma série de problemas para o nosso organismo? Isso inclui a pele, o sistema digestivo e, claro, o cabelo. A água em alta temperatura resseca o couro cabeludo e os fios, retirando a oleosidade natural do bulbo e, consequentemente, ressecando o cabelo por todo o seu comprimento.

Então, que tal passar a regular a temperatura do seu banho? O recomendado é lavar as madeixas com a água fria ou, no máximo, morna. Essa prática também ajuda a abrir a cutícula dos fios, deixando toda a estrutura mais vulnerável ao sol e à poluição. A consequência será uma raiz ainda mais oleosa, com caspas e pontas ressecadas.

A solução? Tome o banho morno, mas mantenha a cabeça afastada. Na hora de passar o shampoo ou o condicionador e enxaguar, diminua a temperatura. Se os seus fios já estão ressecados, a indicação é fazer uma hidratação ou apostar nos produtos reparadores e à base de queratina.

2. Abusar dos produtos químicos

Seja para colorir, descolorir ou alisar, o excesso de produtos químicos pode atingir a fibra capilar e causar um efeito muito ressecado. Caso você siga essas práticas com frequência, mantenha uma rotina de cuidados especiais para que os fios não percam os seus nutrientes e fiquem com o aspecto elástico, quebradiço e espigado.

Acabe com esse problema investindo em uma boa nutrição capilar. Essa é uma das etapas do famoso cronograma capilar, um procedimento responsável por repor os lipídeos e reter a hidratação dentro dos fios.

Realize essa prática uma vez por semana ou conforme a necessidade do seu cabelo, usando shampoos, máscaras e condicionadores com óleos nutritivos. É um ótimo caminho para você eliminar o frizz, controlar o volume e fugir das pontas duplas.

3. Não lavar o cabelo com a frequência adequada

Quando o assunto é a frequência com que se lava o cabelo, cada pessoa tem a sua preferência e a sua rotina. Mas a questão é que esse cuidado precisa ir além do nosso gosto pessoal. Nós sabemos o quanto a limpeza é indispensável para a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Já parou para pensar se a frequência e a forma como você lava o seu cabelo são as mais adequadas? Há quem lave todos os dias, há quem prefira alternar e outras pessoas preferem dar intervalos ainda maiores entre as lavagens.

O fato é que cada cabelo tem características únicas. Sendo assim, você precisa conhecer bem o seu cabelo para identificar o quanto de limpeza o seu couro cabeludo necessita. Afinal, é superimportante manter os fios limpos, mas lavar demais pode resultar em queda, caspa e até no temido ressecamento.

4. Usar ferramentas térmicas diariamente

Aparelhos como o secador e a chapinha são grandes causadores do ressecamento capilar. O primeiro passo é não abrir mão dos protetores térmicos, que são ótimos para revestir a fibra dos fios e proporcionar brilho e maciez.

Além disso, é preciso evitar ao máximo posicionar o calor sobre uma mecha por mais de cinco segundos. Conforme as suas madeixas forem ficando secas, procure diminuir a temperatura do secador.

Nesse momento, os finalizadores também são uma ótima pedida. Existem os defrizantes termoprotetores para todos os tipos de cabelo — esse produto é desenvolvido especialmente para pentear e preservar as madeixas. Você pode usá-lo antes ou depois da escovação, prestando sempre atenção para não passá-lo perto da raiz. Se você tiver cachos, eles ficarão ainda mais modelados. Teste e arrase!

5. Não usar os produtos certos

Um dos grandes erros de quem sofre com o problema de ressecamento capilar é não contar com os produtos adequados para cada situação. O ideal é sempre ler os rótulos dos shampoos, cremes e condicionadores para saber se eles servem para os seus fios.

Os cabelos que passam por tratamentos químicos, como a tintura ou a escova progressiva, ficam com uma estrutura mais alcalina. Portanto, a dica é buscar opções que tenham fórmulas neutras ou capazes de equilibrar o pH, como o ácido glicólico.

O seu cabelo está muito ressecado, da raiz às pontas? Não se esqueça de aplicar o condicionador diariamente. De preferência, escolha produtos que contenham proteínas ou peptídeos, ideais para intensificar a reconstrução da estrutura. Repita esse procedimento sempre e mantenha o efeito desejado!

6. Usar shampoo e condicionador de linhas diferentes

Usar produtos de linhas diferentes é um erro bastante comum. Quem tem a rotina corrida pode nem se preocupar com isso e, em alguns casos, o hábito não gera nenhum efeito prejudicial. No entanto, na maioria das vezes, o resultado é negativo.

Se os seus fios estão ressecados e essa prática faz parte da sua rotina, é importante parar por aí. Isso porque os produtos de uma mesma linha são complementares. Eles não foram criados só para ficarem bonitinhos quando colocados no armário do seu banheiro, viu?

Os objetivos do shampoo são limpar as impurezas e retirar o excesso de oleosidade. O condicionador, por sua vez, serve para reter a hidratação. Logo, usar itens de linhas diferentes pode ter um efeito neutralizador dos seus nutrientes, fazendo com que nenhum dos produtos exerça a sua função.

Dicas extras para se livrar dos cabelos ressecados

Agora que você conhece as principais causas do ressecamento capilar e algumas boas práticas para combatê-lo, veja mais dicas de como turbinar a proteção das mechas e do couro cabeludo:

  • seque o cabelo antes de dormir e de sair ao vento;
  • desembarace os fios sem pressa e com um pente de qualidade;
  • cuide da sua mente, pois estresse e tensão também afetam a saúde capilar;
  • evite se expor muito ao sol, ao cloro da piscina, ao sal do mar e à poluição;
  • consuma mais alimentos que fazem bem aos cabelos ressecados, como sementes de abóbora e frutos do mar.

Como vimos, existe solução para ressecamento capilar. Os principais passos são conhecer as reais necessidades do cabelo, manter uma rotina de cuidados e investir em produtos com ingredientes que ajudam na hidratação dos fios. Com todas essas dicas, você certamente já tem o que precisa para proteger suas madeixas e garantir o visual dos sonhos.

As dicas deste post foram úteis para que você proteja o seu cabelo do ressecamento? Então curta a nossa página no Facebook agora mesmo e fique por dentro das novidades!