O primeiro passo para manter a saúde do cabelo cacheado é considerar as características especiais desse tipo de fio, que costuma ser mais frágil e seco, já que a oleosidade da raiz não consegue chegar às pontas. Isso também faz com que o cabelo fique mais sensível aos efeitos do sol e do tempo, da poluição e dos atritos ao pentear.
Depois de reconhecer as necessidades e particularidades do seu cabelo, é hora de pensar em soluções para deixar os cachos cada vez mais bonitos e saudáveis. Pensando nisso, selecionamos para você 5 dicas valiosas para adotar agora mesmo. Não perca!
Não adianta reclamar dos cabelos cacheados se você não dá a eles os cuidados necessários. Por isso, é importante utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, já que eles foram desenvolvidos para trazer os nutrientes necessários aos fios e ainda ajudam a estimular os cachos.
A cada 15 dias utilize um xampu de limpeza profunda para controlar a oleosidade da raiz e ajudar na renovação celular do couro cabeludo. Evite lavar os cabelos diariamente ou dormir com eles molhados para evitar a queda, quebra dos fios e também o aparecimento de fungos. E fique atenta à temperatura da água na hora de lavar os fios, ela deve estar sempre morna ou fria.
A gente falou há pouco sobre algumas características comuns em cabelos cacheados, mas a verdade é que só você conhece as necessidades do seu fio, não é mesmo? Então, que tal incluir o cronograma capilar em sua rotina de cuidados?
Dividido em três partes — hidratação, nutrição e reconstrução —, você cuida da saúde dos cachos com os produtos certos para corrigir os problemas e proteger os fios de danos futuros.
A umectação capilar é uma técnica que você também pode incluir na sua lista de cuidados com os cachos e pode até fazer parte do seu cronograma capilar.
O grande diferencial dela em relação às outras é que a hidratação é feita com óleos, aplicados da raiz às pontas. O resultado são cachos soltos e com movimento do jeito que toda cacheada gosta e merece.
Se existe uma lista negra para os inimigos das cacheadas, a escova com certeza ocuparia um dos primeiros lugares da lista. Além de desfazer o formato natural dos fios, ela ainda provoca o temido e indesejável frizz. Então, escova nunca mais, viu?
Existem modelos de pentes para cabelos cacheados que vão ajudar você a desembaraçar os fios e mantê-los no lugar. E, para manter a estrutura dos cachos, penteie apenas quando o cabelo estiver úmido ou molhado.
A finalização é uma etapa importante no cuidado dos cabelos cacheados. A dica é escolher o finalizador adequado para sua necessidade.
A gelatina deixa os cachos definidos e ainda dá aquele volume e brilho intenso. Se você prefere um efeito mais natural, vá de umidificador. E para os fios secos e embaraçados, a pedida é o ativador de cachos com queratina na fórmula para fortalecer as madeixas. Aí é só escolher sua técnica de finalização preferida e arrasar!
Curtiu nossas 5 dicas valiosas para manter a saúde do cabelo cacheado? Então compartilhe agora mesmo este post em suas redes sociais e ajude as cacheadas a ficarem sempre lindas. Até a próxima!