Cabelos 04/03/2020

Confira como matizar cabelo preto e ter bons resultados

Muitas pessoas chegam ao salão querendo retocar a tonalidade escura das madeixas, deixando o aspecto dos fios mais saudável e brilhoso, além de realçar os traços do rosto e dar mais volume para o penteado. Ainda que essa coloração exija pouca manutenção, quando comparada, por exemplo, ao loiro, é preciso matizar cabelo preto para manter o visual incrível.

Pensando nisso, neste conteúdo vamos apresentar o que é e para que serve o matizador, explicando um passo a passo simples para matizar cabelo preto, além de oferecer outras dicas para realçar o visual das madeixas escuras, mostrando, também, como escolher os melhores cosméticos para essa tonalidade dos fios.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o procedimento para matizar cabelo preto!

O que é e para que serve matizador para cabelo preto?

Antes de saber o passo a passo para matizar o cabelo preto, é fundamental compreender o que é e para que serve essa técnica capilar.

A matização repõe o pigmento do cabelo removido no processo de descoloração, corrigindo a cor que foi clareada ou adicionada às mechas.

No caso do cabelo preto, com o passar do tempo, ele tende a perder o brilho e a ficar avermelhado — essa cor vermelha é justamente o fundo da tonalidade preta.

matizador serve, portanto, para neutralizar o desbotamento e as manchas ao longo das mechas e para prolongar o tom depositado nos fios. Além disso, os produtos com essa finalidade trazem os benefícios de realçar a cor, interrompendo a oxidação dos fios, hidratando e dando brilho ao cabelo.

Qual é a importância do teste de mecha antes de matizar cabelo preto?

Qualquer produto que envolva uma química de transformação ou altere drasticamente a cor do seu cabelo precisa ser testado em uma mecha pequena antes que seja realizada a aplicação completa.

Nesse caso da alteração de cor — inclusive a preta — a medida é para assegurar que o resultado ficará do jeito indicado na embalagem do produto (e alinhado com as suas expectativas), compatível com a química já existente no cabelo.

Geralmente, os rótulos indicam que o teste de mecha seja antecedido de uma prova de toque, aplicando uma pequena quantidade no antebraço ou atrás da orelha. Se der tudo certo, sem reações alérgicas, em 24h ou 48h o mesmo processo deve ser feito em uma mecha de cabelo na parte de trás da cabeça.

Como matizar cabelo preto com um passo a passo simples?

Existem muitos métodos para realizar a matização do cabelo e esses procedimentos estão disponíveis em shampoos, máscaras de tratamento, tinturas ou tonalizantes.

Basicamente, o que todos esses tipos de produtos contém são pigmentos com a cor complementar àquela que será neutralizada. Quando esses pigmentos estão em contato com o cabelo, a cor indevida é anulada e o resultado não poderia ser melhor: as madeixas ficam com um visual incrível!

Portanto, após escolher o produto adequado para o seu cabelo preto, siga estes 5 passos:

  1. lave os cabelos e aplique o matizador de cabelo preto da raiz até as pontas, enluvando mecha por mecha;
  2. deixe o matizador agir no cabelo durante o tempo indicado no rótulo do produto, podendo deixar por menos tempo, mas sem exceder o limite, para não manchar o cabelo;
  3. enxágue em água corrente, fria ou morna, até retirar todo o produto;
  4. caso o seu matizador não seja uma máscara de tratamento, aplique uma hidratação ou um condicionador para selar as cutículas;
  5. finalize e penteie como desejar.

Que outras dicas ajudam a matizar cabelo preto?

Agora, você já conhece o passo a passo para matizar cabelo preto, mas você sabe que outros cuidados ajudam a manter essa tonalidade brilhante e saudável? Confira estas dicas incríveis!

Siga as instruções do rótulo

Para garantir um visual incrível, aumentando o brilho e deixando o cabelo preto com um aspecto mais natural e saudável, o ideal é seguir as instruções do rótulo do produto. O fabricante realiza testes para impulsionar os efeitos do componente, motivo pelo qual a pessoa deve seguir as indicações de uso do cosmético.

Deixe o produto agir

Não adianta muito aplicar uma máscara matizadora e remover o produto do cabelo em alguns segundos. Siga as instruções do rótulo do produto e espere por tempo suficiente (aproximadamente 10 minutos) para a substância agir no cabelo, desde o couro cabeludo até a extensão dos fios, realçando a tonalidade escura das madeixas.

Massageie o couro cabeludo

Para garantir o efeito do matizador no cabelo preto, é preciso, também, massagear o couro cabeludo, facilitando a absorção da substância matizadora nos fios. Essa técnica também ajuda a lidar com a ansiedade, permitindo que o cosmético tenha tempo suficiente para reparar os danos e deixar a tonalidade das madeixas ainda mais evidente.

Remova o produto do cabelo

Após massagear o couro cabeludo com o matizador no tempo indicado pelo fabricante, é preciso remover completamente o produto do cabelo. Esse cuidado é essencial para manter a saúde capilar, evitando o acúmulo de restos de shampoo, condicionador, máscara matizadora, entre outros, nos cabelos.

Ao remover o produto e enxaguar o cabelo, você deve finalizar o processo, seguindo a sua rotina de cuidados capilares.

Por que evitar matizadores com substâncias agressivas aos fios?

Alguns produtos matizadores têm substâncias como a amônia e a água oxigenada, que podem danificar o cabelo deixando-o ressecado e até quebradiço.

Portanto, opte pelos produtos livres desses compostos e de outros compostos incompatíveis com os que foram aplicados na sua descoloração ou coloração. Prefira os que apresentem propriedades hidratantes, pois, assim tratam seus fios enquanto neutralizam a cor.

Como escolher os melhores produtos para matizar cabelo preto?

Para escolher os melhores matizadores de cabelo preto, é fundamental adquirir cosméticos de uma empresa especializada e certificada pela qualidade dos produtos. É o caso da Soft Hair, que há mais de 40 anos desenvolve soluções para deixar os fios ainda mais fortes, bonitos e saudáveis.

A Soft Hair desenvolveu a Linha Max Beauty, com o Realce Black (280 ml), uma máscara matizadora composta por ativos que hidratam e condicionam as madeixas, aumentando o brilho e realçando a tonalidade dos cabelos pretos.

Agora que você aprendeu como matizar cabelo preto, saiba que é fundamental ter bastante atenção e paciência durante todo o processo. Assim como os fios mais claros, essa tonalidade de cabelo deve ter a sua cor neutralizada e realçada constantemente, pois passa pelas mesmas condições de perda natural da cor temporária, devido a lavagens, altas temperaturas e banhos de piscina, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Tem alguma outra dúvida a respeito do matizador para cabelo preto? Como você utiliza esse produto no dia a dia? Deixe seu comentário sobre o tema aqui!